sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

SINDICATO RURAL SEDIA ENCONTRO COM REPRESENTANTES DO BANCO DO NORDESTE

 

Foto: Divulgação/Straaf


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Canindé – Straaf Canindé sediou nesta sexta-feira, 24, um encontro para renovação e acesso ao crédito pelo Agroamigo do Banco do Nordeste.

Na oportunidade, o presidente Heltin Sousa reforçou a parceria institucional e a luta incessante por políticas públicas para o homem e a mulher do campo. Já o secretário de políticas Agrícolas, Carlos Alberto, fez uma explanação aos presentes do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar - CAF.

O STRAAF de Canindé tem feito parcerias que beneficiam e estimulam a produção rural.

COVID-19: GOVERNO DO CEARÁ ANUNCIA APLICAÇÃO DE VACINAÇÃO BIVALENTE

 


Foto: Ascom/Casa Civil

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, e a secretária estadual da Saúde, Tânia Mara Coelho, anunciaram, em transmissão ao vivo nas redes sociais, o início da aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. A partir de segunda-feira (27), pessoas com mais de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, acolhidos e trabalhadores em instituições de longa permanência podem receber a vacina nos 184 municípios cearenses, como parte da primeira fase da campanha no estado.

Para recebê-la, é necessário ter completado ao menos um esquema primário com as doses monovalentes (D1 + D2), com quatro meses de intervalo.

“Nosso pedido é para que, a partir de segunda-feira, todo o grupo contemplado na primeira fase possa procurar os postos de saúde dos municípios para garantir as doses da vacina. Temos uma cultura de vacinação e nosso histórico comprova: somente pela vacina pudemos superar as fases mais críticas da pandemia do coronavírus”, destacou o governador Elmano de Freitas.

“Esta é uma campanha nacional que envolve todos os estados e municípios brasileiros seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Além da cepa original, a vacina da Pfizer confere proteção contra as variantes da Ômicron, que atualmente circulam com mais intensidade”, pontua a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho.

PUBLICIDADE


A campanha tem por objetivo vacinar 90% dos grupos prioritários a cada fase. O segundo momento será voltado para pessoas de 60 a 69 anos. Na fase 3, gestantes e puérperas receberão o imunizante. Profissionais da Saúde, pessoas com deficiência permanente, adolescentes cumprindo medidas no sistema socioeducativo, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional serão imunizados nas fases 4 e 5.

A vacinação nos municípios acontece nos postos de saúde e segue as recomendações da Secretaria da Saúde e do Programa Nacional de Vacinação de 2023 do Ministério da Saúde. A apresentação de documento de identificação com foto é obrigatória.

Por Ascom/Casa Civil

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

ASSEMBLEIA LANÇA PACTO CEARÁ SEM FOME

 



A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta sexta-feira (24/02), às 14h30, no Plenário 13 de Maio, sessão especial para debater a campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Na ocasião, será lançado o Pacto Ceará sem Fome, que articulará ações dos poderes Legislativo e Executivo e da sociedade civil voltadas à segurança alimentar e nutricional dos mais vulneráveis.

 

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), lembra que o Parlamento estadual tem, nos últimos anos, ampliado as suas ações de responsabilidade social, indo além da rotina dos trabalhos legislativos com mais serviços e pactuações que cumprem o objetivo de prestar auxílio ao povo que mais precisa. Durante a pandemia, realizou a doação de 30 toneladas de alimentos a municípios com alto índice de vulnerabilidade social, pontua. 

Neste biênio à frente da Alece, o parlamentar enfatiza que o combate à fome seguirá como tema urgente e que será cada vez mais abraçado pelo Parlamento com campanhas e mobilizações junto a outros poderes, instituições e sociedade civil. Nesse sentido, “o Pacto Ceará sem Fome surge como iniciativa fundamental para aglutinar esforços, e garantirmos, o quanto antes, comida no prato de todas as famílias cearenses”, destaca.

 

O Pacto Ceará sem Fome será executado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e o Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará.

 

A sessão especial vai debater também a Campanha da Fraternidade, que tem como foco este ano o combate à fome. A iniciativa foi proposta pelos deputados Renato Roseno (Psol) e Missias Dias (PT). 

 

Foram convidados os representantes da CNBB, pastorais sociais, demais comunidades e entidades participantes da campanha, bem como o Grupo de Trabalho de Combate à Fome do Governo do Estado do Ceará. 

 

Ascom/Assembleia Legislativa

GOVERNADOR ELMANO INAUGURA UNIDADE DO CPRAIO EM NOVA RUSSAS

 

Foto: Ascom/Casa Civil


Pensando na segurança do povo cearense, o governador Elmano de Freitas inaugurou, na manhã desta quinta-feira (23), a nova base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), em Nova Russas. Com a inauguração da unidade, o Governo do Ceará chega a 70 bases espalhadas pelo estado.

O chefe do Executivo foi acompanhado pela prefeita de Nova Russas, Giordana Mano; pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; pela senadora Augusta Brito; e demais autoridades da área da segurança.

“Essa equipe fará um trabalho muito importante, vão dar mais paz e tranquilidade aos cidadãos da cidade de Nova Russas. Aqui é mais uma etapa da ampliação do CPRaio no interior, e como já falamos, queremos que o CPRaio cubra 100% do território cearense e chegaremos lá”, pontuou o governador Elmano de Freitas.

A expansão do CPRaio pelo Interior cearense, que hoje já conta com 54 bases, teve início em 2015. Para além das bases interioranas, existem duas na Capital e 14 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).


PUBLICIDADE 


De acordo com o Governo do Ceará, a nova base do Raio em Nova Russas faz parte de uma nova estratégia de descentralizar as unidades do Comando a fim de dar mais agilidade no atendimento das ocorrências. Na nova base, ficarão instalados 23 PMs. Eles terão dez motocicletas e uma viatura.

Outra estratégia de segurança do Governo do Ceará é a expansão das centrais de videomonitoramento. Atualmente, são 68 em todo o Estado, com 4.001 câmeras no total. Em Nova Russas, a central de videomonitoramento possui 15 câmeras espalhadas por todo o município.


RUAS DO MONTE RECEBEM CALÇAMENTO APÓS 30 ANOS DE ESPERA

 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

CNBB ABRE CF 2023

 

Foto: Divulgação/CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu oficialmente, na manhã desta quarta-feira de Cinzas, (22), a Campanha da Fraternidade 2023 sobre a Fome no Brasil. A missa, realizada na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da entidade, foi dedicada à vivência de uma “abençoada Quaresma e uma santa Campanha da Fraternidade”. O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, também dedicou a celebração às pessoas que experimentam a realidade da fome, aos atingidos e vítimas das chuvas no litoral Norte de São Paulo, guerras, catástrofes e situações de violência.

 

Em sua homilia, dom Joel ressaltou que só o ser humano ganhou do Criador a liberdade e a direção da conversão, a ser vivida de modo mais intenso no período da Quaresma, é dada pelo mandamento do amor deixado por Jesus Cristo. “O amor a Deus nos conduz ao amor ao próximo e a nós mesmos”, disse. A quaresma, segundo o secretário-geral da CNBB, é um tempo litúrgico pedagógico de 40 dias para que os cristãos e católicos sejam pessoas de conversão. “O mundo todo precisa passar por um tempo de Quaresma e conversão”, exortou.

Dom Joel destacou ainda que há seis décadas a Igreja no Brasil vive, no tempo Quaresmal, a Campanha da Fraternidade. O prelado  reforçou também que a CF não substitui a Quaresma. “A Campanha se junta a tudo o mais que é feito neste tempo litúrgico para que numa perspectiva de comunhão a Igreja no Brasil possa viver a conversão”, disse.

Neste ano, dom Joel pontuou que a Igreja vai aprofundar o tema da fome. “O Brasil enfrenta o flagelo social e humanitário da fome, fenômeno que demonstra a incapacidade de um país em oferecer para seus filhos e filhas as condições necessárias para satisfazer o seu instinto de sobrevivência e desenvolvimento como pessoa. “Quando a sobrevivência não é atendida é a morte que acontece. Assistimos recentemente o que está acontecendo com os Yanomami”, exemplificou.

Lançamento oficial da CF 2023

Na cerimônia de lançamento oficial da Campanha da Fraternidade, realizada no auditório dom Helder Câmara e conduzida pelo assessor do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, foi apresentada a mensagem que o Papa Francisco, mantendo a tradição dos papas, enviou ao Brasil por ocasião da Campanha da Fraternidade 2023. Seu desejo expresso no texto é que a reflexão sobre o tema da fome, proposto pela CNBB aos católicos brasileiros no Tempo da Quaresma, seja “uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome”.

A intenção é que essa reflexão gere em todos, diz o Papa, “a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais”. Na mensagem, o Papa recorda o convite que Deus faz a trilhar um “caminho de verdadeira e sincera conversão” e que a proposta da Campanha da Fraternidade tem o intuito de animar o povo fiel “nesse itinerário ao encontro do Senhor”, com a a proposta de voltar o olhar para os mais necessitados, “afetados pelo flagelo da fome”.

O secretário-geral explicou porque a CNBB optou, pela terceira vez, por tratar o tema da fome. Segundo ele, uma das razões é o fato de o Brasil ter reingressado no Mapa da Fome da ONU. “Se a fome de uma pessoa deve nos incomodar, como nos tornar indiferentes diante da fome de milhões de irmãos e irmãs?”, questionou.

Dom Joel disse que a CF mostra uma consequência do pecado, no caso a fome, à qual por meio dos exercícios quaresmais, a Igreja no Brasil convida a todos a enfrentar com ações fraternas e solidárias. “A CF segue um espirito indutivo de nos conduzir ao espírito quaresmal de conversão”, reforçou.

Por Ascom/CNBB


terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

PRESIDENTE LULA VISITA MUNICÍPIO ATINGIDO POR TEMPORAL EM SÃO PAULO

 

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil


Em visita neste dia (20) ao município paulista de São Sebastião, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu a reconstrução de casas atingidas pelos temporais, desde que em áreas consideradas seguras e aptas para moradias.

O presidente lembrou que há municípios brasileiros que registraram tragédias semelhantes há cinco, seis ou sete anos e que, ainda assim, o problema habitacional das famílias afetadas não foi resolvido.

Lula pediu ao prefeito da cidade,  Felipe Augusto, auxílio para mapear as localidades em que a Defesa Civil atesta segurança para a construção de casas. “Desta vez, vai acontecer de verdade. Só arrumar terreno mais seguro”, disse. “Vocês vão voltar a ter um ninho, para cuidar da família de vocês”, completou.

União

Durante a visita, Lula enfatizou que os governos federal, estadual e municipal devem atuar juntos para superar a tragédia que deixou, até o momento, 36 mortos.

“Estamos juntos. Acabou a eleição”, disse, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto. “Se cada um ficar trabalhando sozinho, nossa capacidade de rendimento é muito menor. Por isso, precisamos estar juntos”.

Em entrevista, Lula manifestou solidariedade ao povo do litoral norte de São Paulo e pediu orações não apenas pelas vítimas e suas famílias, mas para que a chuva cesse ao longo dos próximos dias e o tempo permita a continuidade dos trabalhos de resgate.

“Uma boa reza, com muita fé, sempre ajuda a reconquistar o que a gente quer.”

Ele lembrou que, “há muito tempo”, não se via no país governador, presidente e prefeito sentados à mesa em função de algo em comum e que atinge a todos. “É uma demonstração de que é possível exercer a nossa função na democracia mesmo quando a gente pertence a partidos diferentes”.

“Bem comum do povo é muito mais importante do que qualquer divergência que a gente possa ter.”



O Fundo Social de São Paulo e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil distribuem, nesta terça-feira (21), 7,5 toneladas de doações de itens de ajuda humanitária às vítimas dos temporais que castigaram o litoral norte do estado no fim de semana. Os insumos foram recolhidos no primeiro dia de doações da campanha organizada pelo órgão.

A primeira-dama do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, e o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, participam da entrega dos alimentos, roupas e itens de higiene e limpeza para as pessoas desabrigadas e desalojadas no município de São Sebastião.

Além de donativos como alimentos não perecíveis, água mineral e roupas limpas e em bom estado para uso, os interessados também podem fazer depósitos, transferência ou PIX para auxiliar as famílias desalojadas ou desabrigadas de São Sebastião, por meio de duas contas do Fundo Social de São Paulo. Saiba mais clicando aqui

   Por Agência Brasil

 


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

PREFEITURA GARANTE HORA DE TRATOR PARA AGRICULTORES DE CANINDÉ

FUNCEP APOIA EQUIPE DE VOLEIBOL DE CANINDÉ

LANÇADO CARTAZ DA FESTA DE SÃO JOSÉ

DICAS DA PRF PARA AS ESTRADADAS NO CARNAVAL

 

CORPO DE BOMBEIROS DEBELA INCÊNDIO EM QUIXERAMOBIM

 

 

Foto: Divulgação/ CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) debelou, na noite da última quinta-feira (16), um incêndio em uma residência em Quixeramobim. Ninguém ficou ferido na ocorrência, houve apenas danos materiais.

Uma equipe da 4ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (4ª Cia do 4º BBM) foi acionada para atender uma ocorrência de incêndio em uma residência, no bairro Depósito. Ao chegarem no local, a equipe constatou o fato e observou que o fogo havia consumido algumas peças de roupas e um colchão.

De acordo com o Corpo de Bombeiros a ação rápida impediu a propagação das chamas para residências vizinhas. Após a realização da perícia, será possível esclarecer onde e como o incêndio se iniciou.

Os ventiladores e condicionadores de ar são os aparelhos elétricos que mais causam esse tipo de sinistro. Também vale ressaltar a importância de desligar o registro do gás de cozinha e o de eletricidade, ao sair de casa, como forma de prevenção.

Este ano, o Corpo de Bombeiros já atendeu 95 incêndios em residências unifamiliar e 21 casos em residências multifamiliar.

 

PM APREENDE ESPINGARDAS E MUNIÇÃO NA ZONA RURAL DE CANINDÉ

 

 

Divulgação/PM

Uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu, neste domingo (19), sete espingardas, sendo duas calibre 28; duas artenasanais; uma cal. 12, cal. 36 e uma de pressão. As apreensões ocorreram no distrito de Ipueira dos Gomes,, em Canindé.

PUBLICIDADE


De acordo com a PM, os policiais do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) foram acionados para uma ocorrência em que um homem teria atirado contra si com uma arma de pressão após uma discussão com a companheira. O homem foi socorrido ao hospital de Canindé e não corre risco de morte.

 

Policiais do CPRaio e da Força Tática foram ao local e apreenderam, na casa do homem, as armas de fogo.


Além do armamento, os PMs apreenderam 112 munições de diversos calibres. Um procedimento policial com base no crime de posse irregular de arma de fogo foi instaurado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Canindé.

 


CORPO DEBOMBEIROS APAGA PRINCÍPIO DE INCÊNDIO NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ

 

Foto: CBMCE

O Corpo de Bombeiros apago
u neste domingo, 19, um princípio de incêndio de carreta em Canindé.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do Ceará, os militares realizaram o controle do princípio de incêndio com o resfriamento do veículo.

Populares via 193 acionaram a 6ª Companhia do 3º Batalhão que, imediatamente, se deslocaram até o km 270 da BR 020, na localidade Vila Campos para solucionar o problema.

PUBLICIDADE


De acordo com o capitão Erasmo Vieira da Costa, “a carga era de resíduo de óleo vegetal e não foi atingida. 

As chamas atingiram a carroceria e alguns pertences do condutor, que não se feriu. Nesse sentido, a carreta ficou a margem da rodovia.

Em 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará já atendeu 54 ocorrências de incêndio em veículos.

HOSPITAL DE CANINDÉ DIVULGA BLOQUINHO DE BEBÊS NEO