O Núcleo de Perícia Forense de Canindé (IML) confirmou o número oficial de pessoas que morreram no acidente envolvendo o ônibus da Viação Princesa dos Inhamuns, na manhã de domingo, 18, por volta das 8h30, no Km 303 da BR-020, nas proximidades do Barzão, já na entrada da cidade de Canindé.
De acordo com o médico legista e coordenador do IML de Canindé, Paulo Granjeiro, 18 corpos deram entrada no Instituto Médico Legal do Município, sendo que desse total, 8 foram encaminhados para o IML de Fortaleza, por conta da estrutura e para facilitar a identificação de alguns corpos que ficaram dilacerados.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o ônibus seguia do Município de Boa Viagem com destino a Fortaleza e no momento do acidente pelo menos 45 pessoas, incluindo cobrador e motorista, estavam no ônibus.
Além dos 18 mortos, várias pessoas ficaram feridas, sendo que cerca de 15 a 18 feridos que foram atendidos no Hospital Regional São Francisco em Canindé, 6 foram liberados, inclusive, 3 eram crianças, 10 foram transferidas para o IJF em Fortaleza e 2 mulheres, mãe e filha foram a óbito.
Os pacientes atendidos no IJF foram identificados como: Francisco Elson Nascimento Saraiva, João Vieira Sobrinho, Raimundo Barbosa, João Nunes da Silva, Cristiane de Souza Paulino, Maria Inês Moreira Santos, José Ribamar Lima de Oliveira, Maria Vera Lúcia, Francisco Douglas Sousa Uchoa, Rita do Nascimento e Hilda Inácio dos Santos.
Desse total, três foram socorridos para o hospital de helicóptero, os outros foram atendidos pela ambulância do Samu.
As vítimas sofreram fraturas expostas e a maioria será submetida a procedimentos cirúrgicos.
De acordo com a Delegada Municipal de Polícia Civil de Canindé, Gisele Oliveira, o motorista do ônibus, que sofreu lesões leves, informou que um motociclista que seguia à sua frente teria freado bruscamente. Na tentativa de evitar a colisão, o condutor perdeu o controle do veículo, que saiu da pista e virou.
Os passageiros que sofreram ferimentos leves foram atendidos na UPA de Canindé, e logo foram liberados.
O Defensor Público do Estado do Ceará, Régis Gonçalves Pinheiro, supervisor do Núcleo de Direitos Humanos, esteve em Canindé, e falou à imprensa local que irá atender as famílias das vítimas dando todo o suporte jurídico necessário.
Mortos no Acidente, identificados até o momento:
Antônio Fernando Oliveira Lima, 44 anos;
Vilauda Venâncio Barbosa, 36 anos;
Francisca Venâncio da Silva, 67 anos;
Márcia Barbosa, 20 anos;
Maria de Oliveira Magalhães, 61 anos;
Maria da Silva Oliveira, 61 anos,
Patrícia da Silva Oliveira, 24 anos; todos residentes no Município de Boa Viagem.
Também morreram no local do acidente:
Francisco Adriano Nascimento Silva, 31 anos, residente no Alto Guaramiranga, em Canindé;
Francisca Luana Santos Silva, 31 anos, residente em Fortaleza;
Maria Rosary Pereira, 67 anos;
José Evangelista de Castro Filho,
Maria Viana Barbosa
e Antônio Carlos da Silva.
Fotos: Tom Lima