sábado, 2 de dezembro de 2017

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Maia diz que governo está longe de ter votos para aprovar reforma da Previdência

O presidente de Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse nesta quinta-feira (30) que faltam “muitos votos” para que seja possível aprovar a reforma da Previdência. “A gente está tentando construir o texto em cima dos 308 votos [apoio necessário para aprovação]. Mas a gente sabe que estamos muito longe disso ainda, muito longe mesmo”, disse após palestrar em um evento promovido pelo banco J.P. Morgan.

Na avaliação de Maia, nos últimos meses o governo perdeu força no Congresso, especialmente devido às denúncias da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer. “A gente sabe das dificuldades. A base do governo passou por duas votações de denúncia, com desgaste muito grande. Tem aqueles que, mesmo compreendendo a importância da votação, não confirmaram que podem votar com a matéria”, destacou. Para ele, falta apoio de partidos que integram o governo, como PSD e PR.

Em outubro, a Câmara rejeitou o prosseguimento da segunda denúnciaapresentada pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal contra Temer, por obstrução de Justiça e organização criminosa. Em junho, Janot já havia denunciado o presidente pelo crime de corrupção passiva. A denúncia foi rejeitada em agosto.

Articulação
Para tentar conseguir os votos para aprovar a reforma, Maia disse que vai se empenhar, junto com o governo, nas articulações com os deputados. “Domingo o governo vai fazer uma reunião. Eu vou participar com os líderes, com os ministros e vamos tentar construir um caminho. A nossa responsabilidade no Brasil é muito grande. A reforma da Previdência, diferentemente do que a oposição vende, não tira nenhum direito do trabalhador pobre”, disse.

O presidente da Câmara atribuiu parte das dificuldades enfrentadas atualmente a erros de comunicação cometidos no lançamento da proposta. “Essa comunicação foi malfeita no início e de alguma forma contaminou a votação neste momento”, enfatizou.

Apesar do cenário desfavorável, Maia acredita que seja possível convencer os deputados a mudar de posição em pouco tempo. “O Brasil é um país em que as coisas mudam muito rápido: em um dia você tem uma visão de um tema, no outro dia muda tudo. Eu tenho uma esperança muito grande que a gente consiga reverter essa impressão das pessoas de que a Previdência vai tirar votos, vai prejudicar as pessoas que ganham menos”.

Oposição
Partidos de oposição, entre eles PT, PDT e PSB, anunciaram que estão em “estado geral de mobilização” e realizarão uma série de iniciativas em todo país contra a reforma da Previdência. Segundo o líder da minoria, deputado José Guimarães (PT-CE), a oposição não negociará nenhum ponto da reforma e também atuará para impedir que o governo aprove medidas provisórias enviadas ao Congresso Nacional.

“Essa PEC, mesmo com as migalhas que foram retiradas, na essência ela mantém a centralidade principal que é a retirada de direitos. Mesmo para aposentadoria rural não alterou praticamente nada. Esse estado de mobilização é fundamental até o dia que o governo anunciar que vai votar a reforma da Previdência”, disse. “Não há diálogo nenhum sobre a reforma da Previdência. Nós não negociaremos”, concluiu Guimarães.

         Agência Brasil

Oficina "Mulheres em movimento mudam o mundo" lembra o Dia Internacional de não Violência contra a Mulher


Em um espaço totalmente renovado e com mais tecnologia, devido à reforma e aos novos investimentos feitos recentemente no prédio e no auditório Paulo Freire no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé SINDSEC, para melhor acolhimento dos servidores filiados, foi realizada a oficina “Mulheres em movimento mudam o mundo’’. O evento que lembrou o Dia Internacional da não Violência Contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro, aconteceu na manhã desta quarta-feira (29), e contou com a presença da representante do Coletivo Nacional de Juventude Negra – Enegrecer, Geyse Anne da Silva, que tem um amplo conhecimento sobre a situação de violência enfrentada pelas mulheres. A presidente do SINDSEC, Aurenice Santiago, e a diretora de gênero da entidade, Ludmila Calixto, avaliaram de maneira positiva a participação das mulheres convidadas.



O Dia Internacional da não Violência Contra a Mulher foi criado em 1999 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, militantes conhecidas como “Las mariposas” que lutavam contra a ditadura de Rafael Leônidas Trujillo na República Dominicana e foram assassinadas na mesma data em 1960.
  
Essa data, foi criada com o objetivo de expandir e aprofundar o debate sobre a violência contra as mulheres em nossa sociedade visando, assim, sua eliminação.
  
Geyse Anne da Silva, também, comentou sobre a reforma da previdência que tramita no congresso nacional e que para ela é um ato de violência, uma vez que alguns itens da proposta retiram direitos das mulheres.



                           Informações do SINDSEC 

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Comissão divulga resultado final sobre precatório do FUNDEF

Foi publicado, na tarde desta quinta-feira (30), no Diário Oficial, no site da prefeitura municipal de Canindé a relação final do precatório do FUNDEF. Depois de um bom tempo de espera, parece estar chegando ao fim a novela dos recursos dos 60%, que serão rateados entre os professores do município.

Para chegar a essa fase, foi necessário todo um esforço da atual diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé SINDSEC, que há mais de um ano vem fazendo assembleias com servidores, reuniões com autoridades do município de três gestões administrativas, audiência na justiça, dentre outros debates para poder, assim, garantir que os recursos cheguem nas mãos dos professores da maneira mais justa e que seja possível conforme sempre defendeu o sindicato.

Confira a publicação da Comissão do precatório sobre o assunto:

RELAÇÃO FINAL DO PRECATÓRIO DO FUNDEF

A COMISSÃO DE MONITORAMENTO DO PRECATÓRIO DO FUNDEF VEM POR MEIO DESTE TORNAR PÚBLICO, PARA CONHECIMENTO DOS INTERESSADOS, A RELAÇÃO DEFINITIVA DOS SERVIDORES QUE SERÃO BENEFICIADOS COM PRECATÓRIO JUDICIAL Nº PRC134669 -CE.

Confira AQUI o edital completo com toda a relação


                                                                       

Operação Fogo Azul fiscaliza venda irregular de botijões de gás


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) e com o apoio da Agência Nacional do Petróleo (ANP), executou, na última terça-feira (28/11), a Operação Fogo Azul com o objetivo de fiscalizar estabelecimentos que vendem irregularmente botijões de gás.

A fiscalização conjunta verificou a existência do Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros CCCB, alvará de funcionamento, licença sanitária, Código de Defesa do Consumidor e livro de reclamação do consumidor. Foi requerido, ainda, autorização de funcionamento emitida pela ANP.

Foram apreendidos 10 botijões de gás que estavam sendo comercializados de forma irregular no Mercantil Novo Farol (Vicente Pinzón) e Mercadinho o Titica (Alagadiço Novo), que foram autuados. Os dois estabelecimentos fiscalizados não apresentaram nenhum dos documentos solicitados e têm o prazo de 10 dias para apresentar defesa.

Uma cópia dos autos de infração será enviada à Promotoria de Justiça competente para verificar a existência de crime contra a ordem econômica, pela venda irregular do produto. A fiscalização continuará nos próximos meses na Região Metropolitana de Fortaleza e interior do Estado.

                                 Informações do MPCE 

Canindé aparece entre os oito municípios com maior risco de infestação de dengue


O Município de Canindé aparece entre os oito municípios do Estado do Ceará com maior risco de infestação do mosquito Aedes aegypti, com alto risco para a proliferação de Dengue, Chikungunya e Zika. Os dados são do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo  Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pelo Ministério da Saúde no último dia 28 deste mês.

De acordo com informação publicada no Jornal Diário do Nordeste, além de Canindé aparecem em situação de alto risco os municípios de Araripe, Capistrano,  Chorozinho, Itapiúna, Itatira, Quixadá e São Luis do Curu.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Secretaria de Saúde convoca candidatos aprovados em processo seletivo

A secretaria de Saúde do município de Canindé convoca, através edital Nº 001/ 2017, os candidatos aprovados e classificados em processo seletivo, promovido pela referida secretária, para comparecerem no Setor de Recursos Humanos, no período de 29 (vinte e nove) à 30 (trinta) de Novembro de 2017, a fim de tratar de assuntos relacionados ao Processo de Contratação, portando xerox de todos documentos: RG, CPF, TITULO DE ELEITOR, CARTEIRA DE TRABALHO CONTENDO NUMERO PIS/PASEP, COMPROVANTE DE ENDEREÇO, referente ao EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2017 , de 26 de setembro de 2017. 

De acordo com a publicação no Diário Oficial da prefeitura, será considerado desistente o candidato que não se apresentar no prazo estabelecido.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Vereador Sérgio Barbosa comenta sobre sessão de sexta-feira (24)


Eleitores de 29 municípios têm até 30 de novembro para realizar biometria

Os eleitores de 29 municípios do Ceará têm até a próxima quinta-feira ( 30 ) para que procurem os postos de atendimento e evitem o cancelamento dos títulos.

No município de Canindé, os eleitores que ainda não fizeram a revisão através da biometria devem procurar o Cartório Eleitoral na rua Célio Martins ao lado da APAE. Em Itatira, está em funcionamento o posto de atendimento, na rua vereador José Ilton, no Conjunto Lúcia de Fátima.

Para tirar o título, os eleitores precisam realizar a coleta dos dados biométricos, RG ou qualquer outro documento que comprove a nacionalidade brasileira (Ex: Carteira de Trabalho ou carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal);
Certificado de quitação com o serviço militar, para os brasileiros do sexo masculino, com idade entre 18 a 45 anos que forem tirar o título pela primeira vez e Comprovante de residência.

Também, devem atualizar seus dados junto a Justiça Eleitoral até o próximo dia 30, os eleitores dos municípios de Aracati, Fortim, Icapuí, Pacajus, Chorozinho, Pacatuba, Guaiuba, São Benedito, Carnaubal, Granja, Martinópole, Uruoca, Acaraú, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Pentecoste, General Sampaio, Apuiarés, Redenção, Acarape, Barreira, Coreaú, Moraújo, Chaval, Barroquinha, Pacoti e Guaramiranga.

Os eleitores desses municípios que não comparecerem aos cartórios e postos de atendimento até 30 de novembro terão o título cancelado.

Prejuízos
Além de não poder votar nas próximas eleições, ficam impedidos de:
Requerer passaporte ou carteira de identidade;
Receber salário e benefícios sociais de entidades públicas ou assistidas pelo governo;
Fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal;
Solicitar empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo governo;
Inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos;
Renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo;
Requerer qualquer documento que necessite da quitação eleitoral.


segunda-feira, 27 de novembro de 2017

CUT convoca greve nacional contra reforma da Previdência e em defesa dos direitos




A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais - Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, CSB, Intersindical, CGTB e CSP-Conlutas – decidiram realizar, no dia 5 de dezembro, uma Greve Nacional em Defesa da Previdência e dos Direitos.

Para as centrais sindicais a nova proposta de desmonte da Previdência Social apresentada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB-SP) e que deve ser votada no dia 6 de dezembro, é mais perversa que a anterior. E, ao contrário da propaganda do governo, não corta privilégios, como as altas aposentadorias dos parlamentares, ataca apenas a classe trabalhadora que terá de trabalhar mais, ganhar menos e, se quiser receber o valor integral da aposentadoria, contribuir durante 40 anos, sem ficar nenhum período desempregado.

Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, o desmonte da Previdência agrava ainda mais a situação dos trabalhadores que já foram duramente atacados com o desmonte da CLT. 

“A reforma Trabalhista legalizou o bico e muitos trabalhadores perderam os direitos e, em muitos casos, receberão menos do que um salário mínimo. Se já estava quase impossível contribuir para se aposentar, imagine com essa nova proposta de reforma da Previdência”, diz Vagner. 

O secretário-Geral da CUT, Sérgio Nobre, lembra que a reforma Trabalhista pode ficar ainda pior, tendo em vista as mais de 800 emendas apresentadas à MP de Temer que altera a nova lei trabalhista aprovada este ano. “Imagine somar a essa tragédia a possibilidade de trabalhar a vida inteira e não se aposentar”.

É por isso que a greve nacional deve contar com o apoio, mobilização e participação de todos/as trabalhadores/as. “Todo brasileiro independentemente da categoria tem motivo de sobra para cruzar os braços e ir às ruas no dia 5 de dezembro. Todos sofremos com o desmonte da previdência”, argumenta Sérgio.

Com informações da CUT 

Possível aliança entre Camilo e Eunício pode levar rejeição a governador

O governador Camilo Santana postou no último dia 20, na sua página no Facebook, uma foto do senador Eunicio Oliveira do PMDB-CE. A imagem tem gerado bastante descontentamento dos cearenses. A reação logo veio com comentários e emoji de tristeza.

Uma internauta de Canindé, escreveu: “Camilo não siga com parceria com este homem, pois perderá a maioria do seu apoio. Lhe admiro muito mas esse ai não admiro não”, disse a seguidora. Outro escreveu: “Nós estamos muito bem no Ceará. Nosso governo não precisa fazer aliança com o PMDB, disse o Prefeito de Banabuiú. 

O ex-deputado Mário Mamede (PT) também fez duras críticas à reaproximação de Camilo e Eunício. “Há uma discussão que não tem natureza ideológica e que não é aceita pela base social do PT, basta lembrar que o senador apoiou o impeachment de Dilma Rousseff e apóia as reformas do presidente Temer”, disse.

O cenário atual revela que não seria uma boa, uma possível aliança ente Camilo e Eunício, podendo levar o governador a uma grande rejeição.

Já o deputado Renato Roseno (Psol) manifestou, durante o tempo de liderança da sessão plenária da Assembleia Legislativa da última terça-feira (21), indignação com a aproximação política e a possível aliança envolvendo os grupos do governador do Estado, Camilo Santana, e do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Segundo o parlamentar, deputados subiram à tribuna da Casa “tentando justificar o injustificável e explicar o inexplicável, que é a possibilidade de aliança entre grupos até há pouco tempo adversários”.

Para Renato Roseno, o descrédito na política brasileira vem pelo desalento da sociedade brasileira em relação a seus representantes. O deputado acrescentou que a coerência é um dos pontos mais cobrados pelo povo.

“Não há nada mais incoerente e repugnante do que essa aliança, em que antigos adversários agora estão unidos pela partilha da riqueza do Estado”, apontou o deputado.

Ainda segundo ele, “não há aliança pelo bem do Ceará, mas sim por interesses próprios e a manutenção de postos no aparato estatal, mas o povo não é bobo e vai repudiar isso veementemente”.

Em aparte, o deputado Odilon Aguiar (PMB) também lamentou a falta de coerência nessa possível união. “A cobrança pela coerência é uma força que reverbera em todo o País, e falta muita credibilidade na classe política”, lamentou.
                 
                             Portal Canindé
Com informações da Agência de Notícias da Assembleia 

domingo, 26 de novembro de 2017

Escola profissional lança edital para seleção de Alunos - Ano Letivo 2018


A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) José Vidal Alves divulgou edital de regulamentação do Processo Seletivo 2018 para alunos oriundos de 9º ano da rede pública e privada. Serão ofertadas 180 vagas para alunos novatos egressos do Ensino Fundamental, distribuídas em 04 turmas.

Eixo Informação e Comunicação 01 Turma de Técnico em Informática: 45 alunos, 01 Turma de Técnico em Redes de Computadores: 45 alunos; Eixo Meio-Ambiente e Saúde 01 Turma de Técnico em Enfermagem: 45 alunos; Eixo Segurança 01 Turma de Técnico em Segurança do Trabalho: 45 alunos.

Das vagas ofertadas para a composição das turmas de 1ª série do Ensino Médio integrado à Educação Profissional, 80% serão destinadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino e até 20% serão destinadas a estudantes oriundos da rede particular de ensino em conformidade com as orientações da Coordenação de Educação Profissional (COEDP) da Secretaria da Educação do Estado (SEDUC).

Já para a 1ª Série – Curso de Técnico em Enfermagem: 36 vagas para alunos de escolas públicas e (até) 9 vagas para alunos de escolas privadas; 1ª Série – Curso de Técnico em Informática: 36 vagas para alunos de escolas públicas e (até) 9 vagas para alunos de escolas privadas. 1ª Série – Curso de Técnico em Redes de Computadores: 36 vagas para alunos de escolas públicas e (até) 9 vagas para alunos de escolas privadas. 1ª Série – Curso de Técnico em Segurança do Trabalho: 36 vagas para alunos de escolas públicas e (até) 9 vagas para alunos de escolas privadas.

As inscrições serão realizadas, excepcionalmente, no período de 13 à 15/12/2017, das 8h às 11h e 14h às 17h.

A documentação deve ser apresentada pelos pais ou responsáveis legais dos alunos.