A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Canindé – Straaf Canindé esteve marcando presença na mobilização desta sexta-feira (10), no município de Madalena, por ocasião do Dia Nacional do “Basta”.
O Straaf Canindé formou uma caravana de 50 pessoas que se juntaram aos trabalhadores de Madalena e Boa Viagem reivindicando por empregos, dignidade e cidadania.
De acordo com a CUT, em todo o País, milhões de pessoas foram às ruas nesta sexta-feira, mobilizadas e pedindo o fim do desemprego, dos preços abusivos do gás de cozinha e da gasolina, das privatizações, dos retrocessos sociais e trabalhistas, do arrocho salarial e dos desmandos de várias ordens. Também, foram realizados panfletagens, diálogo com a população e atos em diversos estados.
O movimento foi liderado pela CUT, Frente Brasil Popular e demais centrais sindicais e movimentos sociais. Também ouve participação em todo o Ceará da CTB, Força Sindical, Intersindical, UGT, NCST e CSP-Conlutas, além de muitos movimentos sociais ligados à Frente Brasil Popular no estado.
"Não se cale. É pelo coletivo! É pelo povo! É pelo Brasil!", disseram os trabalhadores e trabalhadoras pelas ruas das cidades cearenses.
Em Canindé, Diretores (as) do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé – SINDSEC estiveram pela manhã nas ruas do Centro da cidade, fazendo uma panfletagem para chamar a atenção da população da importância da mobilização.
O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará abre seleção de curso preparatório para a Licenciatura em Música. Confira o edital clicando aqui.
São ofertadas 40 vagas em duas turmas, uma pela manhã e outra à noite. Cada uma disponibiliza 10 vagas para prática instrumental e 10 vagas para prática vocal. No ato da inscrição, o candidato deve optar pela turma e perfil de sua preferência, sendo de sua responsabilidade levar o próprio instrumento para as aulas caso opte por esta modalidade.
O curso possui carga horária de 160 horas, com duração estimada de três meses, durante o período de 27 de agosto a 30 de novembro de 2018. As aulas serão realizadas de segunda a quinta, de 9h às 12h ou de 18h30 às 21h30.
INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas no período de 13 a 18 de agosto mediante entrega do formulário de inscrição e da documentação especificada no edital na recepção do campus Canindé (Rodovia BR 020, km 303, s/n – Jubaia). O critério utilizado na seleção dos candidatos será a ordem de inscrição, com prioridade aos candidatos que comprovarem inscrição no Enem 2018, de acordo com o perfil escolhido (prática instrumental ou vocal). O resultado da seleção será divulgado em 20 de agosto.
O Juiz da 33ª Zona Eleitoral, Antônio Josimar Almeida Alves, nomeou, na última quinta-feira (9), as pessoas que terão a função de Delegado de Prédio, ou seja, serão responsáveis pelo local onde as urnas eletrônicas funcionarão no dia da eleição.
O Delegado de Prédio terá a missão de receber a urna eletrônica e entregá-la ao presidente da seção no dia da eleição. O edital está disponível no cartório eleitoral na rua Célio Martins, 714, bairro Imaculada Conceição, em Canindé.
Maiores informações pelo telefone: (85) 3343-1988.
Policiais militares do Batalhão de Rondas Intensivas e Ostensivas BP Raio, efetuaram na tarde desta quinta-feira (9) a prisão de dois homens de 21 e 22 anos suspeitos de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo na cidade de Canindé.
De acordo com o 4ºBPM de Canindé, a prisão dos suspeitos aconteceu na rua Edmundo Bandeira, no bairro da Palestina, após os PMs flagrarem dentro de uma casa a existência de dois revólveres calibre 38, sendo um com numeração raspada. No local, também, foi encontrada uma vasta quantidade de maconha, uma balança de precisão e um aparelho de telefone celular.
De acordo com a Polícia Militar, os homens foram conduzidos para a Delegacia Regional de Canindé para os devidos procedimentos legais.
A chamada dos candidatos que manifestaram interesse nas vagas da lista de espera do Sisu 2018.2 para os cursos superiores do campus de Canindé do IFCE será realizada nos dias 13 e 14 de agosto, pontualmente às 9h. No dia 13, será a chamada para os cursos de Educação Física e Gestão de Turismo. No dia 14, será a vez dos cursos de Matemática e Redes de Computadores. Confira aqui a lista de espera.
A convocação será feita de forma oral e a chamada do nome do candidato será realizada duas vezes. O candidato que não estiver presente no momento em que seu nome for citado, munido de documento oficial de identidade com foto e assinatura, perderá o direito à vaga. A pré-matrícula é feita no mesmo dia da chamada, até às 17h, com a entrega dos documentos listados no edital.
O candidato presente e não convocado será convidado a assinar o termo de vagas remanescentes e fará parte de uma nova lista, organizada em ordem decrescente da pontuação no Enem 2017, levando em consideração as eventuais bonificações. A divulgação das vagas remanescentes está prevista para 17 de outubro.
Um jovem de 18 anos foi morto na noite desta quarta-feira (8) na cidade de Canindé.
De acordo com informações da Delegacia Regional de Polícia Civil de Canindé, o crime aconteceu por volta das 22h, na rua B, no bairro da Palestina. A vítima foi identificada como José Uendel Mendes Gomes, que foi lesionado a golpes de faca. Há suspeitas de lesão a bala, mas ainda está sendo aguardada a confirmação da Pefoce.
A Polícia Civil informou que pelo menos 4 pessoas teriam envolvimento com o assassinato.
Duas pessoas foram detidas suspeitas de envolvimento no crime, entre elas um menor de idade.
A Delegacia Regional de Polícia Civil já tem uma linha de investigação, mas só vai divulgar quando concluir outros detalhes da investigação.
O Fórum de Canindé realizará, nesta quinta e sexta-feira (9 e 10 de agosto), a redistribuição de processos entre as três unidades judiciárias da Comarca, distante 120 km de Fortaleza. O procedimento ocorrerá em razão da instalação da 3ª Vara, em 25 de julho deste ano, pela Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Por conta da redistribuição, ficarão suspensos os prazos processuais, as publicações de sentenças e decisões, as intimações e o atendimento às partes, aos advogados e ao público em geral. Estarão asseguradas a análise de casos considerados urgentes e a prática de atos necessários à preservação de direitos.
Os prazos retomarão curso a partir da próxima segunda-feira (13). A determinação consta na Portaria nº 1575/2018, publicada no Diário da Justiça dessa terça-feira (07).
MOTIVOS DA REDISTRIBUIÇÃO O procedimento é necessário para equalizar o número de ações entre as três Varas, além de levar em conta as atribuições de cada uma. Segundo a nova Organização Judiciária, as competências dos juízes nas comarcas com até três unidades será da seguinte forma: à 1ª caberá os casos do Tribunal do Júri, de execução penal e corregedoria de presídios e de conflitos fundiários; a 2ª analisará os feitos de competência dos Juizados Especiais, onde não tiver (Canindé não tem); e a 3ª ficará com jurisdição para a infância e a juventude e registros públicos. Os demais processos de competência do juiz singular (exceto júri) caberão, por distribuição, à 2ª e à 3ª.
AMPLIAÇÃO EM TODO O ESTADO Além de Canindé, também já ganharam novas unidades: Horizonte (2ª Vara), Itaitinga (2ª Vara) e Ocara (Vara Única). O aumento contemplará, ao todo, 16 comarcas, com 19 novas varas. As implantações das demais ocorrerão até dezembro deste ano.
A ampliação da estrutura se deu com a aprovação da nova Organização Judiciária do Ceará (lei estadual nº 16.397, de 14 de novembro de 2017). A mudança foi possível com a transferência de unidades com baixa demanda para as comarcas com maior volume processual, ou seja, sem aumento de despesas para os cofres públicos.
Na última segunda-feira (06/08), a Promotoria de Justiça de Madalena ingressou com Ação de Improbidade Administrativa em face de Zarlul Kalil Filho e José Josivaldo Saraiva, respectivamente, ex-prefeito e ex-secretário de Obras do município de Madalena, além da empresa FCK Construções LTDA e seu representante, Mateus Sampaio Romcy, requerendo a condenação de todos pela prática de atos que causaram prejuízo ao erário e violaram a legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa, em um contrato avaliado, à época, em mais de 289 mil reais.
No inquérito civil que fundamentou a ação judicial, instaurado a partir de denúncias de parlamentares, apurou-se que, no ano de 2013, o então prefeito decretou indevidamente estado de emergência na coleta de lixo municipal, para contratar, sem licitação, uma nova empresa para prestar o serviço. A Promotoria de Justiça argumenta que a emergência não existia de fato, abrindo caminho para que o secretário de Obras na época, José Josivaldo, instaurasse e homologasse uma dispensa da licitação que, além de indevida, continha graves falhas no Projeto Básico de contratação, afetando a transparência, economicidade e legalidade do processo administrativo.
Descobriu-se ademais que, para além da ilegalidade do decreto de emergência, do processo de dispensa e do contrato, a própria execução contratual mostrou-se fraudulenta, havendo comprovado superfaturamento em itens do serviço de coleta de lixo, através do qual o ex-gestor da Secretaria Municipal de Obras ordenou o pagamento de itens que não foram integralmente disponibilizados pela empresa contratada, gerando o enriquecimento ilícito e um inegável dano ao erário de, no mínimo, 179 mil reais.
Segundo o promotor de justiça que responde pela Comarca de Madalena, Flávio Bezerra, “a conduta dos réus demonstra uma prática usual e odiosa dos gestores ao utilizarem ilegalmente do estado de emergência para livrarem-se da rigidez própria das licitações, dando azo a processos de dispensa e execução contatual geralmente viciados, contribuindo para o ilícito enriquecimento de terceiros em prejuízo dos já combalidos cofres públicos, como se deu no presente caso”, disse.
Um total de 3.586 gestores cearenses, entre jurisdicionados estaduais e municipais, tiveram suas contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará nos últimos oito anos. Do total de 6.389 processos, 54 são referentes a recursos estaduais. As decisões que tratam de contas irregulares, e que não cabem mais recurso, estão compreendidas no período entre 15/8/2010 e 7/8/2018.
A lista completa, com as informações detalhadas, foi entregue na tarde de quarta-feira (8/8), pelo presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes, à desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE). Todos os 184 municípios do Ceará têm gestores listados. Da totalidade de gestores, 1.460 têm indicação de nota de improbidade administrativa. Dos 6.389 processos, 2.262 têm indicação de nota.
Para a Desembargadora, o número de gestores com contas irregulares foi bem expressivo, apesar do trabalho educativo desenvolvido pelos órgãos. “Passamos da fase de planejamento e estamos na de execução. Agora distribuiremos esse material. Temos realizado trabalhos pedagógicos, através da nossa Escola Judiciária, com os partidos políticos, advogados, contadores, para que os erros sejam mínimos. Quanto às chamadas fake news, peço que tenham cuidado em checarem as fontes. Agradeço ao TCE, na pessoa do presidente Edilberto Pontes, pelo empenho na entrega dessa listagem antes do período estipulado por lei”.
O conselheiro Edilberto Pontes destacou que “além de obrigação, do dever legal e constitucional, é uma satisfação colaborar com a Justiça Eleitoral, assim como vem acontecendo com os demais órgãos de controle, uma integração para servir melhor à sociedade”. O Presidente citou a importância da correta aplicação do recurso público: “A administração pública é sofisticada, não é coisa para amadores. No Tribunal, todos os processos passam pela análise da Secretaria de Controle Externo, pelo Ministério Público Especial junto ao TCE, são relatados por um conselheiro e a decisão é colegiada. Há uma série de procedimentos regimentais cumprindo com todo zelo”.
Ano passado, o TCE Ceará aderiu ao Convênio nº 1/2017, celebrado entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a fim de que os servidores das Cortes façam o exame das contas partidárias, cooperando para o seu julgamento dentro do prazo prescricional. “Como os servidores do Tribunal têm o conhecimento da análise de contas de gestão e de governo, também contribuímos no exame das contas eleitorais. Foi um trabalho bem proveitoso, e estamos à disposição da Justiça Eleitoral”.
Participaram do momento o vice-presidente do TRE, Desembargador Haroldo Correia, a vice-procuradora Regional Eleitoral, Lívia Maria de Sousa, o diretor-geral do TRE, Hugo Pereira Filho, e o secretário-geral do TCE, Teni Cordeiro.
Segundo a alínea g do inciso I do art. 1º da Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64, de 1990), o responsável que tiver as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa e por decisão irrecorrível do órgão competente não pode candidatar-se a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão. O interessado pode concorrer apenas se essa decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.
Na lista do TCE, aparecem 58 nomes de gestores e ex-gestores do município de Canindé que estão com contas irregulares.
O secretário de Política Agrícola e Agrária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Canindé – Straaf Canindé, Carlos Alberto, esteve na manhã do último domingo (5) acompanhando a debulha de milho no Assentamento Monte Orebe.
De acordo com Carlos Alberto, pelo levantamento feito pelos próprios agricultores, a perda dos grãos foi mais de 50% referente à produção do ano passado.
A presidente do Straaf, Mariinha Uchôa, que também plantou no assentamento, disse que mesmo não sendo uma safra dentro do esperado, a produção ainda é significativa para os trabalhadores.
O Departamento Municipal do Trânsito (DEMUTRAN) de Canindé vai aplicar multas em infratores de trânsito através das imagens de videmonitoramento da cidade.
A informação é do Diretor Renato Oliveira, em entrevista concedida à Rádio São Francisco AM. De acordo com Renato, as notificações devem acontecer através de vídeo, a partir deste mês de agosto.
A matéria do Fantástico da Rede Globo em que um jumento recebeu o diploma como sendo um dos melhores prefeitos do Brasil está repercutindo bastante nas redes sociais no município de Canindé.
A repercussão é porque a prefeita Rozário Ximenes também aparece nas imagens recebendo o diploma como uma das melhores gestoras do país.
A reportagem do Fantástico, da Rede Globo, veiculada na noite de domingo (5), investiga empresas que vendem diplomas de melhor gestor para prefeitos, vereadores e secretários municipais.
No Ceará, 54 prefeitos foram agraciados com título de melhor gestor pela União Brasileira de Divulgação (UBD), mesmo reconhecimento que o “Jumento Precioso” recebeu depois de pagar R$ 1.480.
Na noite desta segunda-feira (6), a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, publicou uma nota em sua página pessoal numa rede social dizendo que vai entrar na justiça contra a empresa e afirma que foi lesada pelo instituto responsável pela entrega de diplomas de melhores gestores. Rozário ainda afirma na nota que vai devolver o diploma fraudulento.
Confira a nota na Íntegra
A MENTIRA SE COMBATE COM A VERDADE
"Amigos, estou aqui para esclarecer uma situação bastante desagradável em que me vi envolvida. Tal esclarecimento se dará falando a verdade dos fatos, de forma bem transparente irei dizer como tudo aconteceu.
Logo no início do ano fui comunicada que havia sido realizada uma pesquisa de opinião pública por telefone, onde o resultado afirmava que nossa administração tinha recebido aprovação de grande parte da população canindeense. Tal pesquisa havia sido feita pelo Instituto Tiradentes, de Minas Gerais, que iria promover uma entrega das medalhas em Recife aos prefeitos bem avaliados. Até aí, nenhum problema, afinal, toda nossa administração se esforça diariamente para bem servir o povo, e receber uma boa aprovação era sinal de comemoração.
A partir daí, confirmamos a participação no evento, no qual fui acompanhada somente pela minha filha mais nova, onde fiz questão de arcar com recursos próprios as despesas de seu deslocamento comigo. O evento ocorreu, recebi a medalha e voltei para Canindé feliz.
Quando neste domingo, sou surpreendida com uma reportagem onde denunciava que o instituto que realizou o evento era fraudulento, que o único objetivo era arrecadar recursos a partir da inscrição dos prefeitos. Uma situação bastante constrangedora, onde sequer consegui dormir durante a noite, envolvida por um sentimento de revolta com tamanho descaramento por parte daqueles senhores que armaram todo este circo, fazendo centenas de cidadãos brasileiros, pais de famílias e gestores públicos de VÍTIMAS DE UM GOLPE FEIO E SUJO.
Aos amigos, afirmo que não irei compactuar com tamanha sujeira e mentira, irei devolver o certificado fraudulento que recebi, entrarei com ação de reparação de danos contra os impostores criadores do golpe, e irei propor junto à Associação de Prefeitos do Estado do Ceará - APRECE, um outro processo conjunto dos 54 prefeitos cearenses lesados, contra esses bandidos que tentaram sujar a imagem de centenas de municípios de todo o Brasil.
Neste momento, me sinto vítima de um jogo sujo e baixo daqueles que tentam a todo custo angariar recursos de forma ilícita, e como uma uma mulher séria, mãe de família, que não concorda com coisas erradas e tem um nome a zelar, irei buscar meus direitos e fazer com que paguem pelo golpe aplicado.
Deixando um pouco a revolta e o sentimento de enganação de lado, afirmo que não é uma situação dessa que irá tirar o brilho e apagará o grande trabalho que temos realizado por Canindé. O maior certificado que tenho recebido são os abraços, as palavras de força, agradecimento e os parabéns que os canindeenses me enviam diariamente.
Eis a verdade dos fatos. O trabalho continua, e o reconhecimento vem e sempre virá do povão de Canindé."
O Juiz eleitoral Antônio JosimarAlmeida Alves, da 33ª Zona que abrange os municípios de Canindé e Itatira, baixou recentemente o EDITAL Nº 46/2018 que divulga a relação de mesários e os respectivos números dos títulos e funções que desempenharão nas Eleições Gerais de 2018 em ambos os municípios.
Em uma decisão anterior, o magistrado já havia estabelecido concessão de uma folga a mais, além das já estabelecidas em lei para os mesários que forem ao Cartório Eleitoral pegar a carta convocatória.