sábado, 17 de agosto de 2024

Silvio Santos morre em São Paulo aos 93 anos

 

 

Foto: Alan Santos 

Morreu neste sábado (17) o empresário e apresentador Silvio Santos. Ele tinha 93 anos. Estava internado na capital paulista desde o início de agosto.

A informação foi confirmada pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), emissora da qual ele era proprietário.

A família do apresentador lamentou a morte em uma publicação nas redes sociais. “Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria”,  afirmou.

 Por Agência Brasil


ELEIÇÕES: CARTÓRIO ELEITORAL DISPONIBILIZA RELAÇÃO DOS MESÁRIOS COM CARTAS NA 33a ZONA ELEITORAL

 




RELAÇÃO DOS MESÁRIOS COM CARTAS PARA BUSCAR NA 33a ZONA ELEITORAL- CANINDÉ-CE

LISTA DE MESÁRIOS CONVOCADOS

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Governo do Ceará entrega 59 veículos para reforçar ações das Forças de Segurança do Estado

 

Foto: Divulgação/Governo do Ceará 

 

Em defesa da segurança da população cearense e do trabalho realizado pelas Forças de Segurança do Estado, o Governo do Ceará entregou, nesta sexta-feira (16), mais 59 veículos destinados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas. A solenidade de entrega foi realizada na Praça Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do secretário da SSPDS, Roberto Sá; entre outras autoridades. Além de auxiliar as ações preventivas, ostensivas, investigativas e periciais, alguns veículos foram destinados à Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips/SSPDS).

 

Para o governador Elmano de Freitas, os investimentos devem contribuir para a continuidade da desaceleração dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), além da manutenção da redução de outros indicadores, somando-se a outras aquisições realizadas recentemente. “Temos feito contratações de policiais, aumento de horas-extras, operações nos fins de semana para buscarmos intensificar, cada vez mais, o trabalho da segurança pública”, destacou.

 

Com investimento de R$ 6.091.715,49, 36 novos veículos foram destinados a Polícia Militar do Ceará (PMCE), 12 para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), três para a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), seis para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Além de fortalecer o trabalho das Forças de Segurança, dois outros veículos serão utilizados pela Abips/SSPDS, que atua em prol da saúde física e mental dos profissionais da segurança pública.

Campanhas eleitorais começam nesta sexta

 

 


A partir desta sexta-feira (16) começa oficialmente a campanha paras as eleições municipais de outubro, sendo liberadas as propagandas e os pedidos de votos, na internet e nas ruas. A campanha ocorre até a véspera da votação, marcada para 6 de outubro. 

São permitidos, por exemplo, a distribuição de santinhos, as caminhadas, carreatas, os comícios, o uso de equipamentos de som e outros tipos de manifestação política, bem como a transmissão desses eventos pelas redes sociais.  

Pelas regras, os candidatos podem lançar seus sites e pedir votos em perfis de rede social e aplicativos de mensagem, embora seja proibida a contratação de disparos em massa. 

Também está proibido pagar para que personalidades e influenciadores veiculem propagandas de candidatos em seus perfis na internet, ainda que essas pessoas possam manifestar voluntariamente o apoio a candidatos e fazer a veiculação gratuita de material de campanha.

O impulsionamento de propagandas na internet - isto é, o pagamento por maior alcance de pessoas - está permitido sob uma série de condicionantes, entre elas a de que a plataforma a oferecer o serviço mantenha um canal de atendimento ao eleitor, por exemplo. Essas exigências fizeram empresas como o Google deixar de participar desse mercado. A big tech anunciou que neste ano não vai permitir propagandas eleitorais em suas plataformas no Brasil.

 As propagandas eleitorais que começam hoje (16) não devem ser confundidas com o horário eleitoral gratuito em rádio e TV, que será transmitido de 30 de agosto a 3 de outubro. O uso desses meios de comunicação de massa é mais restrito, sendo proibida a contratação de espaço publicitário além do tempo estipulado pela Justiça Eleitoral para cada partido. 

Inteligência Artificial 

Esse deve ser ainda o primeiro pleito no Brasil diretamente impactado por novas tecnologias de Inteligência Artificial (IA), aquelas capazes de produzir imagens e sons sintéticos muito próximos do real.

Diante da ausência de leis sobre IA no país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu se adiantar e aprovar regras para regular a utilização desse tipo de tecnologia nas propagandas eleitorais. Pelas regras aprovadas, o uso de “conteúdo sintético multimídia” gerado por IA deve sempre vir acompanhado de um alerta sobre sua utilização, seja em qualquer modalidade de propaganda eleitoral. 

Nas peças no rádio, por exemplo, se houver sons criados por IA isso deve ser alertado ao ouvinte antes de a propaganda ir ao ar. Imagens estáticas exigem marca d’água, enquanto material audiovisual deve fazer alerta prévio e estampar a marca d’água. Em material impresso, o aviso deve constar em cada página que contenha imagens geradas por meio de IA.

Em caso de descumprimento, qualquer propaganda pode ser tirada de circulação, seja por ordem judicial ou mesmo por iniciativa dos próprios provedores de serviços de comunicação, prevê a resolução eleitoral que trata do tema.

Além da vedação à desinformação em geral, um dos artigos dessa resolução traz a vedação explícita ao deep fake, proibindo “o uso, para prejudicar ou para favorecer candidatura, de conteúdo sintético em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos, que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente, ainda que mediante autorização, para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia”. 

Nesse caso, as consequências em caso de descumprimento são mais graves, podendo acarretar a cassação do registro de candidatura ou mesmo do eventual mandato. Há ainda a abertura de investigação por crime eleitoral. Quem divulgar fatos que saiba ser inverídicos sobre partidos ou candidatos, e que sejam capazes de exercer influência sobre o eleitorado, pode estar sujeito a pena de dois meses a um ano de detenção.

Ao se tratar de desinformação, a Justiça Eleitoral tem poder de polícia, isto é, pode determinar de ofício, sem ser provocada, a remoção de material. A ordem de remoção pode ter prazo inferior a 24 horas, se o caso for grave. 

Essas ordens podem ser direcionadas a plataformas de redes sociais, por exemplo, que são obrigadas a cumpri-las por meio de acesso identificado aos sistemas, que deve ser comunicado à Justiça Eleitoral.

Todos os detalhes sobre a propaganda eleitoral podem ser encontrados em resolução publicada no portal do TSE

 Regras gerais 

São aplicadas às propagandas feitas com IA as mesmas regras que valem para os demais tipos de material - tudo deve sempre vir acompanhado da legenda partidária e ser produzido em português. 

Uma regra já antiga é que nenhuma propaganda eleitoral pode “empregar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”. É vedado ainda o anonimato. 

Além de divulgar desinformação, também é proibido: veicular preconceitos de origem, etnia, raça, sexo, cor, idade, religiosidade, orientação sexual e identidade de gênero, bem como qualquer forma de discriminação; depreciar a condição de mulher ou estimular sua discriminação; veicular conteúdo ofensivo que constitua calúnia, difamação ou injúria; entre outras. 

No caso da campanha na rua, é vedado “perturbar o sossego público”, diz a norma sobre o assunto, seja  “com algazarra ou abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, inclusive aqueles provocados por fogos de artifício”. 

Assim como em pleitos anteriores, continuam proibidos os outdoors, o telemarketing e os showmícios, bem como a utilização de artefato que se assemelhe à urna eletrônica como veículo de propaganda eleitoral. 

As caminhadas, passeatas e carreatas estão liberadas, desde que ocorram entre as 8h e as 22h e até a véspera da eleição. Esses eventos podem utilizar carro de som ou minitrio elétrico, assim como em reuniões e comícios. Não há necessidade de autorização pela polícia, mas as autoridades de segurança precisam ser avisadas com, no mínimo, 24 horas de antecedência ao ato de campanha. 

As normas eleitorais detalham ainda a potência máxima que deve ter cada um desses equipamentos sonoros - 10.000W para carros de som, 20.000W para ministros e acima disso para trios elétricos, permitidos somente em comícios. Ainda assim, tais ferramentas só podem ser utilizadas no contexto de algum evento eleitoral, nunca de forma isolada. 

Outra proibição antiga é a confecção ou distribuição diretamente ao eleitor de brindes como chaveiros, bonés ou canetas. Estão liberados, contudo, os adesivos e broches. As camisetas podem ser entregues somente aos cabos eleitorais. 

Essas e outras autorizações e proibições sobre propaganda eleitoral podem ser vistas numa cartilha produzida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

 Denúncias 

Qualquer pessoa que flagrar alguma irregularidade pode denunciá-la à Justiça Eleitoral por meio do aplicativo Pardal, disponível para celulares com sistema operacional Android ou iOS. 

O TSE disponibiliza também o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que pode ser acionado em casos de desinformação, ameaças e incitação à violência, perturbação ou ameaça ao Estado Democrático de Direito, irregularidades no uso de IA, comportamentos ou discursos de ódio e recebimento de mensagens irregulares.

Por Agência Brasil

PUBLICIDADE


quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Canindé: PM prende homens com armas, drogas, munições e celulares roubados

 

 

Foto: Divulgação/PM

Uma ofensiva da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou, nessa terça-feira (13), na prisão de uma dupla suspeita de praticar crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. A ação ocorreu na cidade de Canindé.

Na ofensiva, foram apreendidas 364 gramas de entorpecentes, duas armas de fogo e 15 munições. Oito celulares com registros de roubo também foram recuperados pelos militares.

Conforme as informações policiais, uma equipe da Força Tática (FT) da PMCE realizava diligências nas proximidades da rodoviária, quando recebeu informações, do serviço de inteligência, de que um suspeito de roubos tentava fugir da Cidade utilizando um táxi intermunicipal. Imediatamente, os policiais solicitaram o apoio do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas (CPRaio) e diligenciaram no intuito de capturar o indivíduo.

Durante a abordagem, o homem, de 25 anos, com passagens por tentativa de estupro, receptação e crime de trânsito, revelou ter entregue os aparelhos celulares em dois endereços, situados no bairro Monte. No primeiro imóvel, um segundo suspeito, de 46 anos, foi capturado em posse de 122g de maconha, 9,5g de crack, uma balança de precisão, um revólver .38, munições do calibre 38, dois aparelhos celulares e a motocicleta utilizada para praticar os roubos.

Em diligências no segundo endereço, foram apreendidos um revólver .38, munições dos calibres 38 e 40, 4g de maconha, 130g de cocaína, 13g de crack, uma balança de precisão, seis aparelhos celulares e uma certa quantidade de dinheiro. A dupla suspeita e o material apreendido foram conduzidos até a Delegacia Regional de Canindé, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

De acordo com a SSPDS, o homem, de 25 anos, foi autuado por roubo e tráfico de drogas; enquanto o outro, de 46 anos, foi autuado por tráfico de armas de drogas e posse ilegal de arma na unidade. Os suspeitos foram colocados à disposição da Justiça. Dois aparelhos celulares já foram restituídos às vítimas.

PUBLICIDADE


Polícia Civil prende professor suspeito de crimes sexuais em Boa Viagem

 

 

Uma operação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou, na manhã desta terça-feira (13), no cumprimento de um mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão em desfavor de um professor, de 52 anos, investigado por crimes de importunação sexual, assédio sexual, exploração sexual de vulnerável e armazenamento de conteúdo pornográfico envolvendo crianças e adolescentes. O alvo foi localizado e preso no município de Monsenhor Tabosa.

As investigações conduzidas pela Delegacia Municipal de Boa Viagem apontam que o homem é suspeito de constranger alunos em favorecimento sexual, se valendo do seu poder hierárquico de professor. Além disso, as apurações policiais indicam que o homem é investigado por importunação e exploração sexual de vulnerável contra os alunos adolescentes de uma instituição de ensino em que ele lecionava. O crime foi registrado no ano passado, no município de Boa Viagem.

Com as decisões judiciais em mãos, os policiais civis se deslocaram até o município de Monsenhor Tabosa, onde encontraram o alvo. Durante o cumprimento de busca e apreensão, um aparelho celular e um notebook foram apreendidos. Após a prisão, o suspeito foi conduzido para a Delegacia Municipal de Boa Viagem, onde a ordem judicial foi cumprida.

De acordo com a SSPDS, agora, ele está à disposição da Justiça.

 
PUBLICIDADE

PM prende homem com três armas durante ocorrência de tentativa de homicídio em Paramoti

 



Uma composição do 4º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em Paramoti, nesse domingo (11), um homem de 25 anos suspeito de tentativa de homicídio. Em poder dele, um revólver calibre .32 e duas espingardas artesanais foram apreendidos.

Após o recebimento de denúncias anônimas, via WhatsApp funcional, acerca de uma ocorrência de lesão corporal e de informes sobre residência do suspeito, na localidade do Assentamento Papel, os militares deram início às diligências. Na casa deste, a composição flagrou o indivíduo tentando fugir em uma motocicleta. No decorrer da ação policial, as três armas que pertenciam a ele foram entregues à polícia pelo próprio pai.

De acordo com a ASCOM/PM, o homem foi apresentado na Delegacia Regional de Canindé, onde foi autuado pela tentativa de homicídio. Já a vítima, de 29 anos, foi encaminhada a uma unidade de saúde, onde recebeu atendimento médico.


PUBLICIDADE

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Após denúncias, PMCE prende suspeito por porte ilegal de arma em Boa Viagem

 

 


A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de uma composição da 2ª Companhia do 4º Batalhão, prendeu um homem de 24 anos que estava com uma pistola de calibre .380 municiada. A ação foi registrada em Boa Viagem, nesse domingo (11).

Por volta de 3h, os militares receberam denúncias anônimas acerca de características de um indivíduo que estava armado em um clube. A partir dos informes, a composição do 4º BPM iniciou as diligências. No referido estabelecimento, o suspeito foi localizado, abordado e preso em flagrante com o armamento.

De acordo com a Ascom de PM, o homem, que já tinha antecedentes por roubo, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Crateús, onde foi autuado em inquérito por porte ilegal de arma de fogo.

PUBLICIDADE


domingo, 11 de agosto de 2024

CPRAIO PRENDE SUSPEITO COM REVÓVER EM MADALENA

 


 

Em Madalena, policiais do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) prenderam um suspeito de 43 anos, com quem apreenderam um revólver .38 com cinco munições, trouxinhas de maconha, R$ 152,90 em espécie e dois celulares. O fato ocorreu nessa sexta-feira (9).

Após o recebimento de informes acerca de comercialização ilícita de entorpecentes em uma casa do bairro Alto da Alegria, a equipe do CPRAIO compareceu ao local e realizou diligências. Na ação policial, a esposa do suspeito permitiu a entrada na casa, onde foram realizadas buscas. No decorrer da vistoria, os ilícitos foram achados e o indivíduo recebeu voz de prisão.

De acordo com a Ascom da PM, o homem, que já respondia criminalmente por lesão corporal, foi conduzido até a Delegacia Regional de Crateús, onde foi autuado por receptação e porte ilegal de arma de fogo.

PUBLICIDADE