Na manhã desta sexta-feira, 18/11, aconteceu uma reunião, nas instalações do Fórum de Canindé, mais precisamente na 1ª Vara da Comarca local, onde estiveram participando representantes da Prefeitura de Canindé, da Câmara de Vereadores de Caridade, do IBAMA, da SEMACE, a presidente do IDC, além do juiz Dr. Antonio Josimar Almeida Alves.
Tudo, porque, recentemente, alguns moradores de Caridade tentaram impedir a passagem dos carros coletores de lixo vindos de Canindé. A utilização do lixão de Caridade como depósito provisório do lixo vindo de Canindé já tinha sido autorizada pelo Prefeito de Caridade, Júnior Tavares, mas alguns moradores não concordaram com esta decisão e por isto fizeram uma manifestação, que gerou uma certa polêmica em programas de rádio em Canindé.
Na reunião de hoje, ficou estabelecido que o município de Canindé tentará um novo prazo com o governo municipal de Caridade para que Canindé possa continuar utilizando o Lixão daquele município, e no mais curto espaço de tempo se consiga, em Canindé, um terreno adequado para provisoriamente colocar os resíduos sólidos produzidos pela população, até que seja aprovada a tramitação legal do projeto de um aterro sanitário.
A escolha e utilização provisória deste terreno terá acompanhamento tanto do IBAMA como da SEMACE Por outro lado, a presidente do IDC, Regina Rego, informou que o município de Canindé e demais municípios da região envolvidos no Consórcio do Aterro Sanitário estão com toda a documentação regularizada, dependendo apenas do processo de tramitação legal junto ao governo do estado do Ceará.
Já o juiz Dr. Josimar manteve a decisão de fechamento do Lixão de Canindé, pois de acordo com o juiz, os técnicos da SEMACE e do IBAMA voltaram a atestar através de laudos, a inadequação da ultilização daquele espaço como lixão, devido ao prejuízo ambiental e à saúde pública dos moradores do bairro das Campinas e dos bairros circunvizinhos.