sábado, 4 de dezembro de 2021

Corpo de Bombeiros resgata vítima presa às ferragens de caminhão que tombou em Madalena

 




 

Os Bombeiros Militares de Canindé resgataram um vítima que se encontrava presa às ferragens de um caminhão que tombou no quilômetro 248 da BR 020, em Madalena. O incidente ocorreu por volta das 6h40 da manhã desta sexta-feira (3), na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15).

De acordo com o subtenente Genivan, “o condutor da carreta ficou preso entre o banco e a carenagem, sendo necessário o uso do aparelho expansor do kit de desencarceramento para realizar o resgate”, informou o comandante do socorro.

A carreta tombada, com placas de Minas Gerais, vinha carregada de feijão e teve sua carga toda derramada ao solo. A vítima consciente e orientada, foi estabilizada, imobilizada e entregue ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que foi conduzida para atendimento hospitalar em Canindé. Também atuou no incidente a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A guarnição que atendeu a ocorrência era composta pelo subtenente Genivan, cabo Eranilson, soldado Vieira, soldado Maximiller e soldado Darlan.

CBMCE

General Sampaio e Nova Russas recebem 90 mil peixes

 




Nesta quinta-feira (2) águas represadas em açudes públicos nos municípios de General Sampaio, no Vale do Curu, e Nova Russas, no Sertão de Crateús, receberam do Governo do Ceará alevinos por meio Projeto de Peixamento da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) alevinos para repovar as áreas.

Com isto, está assegurada em até quatro meses a retomada da atividade da pesca artesanal, uma vez que no tamanho ideal uma fêmea é capaz de produzir até mil alevinos. A informação é da equipe técnica responsável pela ação (Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar/COPEA).

Foram entregues 60 mil alevinos em General Sampaio e outro 30 mil em Nova Russas.

Até março de 2022 deverão ser entregues cinco milhões de alevinos em 850 açudes, com expectativa de gerar 1,255 toneladas de peixe por ano e movimentar até R$ 6 milhões em negócios rurais.

Ascom/SDA

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Canindé: Audiência pública debate Plano de Saneamento Básico

 



Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 2, na Câmara Municipal de Canindé, mais uma audiência pública para apresentação e implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico.

O plano contempla quatro eixos: Serviço de drenagem urbana e manejo de águas pluviais e serviços de limpeza urbana; Serviço de abastecimento público de água potável; Serviço de esgotamento sanitário, e resíduos de manejo sólidos.

Conforme o Secretário do Meio Ambiente, Alexsandro Justa, o plano elaborado pelo município vai garantir que os quatro eixos possam ter acesso a recursos disponibilizados pelo Governo Federal.

A audiência pública foi conduzida pela presidente da Câmara Municipal, Karlinda Coelho, e contou com a participação dos vereadores Evelton Xavier, Chico Justa e Sargento Nascimento. Também participaram do debate em torno do assunto, o presidente do SAAE, Xisto Lima; o Secretário de Agricultura, João Paulo Ribeiro; dos engenheiros Elias Teixeira e Francisco Gomes; da arquiteta Fábia Sales e outros colaboradores.

O projeto agora será enviado para apreciação do Poder Legislativo Municipal.

 

Vereadoras de Canindé participam do I Encontro Estadual de Mulheres na Política

  

Foto: Divulgação

A presidente da Câmara Municipal de Canindé, Karlinda Coelho, e a vereadora Tatiana Uchoa participaram, na Assembleia Legislativa em Fortaleza, do I Encontro Estadual de Mulheres na Política.





O I Encontro Estadual de Mulheres na Política prosseguiu na tarde desta segunda-feira (29/11) e um dos temas debatidos foi “Cotas de Gênero e Raciais nas Eleições de 2022”.

A mediadora do evento, Raquel Andrade, coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa (PEM), destacou a importância do evento e informou que a Procuradoria Especial da Mulher da AL está ampliando o número de procuradorias no Ceará. Ela ressaltou que são quatro já instaladas no interior e, até o fim do ano, deverá chegar a 40 no Ceará. “A ideia é conseguir ampliar até o fim do ano que vem para 100 procuradorias da mulher no Ceará”. O PEM tem atuado fortemente na conscientização sobre direitos das mulheres e o combate à violência contra a mulher, pontuou.

A desembargadora e juíza eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE), Kamille Castro, acentuou que a participação da mulher na política não significa “tomar” espaço dos homens, mas somar junto com eles.

A magistrada citou pesquisa realizada pelo Instituto Justiça de Saia em parceria com a organização Justiceiras, entre os dias 8 de outubro e 22 de novembro, que concluiu que as mulheres brasileiras gostam de participar de forma mais ativa na política e estão dispostas a isso.

Segundo Kamille, 1.194 mulheres foram entrevistadas com o objetivo de mapear a violência política contra as mulheres no Brasil. De acordo com ela, 86,9% nunca se candidataram a um cargo público por falta de recursos partidários, seguido de 15% por medo da exposição e falta de capacitação ou na orientação na candidatura e campanha. “Todas nós somos capazes. Lugar da mulher é onde ela quiser”, ressaltou. 

 

Com informações Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Frades participam de II Retiro Provincial em Olinda/PE

Foto: Divulgação/Província 


 

Teve início nesta segunda-feira, 29, no Convento São Francisco em Olinda/PE, o II Retiro Provincial. O evento é realizado pela Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil e acontece duas vezes anualmente para reflexão, oração, meditação e revisão de vida aos seus frades, espaços indispensáveis e inalienáveis da vida dos frades menores.

De acordo com matéria do site da Província, o I Retiro aconteceu em Lagoa Seca/PB, no mês de julho e contou com a mediação de Dom Frei Severino, OFMCap. o II Retiro iniciado no final de novembro se estenderá até os primeiros dias de dezembro, no Convento primaz dos frades menores no Brasil e tem como mediador o Frei Marconi Lins de Araújo, OFM atualmente pertencente à Fraternidade Santo Antônio de Aracaju/SE, ex-Ministro Provincial da Província de Santo Antônio.

O tema que orienta as reflexões é “O Caminho da Sinodalidade: inspiração para nossa vida e missão de franciscanos, na Igreja e no Mundo”. Na abertura do Retiro, em clima de oração, foi possível fazer memória dos frades falecidos e vivos que inspiram e motivam um caminho franciscano de santidade e, em linhas gerais, apresentou-se os temas para cada dia do retiro que delineiam um itinerário de encontro e escuta do Senhor que incessantemente nos fala por meio da oração, do encontro e da meditação.

Site ofmsantoantonio.org

 


terça-feira, 30 de novembro de 2021

Governo pede devolução do auxílio emergencial recebido indevidamente


 

O Ministério da Cidadania envia até esta terça-feira (30) mensagens de celular (SMS) orientando a devolução voluntária de recursos recebidos indevidamente do auxílio emergencial, além de denúncia de fraudes. Este é o terceiro lote a ser enviado este ano e 625 mil pessoas receberão.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1429690&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1429690&o=node
Também estão na lista de devolução beneficiários do auxílio emergencial e que compõem o público que recebe o Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) via Cadastro Único (CadÚnico) e que precisam fazer a devolução.

Estão entre os alvos da ação, trabalhadores que declararam o Imposto de Renda Pessoa Física e foram notificados para fazer a restituição do auxílio emergencial, mas ainda não efetuaram o pagamento. Além disso, pessoas que receberam recursos, mas não se enquadram nos critérios de elegibilidade do programa.
Outro grupo inclui pessoas que recebem um segundo benefício assistencial do governo federal, como aposentadoria, seguro desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Quem tem vínculo empregatício na data do requerimento do auxílio emergencial também terá de ressarcir os cofres públicos.

Segundo o ministério, após os dois primeiros lotes de mensagens, foram devolvidos aos cofres públicos aproximadamente R$ 66,3 milhões no período de 18 de agosto a 18 de novembro.
Agência Brasil

 

domingo, 28 de novembro de 2021

Governo proíbe grandes eventos de Réveillon no Ceará


 Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil


Academias, cinemas, teatros e outros espaços poderão funcionar com 100% de sua capacidade, desde que solicitem o passaporte sanitário

 

O governador Camilo Santana anunciou, na tarde desta sexta-feira (26), as decisões tomadas pelo Comitê Científico de Combate à pandemia para o novo decreto estadual de enfrentamento. O colegiado deliberou que ficam proibidos grandes eventos de Réveillon no Ceará. As festas poderão ser realizadas seguindo as diretrizes estabelecidas no último decreto, do dia 16 de novembro. O passaporte sanitário segue obrigatório, assim com as demais medidas de prevenção.

“Tomamos essa decisão por absoluta prudência, responsabilidade e respeito de forma prioritária à vida dos nossos irmãos e irmãs cearenses. Estamos vencendo essa pandemia e não descansaremos enquanto não vacinarmos todos os cearenses”, ressaltou o governador, que, sobre a realização do Carnaval, afirmou que deverá ser discutido pelo comitê em um momento posterior.

Outra novidade do novo decreto é a respeito da ampliação da capacidade de ambientes que ainda possuem restrições, a exemplo de academias, cinemas, teatros e outros espaços. De acordo com Camilo Santana, esses estabelecimentos poderão operar com 100% de sua capacidade, desde que solicitem o passaporte sanitário de seus frequentadores.

O chefe do Executivo estadual disse que a procura pela vacina aumentou bastante desde a implementação do passaporte sanitário, e ressaltou que os casos de internação, na maioria, são de pessoas ainda não imunizadas. “A grande maioria de pessoas que estão precisando de internação, seja em enfermaria ou UTI, são pessoas que não se vacinaram ou não tomaram as doses completas. Isso mostra a eficiência da vacina”, enfatizou Camilo.

Monitoramento

Como vem sendo feito desde o início da pandemia, o Governo do Ceará vem monitorando os números de casos e óbitos em todos os municípios cearenses. Segundo o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, houve aumento de casos em alguns municípios. “Esse aumento da positividade em alguns municípios significa que ainda existe circulação do vírus e se isso ocorre deve aumentar mais ainda a nossa preocupação em aumentar a cobertura vacinal e das pessoas cumprirem os protocolos sanitários”, ponderou o gestor da pasta.

O Ceará já ultrapassou as 13 milhões de doses aplicadas. Isso representa que mais de 74% das pessoas acima de 12 anos completaram o esquema vacinal, e 87,4% já tomaram a primeira dose. “A única forma que temos de superar essa pandemia e voltarmos à normalidade é todos se vacinando”, reforçou Camilo Santana.

O governador aproveitou, ainda, para lembrar às pessoas que já estão no tempo de receber a terceira dose da importância de buscarem o local de vacinação para o reforço. “É fundamental que as pessoas que já estão no tempo de tomar não deixem de ir”, pediu Camilo.

Ascom/Casa Civil