sexta-feira, 12 de julho de 2024

GOVERNADOR PRESTA SOLIDARIEDADE A PREFEITA ROZÁRIO

 

PRF autua três condutores pelo crime de dirigir sem habilitação no Ceará

 


Foto: Divulgação/PRF

 

Em menos de 24 horas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará autuou 3 condutores pelo crime de dirigir sem habilitação gerando perigo de dano. Dois deles fugiram da fiscalização e empreenderam fuga expondo a si próprio e a outras pessoas a riscos de acidente; já o terceiro, se envolveu em um acidente de trânsito.

 

Foram 3 ocorrências distintas, todas envolvendo motocicletas. Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, nestes casos, a PRF registra um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), onde o autor do delito se compromete a comparecer ao Juizado Especial Criminal para os procedimentos cabíveis.

 

1. Na manhã de quarta-feira (10), na BR 020, em Boa Viagem (CE), um condutor flagrado sem capacete, não obedeceu à ordem de parada e empreendeu fuga, transitando em zona urbana em alta velocidade.

 

2. Na tarde do mesmo dia, na BR 222, em Caucaia (CE), um condutor estava realizando uma manobra irregular de retorno por cima do canteiro central, desobedeceu à abordagem da equipe PRF e empreendeu fuga pelo bairro da Jurema, área comercial de intenso movimento de pedestre e outros veículos. A abordagem contou com o apoio de uma equipe do RAIO da Polícia Militar do Ceará.

 

3. Na manhã da quinta-feira (11), na BR 020, em Irauçuba (CE), um motociclista inabilitado se envolveu em um acidente de trânsito com outros dois veículos. Ele ainda se recusou a realizar o teste de alcoolemia.

 Por PRF

 

 

PUBLICIDADE 


quinta-feira, 11 de julho de 2024

FREI GILMAR VISITA MUSEU ITINERANTE

 

SUSPEITOS DE AÇÕES CRIMINOSAS SÃO MORTOS EM TROCA DE TIROS COM A PM


Foto:Divulgação/PM


A Polícia Militar confirmou a morte de dois homens suspeitos de participação em ações criminosas no município de Caridade.

De acordo com o 4ºBPM, por volta das 16h40, quando policiais militares faziam deslocamento no distrito de São Domingos, por ocasião de denúncias de possíveis homens armados na região, houve um confronto policial com os suspeitos.        

Segundo informou a PM, dois suspeitos foram alvejados e socorridos para o hospital da cidade de Caridade. Após atendimento médico, foi constatado óbito dos homens de 20 e 34 anos.   

A PM apreendeu um revólver cal. 38 de numeração raspada com capacidade para 06 munições, uma pistola 9 mm com um carregador alongado/ capacidade para 30 munições sem numeração e munição calibre 9mm e 38. Também, foram apreendidos: pedra de crack pesando aproximadamente 8g. quatro telefones celulares, uma mochila; um carregador de rádio; uma bolsa pequena e uma roupa camuflada.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Canindé.



Detran define data para início do atendimento de candidatos com inscrições aprovadas no programa CNH Popular em Canindé

 

 

 

O Detran-CE iniciará os atendimentos aos candidatos com inscrições aprovadas do programa CNH Popular 2023 nos municípios de Crato, Camocim, Canindé e Russas, a partir da próxima segunda-feira, 15 de julho. Os candidatos devem realizar o AGENDAMENTO por meio do site oficial do Detran-CE (WWW.DETRAN.CE.GOV.BR), através do link

(ACOMPANHE SUA INSCRIÇÃO), disponível na página inicial.

 

Será possível agendar o atendimento, a partir desta quarta-feira (10), conforme o dia e horário disponível na autoescola. Em seguida, o aluno será encaminhado ao Detran para seguir com o processo, sendo que o mesmo terá o prazo máximo de 12 meses para finalizá-lo.

Os candidatos devem comparecer à autoescola nos respectivos dia e horário AGENDADOS, levando RG, CPF e comprovante de endereço. Os prazos estabelecidos para cada etapa do programa devem ser rigorosamente respeitados e cumpridos, sob pena de desclassificação do candidato e perda do benefício.

FIQUE ATENTO

 

O Detran-CE não encaminha e-mail e nenhum tipo de link através de redes sociais ou aplicativos de mensagens, como WhatsApp. Desta forma, os interessados devem, unicamente, acessar o site do Detran-CE para agendar o atendimento.

 

SOBRE O PROGRAMA

 

O programa CNH Popular foi criado pelo Governo do Ceará em 2009 e já beneficiou mais de 165 mil cearenses de baixa renda com a primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro), distribuídas em Fortaleza e nos 183 municípios do interior.

Por DETRAN-CE

UECE lança Escola de Gestão Inteligente de Cidades em Canindé

 

PM APREENDE FUZIL EM BOA VIAGEM

 

 

Um fuzil 5.56mm, além de 56 munições cal. 5.56 e 24 munições cal. 9mm; foi apreendido pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), na madrugada desta quinta-feira (11), em Boa Viagem.

 

Por volta de 4h25, policiais militares da 2a Companhia do 4o Batalhão faziam patrulhamento no bairro Queiroz, às margens da CE-266, quando avistaram um veículo, possivelmente usado para a prática de crimes na região. Ao notarem a presença da composição, os ocupantes do veículo atiraram contra os agentes, dando início a um confronto policial. Cessado os disparos, três indivíduos fugiram para um matagal tomando rumo ignorado. Os suspeitos deixaram para trás um fuzil, munições e uma pequena quantidade de drogas.

 

De acordo com a Ascom da PM, o material foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Boa Viagem, que deverá investigar a ocorrência. Diligências seguem no local.


 

Prefeita Rozário Ximenes divulga nota sobre operação do Ministério Público 11/07/2024

 



MPCE realiza operação para investigar suposto superfaturamento de contratos de limpeza pública na Prefeitura de Canindé

 

 

Foto: Divulgação/PMCE

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), com o apoio do Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11/07), a Operação “Puritas Publica”, que apura suposto superfaturamento em contratos de prestação de serviços de limpeza pública na cidade. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Canindé e Fortaleza contra a prefeita, o secretário de Obras e Infraestrutura e servidores municipais de Canindé, além de empresários da região.

As buscas, autorizadas pelo Tribunal de Justiça do Ceará após pedido da Procap, foram realizadas nas residências dos investigados e também nas sedes da Prefeitura de Canindé e das empresas suspostamente envolvidas.

Durante a ação, foram apreendidos valores em dinheiro (reais) na residência da prefeita, na casa do secretário de Obras e Infraestrutura e em uma das empresas investigadas. Aparelhos celulares, computadores e documentos relacionados aos contratos investigados também foram apreendidos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, falsidades material e ideológica, entre outros.

Investigação

A investigação teve início no ano de 2023, após a Procap receber denúncia de que a Prefeitura de Canindé estaria pagando às empresas responsáveis pela limpeza pública da cidade valores acima do mercado, evidenciando um suposto superfaturamento dos contratos. Além disso, o serviço estaria causando danos ambientais em regiões do município.

Nome da operação

A operação recebeu o nome de “Puritas Publica”, termo proveniente do latim que significa pureza pública. O termo foi escolhido diante da necessidade de transparência nos contratos supostamente superfaturados, que tratam dos serviços de limpeza pública em Canindé.

Por MPCE

terça-feira, 9 de julho de 2024

Ministério Público orienta que Prefeitura crie Conselho Municipal de Segurança para reduzir violência em Boa Viagem

 



O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Boa Viagem, orienta que a prefeitura analise a viabilidade da criação do Conselho Municipal de Segurança, no prazo de até 60 dias. A ação visa melhorar os serviços de segurança pública para reduzir a violência e a criminalidade na cidade.

Conforme o requerimento, a necessidade da criação do Conselho tem como propósito integrar os órgãos como o MP, as polícias Civil e Militar, o Executivo municipal, além da sociedade, para que haja o entendimento das demandas locais, bem como o controle social das atividades desenvolvidas.

O MP se baseia na Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), que estabelece a participação social nos Conselhos de Segurança Pública, bem como a criação e a organização dos conselhos.

Diante disso, o MP do Ceará encaminhou, junto ao requerimento, um esboço do Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Segurança para mostrar a importância da ação e dar celeridade ao processo.

Por MPCE


 

segunda-feira, 8 de julho de 2024

SANTUÁRIO DE CANINDÉ DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO PERDÃO DE ASSIS

 

PROCURADOR DE JUSTIÇA LUCÍDIO QUEIROZ É NOMEADO DESEMBARGADOR DO TJCE

 

  


O procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Francisco Lucídio de Queiroz Júnior, foi nomeado pelo governador Elmano de Freitas, nesta segunda-feira (08/07), para assumir o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). O anúncio foi feito nas redes sociais do governador e confirmado em publicação do Diário Oficial do Estado.

Lucídio Queiroz vai ocupar a vaga do TJCE destinada ao quinto constitucional, dispositivo jurídico que confere 20% (1/5) dos assentos existentes nos tribunais aos membros do Ministério Público e a advogados. A escolha é uma prerrogativa do governador do Estado, a partir de lista tríplice enviada pelo TJ após votação de seis nomes indicados pelo MP. Na sessão do Pleno do TJ ocorrida no dia 13 de junho, Lucídio Queiroz obteve 41 votos, ocupando o primeiro lugar na disputa.  O procurador de Justiça formou lista tríplice com Emmanuel Roberto Girão de Castro Pinto e Francisco Rinaldo de Sousa Janja, ambos procuradores de Justiça do MP do Ceará. 

  
Francisco Lucídio de Queiroz Júnior ingressou no Ministério Público do Estado do Ceará em 1993. Como promotor de Justiça, atuou em mais de 90 comarcas. Em Fortaleza, atuou em promotorias criminais, do Júri, trânsito, drogas, meio ambiente e militar. Auxiliou no Centro de Apoio à Moralidade Administrativa, na Promotoria de Combate ao Crime Organizado e no Núcleo de Recursos Criminais. Por oito anos, foi coordenador do Grupo de Descongestionamento Processual (GDESC) do MP do Ceará.   

Atualmente é vice-procurador-geral de Justiça, titular da 3ª Procuradoria de Justiça, da área criminal, e membro do Órgão Especial do Colégio de Procuradores. Por dois mandatos, foi membro do Conselho Superior do Ministério Público. Na Administração Superior do Ministério Público foi secretário-geral em três gestões, chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, secretário dos Órgãos Colegiados e presidente da comissão do primeiro concurso do MP do Ceará. Recebeu distinção pela participação na criação e instalação do Primeiro Conselho Tutelar de sete municípios cearenses. É especialista em Direito Ambiental e Direito Processual Penal. Foi designado para defender o Estado brasileiro perante a Organização dos Estados Americanos (OEA), em sessão realizada em Washington-DC, sendo o Brasil absolvido da acusação que lhe foi imposta.  

Por MPCE

 

PUBLICIDADE