sábado, 2 de abril de 2022

Izolda Cela assume governo do Estado do Ceará

 

 

Foto: Marcos Moura

A governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, foi empossada na tarde deste sábado (02/04), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A cerimônia de posse, realizada em formato presencial e remoto, aconteceu após a leitura da carta de renúncia de Camilo Santana (PT), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na última sexta-feira (01/04). A solenidade foi conduzida pelo presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT).

Depois de fazer o juramento e assinar o termo de posse na Alece, Izolda Cela discursou na tribuna, onde anunciou seu compromisso com o Estado do Ceará, que deve durar até 31 de dezembro de 2022. “Reforço aqui meu compromisso com aquilo que deve nortear a política, que são as ações e projetos direcionados às necessidades da população, do crescimento sustentável do Estado, da elevação do perfil educacional e cultural da população, assim como a redução das desigualdades”, disse.

A governadora também afirmou que, ao longo dos últimos anos, as contribuições e parcerias da Assembleia Legislativa do Ceará em propostas voltadas para a responsabilidade cívica, prosperidade do Estado, e melhoria da vida dos cearenses, “são evidentes e se fazem especialmente importantes nos momentos desafiadores em que é imperativo a união das forças democráticas”.

“Quero enfatizar as iniciativas próprias da Assembleia assim como seu protagonismo em coisas tão essenciais para superar os desafios da atualidade, como as ações voltadas para mulheres, para os jovens, para a resolução de conflitos e a vivência de relações humanas mais cordiais e pacíficas”, salientou.Ela pediu apoio da Alece nos meses vindouros e reforçou a “importância vital do Parlamento para que os avanços ocorram de forma justa, sustentável, equilibrada”.

Sobre ser a primeira governadora efetiva do Estado do Ceará, Izolda comentou que se sente “extremamente convocada a superar os desafios que afetam ainda tão fortemente a vida e a condição da mulher”.Quanto ao ex-governador Camilo Santana, Izolda afirmou ser um líder “exemplar dentro de um cenário tão carente de lideranças e alheio às necessidades do povo”.

“Camilo é um homem íntegro e notável, de espírito público, e que dedicou sua competência e força de trabalho para honrar a confiança do povo cearense, e seguirei firme no compromisso de honrar sua gestão até dezembro de 2022”, disse.

O presidente da Casa, deputado Evandro Leitão, também ressaltou a atuação de Camilo Santana no Governo do Estado. “Um dos melhores governadores que o Ceará já teve, e que com muito esforço, talento e dedicação, enfrentou momentos desafiantes e superou todos com sua serenidade, prudência e equilíbrio”, elogiou.

Evandro Leitão lembrou que o Legislativo cearense sempre atuou ao lado da população, e acompanhou o governo de Camilo Santana em muitos momentos delicados. “Tivemos uma crise hídrica, crise na segurança pública, e a crise sanitária que se instalou com a pandemia de Covid-19, situações em que Camilo teve que tomar decisões muito difíceis e impopulares, mas sempre visando o bem e a saúde da população”, enfatizou.

Quanto à posse de Izolda como governadora, o presidente afirmou que “o Ceará está em ótimas mãos”. O parlamentar lembrou que a Alece tem reforçado, por meio de ações e propostas, a importância de dar voz às mulheres e incentivar o protagonismo feminino na política.

“A história da mulher na política é recente, mas cheia de conquistas significativas, então para nós é uma honra ver esta Casa empossar uma mulher com tantas qualidades, e somar mais esse desafio à sua rica trajetória, que já é um sucesso”, elogiou Evandro.

Participaram da mesa da cerimônia de posse o ex-ministro Ciro Gomes; a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro; o prefeito de Fortaleza, José Sarto; além dos deputados estaduais Fernando Santana (PT), Danniel Oliveira (MDB), Antonio Granja (PDT), e Erika Amorim (PSD).
Após a sessão, os parlamentares acompanharam a solenidade de transmissão de cargo de Camilo Santana para Izolda Cela, no Palácio da Abolição.

Agência Assembleia

 

 

sexta-feira, 1 de abril de 2022

IZOLDA TOMA POSSE SÁBADO (2) NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

 

 


A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, neste sábado (02/04), às 15h30, no Plenário 13 de Maio, sessão extraordinária para a leitura da carta renúncia do governador Camilo Santana. A partir das 16h, será realizada sessão solene para o compromisso e posse de Izolda Cela, atual vice-governadora, ao cargo de governadora.

O momento marca a primeira vez que o Ceará terá uma mulher de forma efetiva como governadora em sua história. Após a solenidade na Alece, os parlamentares acompanharão a transmissão do cargo no Palácio da Abolição.

Os protocolos sanitários de prevenção seguem sendo exigidos dos convidados para participação da sessão e da solene, como uso de máscara e exibição do comprovante de vacinação com a 3ª dose.

SA/CG

 

POLÍCIA PRENDE MULHER QUE PERMITIA ABUSO SEXUAL DE FILHA MENOR DE IDADE

 

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) cumpriu um mandado de prisão por sentença condenatória em desfavor de uma mulher de 36 anos, por omitir socorro e ser conivente com o estupro da própria filha, uma menina de nove anos. Segundo informações policiais, os crimes foram cometidos em 2020, pelo companheiro da mãe, padastro da vítima, um homem de 48 anos. A prisão da suspeita ocorreu, nessa quarta-feira (30), em Tauá.

Segundo levantamentos policiais, os crimes ocorriam quando o companheiro da mulher aproveitava a ausência dela, que saia para trabalhar, e cometia o crime de estupro contra a criança, que na época, tinha nove anos de idade. A menina chegou a relatar os crimes para a mãe, e ela omitiu socorro. Ainda segundo apurações policiais, ele tentou cometer o mesmo crime com a irmã da menina, uma adolescente de 13 anos.

Após investigações policiais, o homem acabou condenado por estupro de vulnerável e foi preso, ainda em 2020. Atualmente ele se encontra em uma unidade penitenciária cumprindo pena. As meninas, hoje com 11 e 15 anos, são acompanhadas pelo Conselho Tutelar da região e estão aos cuidados da família. A mãe delas, que estava com um mandado de prisão condenatória de 21 anos e três meses em aberto pelo crime de estupro de vulnerável e por satisfazer a própria lascívia ou de terceiros, estava foragida.

Os investigadores da PC-CE lograram êxito na captura da mulher, na manhã do dia (30), em Tauá, quando foi localizada em seu local de trabalho. Ela foi conduzida para uma unidade policial, onde encontra-se à disposição da Justiça. As investigações continuam, pois há indícios de que a menina era abusada por outros homens, amigos do padrasto da vítima.

Fonte: SSPDS

PREFEITURA DE CANINDÉ REFORMA ESCOLA MARIA AGLAÊ


 

AUTORIDADES PARTICIPAM DE ENCONTRO DO MOVE CEARÁ


 

quarta-feira, 30 de março de 2022

Canindé sedia encontro do Move Ceará

 

O município de Canindé recebe a equipe do Move Ceará nesta quinta-feira, 31, para encontro com o setor produtivo local. Os setores de Turismo, Comércio e Agronegócio da Macrorregião do Sertão de Canindé, formada por seis municípios, terão suas demandas ouvidas e priorizadas em mais um encontro regional do Move CE, que é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará e da plataforma de negócios TrendsCE, que continua sua rota pelo Estado. O encontro acontece em dois momentos: às 9h e às 13h, no auditório da Câmara De Dirigentes Lojistas (CDL) de Canindé.

O projeto Move Ceará é uma iniciativa da Assembleia Legislativa, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Casa Legislativa, e da Trends CE, plataforma de comunicação e negócios.

A  Trends CE atua em rede e fomenta de forma estratégica o ambiente de negócios por meio da análise de tendências, oferta de conteúdo especializado e da criação de ambientes de aprendizagem e conexão entre os diferentes atores dos setores público, privado, terceiro setor e da academia.

Cano danificado prejudica abastecimento d'água na sede de Canindé

 


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Canindé iniciou durante a manhã desta quarta-feira, 30, a recuperação de um cano danificado na rua Mozart Pinto, esquina com rua Tabelião Facundo.

O cano de 250 mm apresentou vazamento no final da tarde desta terça-feira, 29, prejudicando o abastecimento da cidade de Canindé.

De acordo com a autarquia municipal, a retomada do abastecimento d'água está prevista para o final da tarde de hoje (30/03/2022).

 

Na ocasião, o SAAE aproveitou o período de suspensão de abastecimento para realizar manutenção corretiva e preventiva da ETA, na estação de tratamento.





terça-feira, 29 de março de 2022

Câmara aprova contas de gestão da prefeita Rozário Ximenes


Vereadores seguem parecer do Tribunal de Cantas do Estado 
 

segunda-feira, 28 de março de 2022

Canindé tem 225 mortes por Covid-19

 


Beneficiários do INSS vão receber adiantamento do 13º salário

 


 

A partir do próximo mês, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira parcela da antecipação do pagamento do 13º salário. A primeira, correspondente a 50% do valor do benefício, será paga entre 25 de abril e 6 de maio, conforme cronograma de recebimento dos benefícios. Já a segunda parcela será paga de 25 de maio a 7 de junho.

A antecipação do pagamento do 13º salário aos beneficiários do INSS foi antecipada para o primeiro semestre deste ano por meio de um decreto assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro no dia 17 de março.  A medida faz parte do Programa Renda e Oportunidade, que prevê uma série de medidas para alavancar a retomada do emprego e da economia no país.

Cerca de 30,5 milhões de beneficiários do INSS serão contemplados com a antecipação do 13º salário em todo o Brasil. Segundo o Governo Federal, a medida vai injetar cerca de R$ 56,7 bilhões na economia.

Em geral, o pagamento do 13º salário ocorreria somente nas competências de agosto e novembro. O Governo Federal lembra que a medida não tem impacto orçamentário, já que haverá somente a antecipação do pagamento do benefício, sem acréscimo na despesa prevista para o ano.

No mesmo ato, o Presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória ampliando a margem de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS dos atuais 35% do valor do benefício para até 40%. A MP também autoriza que cidadãos que recebem benefícios assistenciais como o BPC ou que participem do programa Auxílio Brasil tenham acesso ao empréstimo com juros mais baixos.

Segundo o Governo Federal, as mudanças devem beneficiar mais de 50 milhões de brasileiros e liberar cerca de R$ 77 bilhões em empréstimos consignados para esse público.

Outras medidas

Ainda na primeira rodada do Programa Renda e Oportunidade, o Governo Federal anunciou o Programa de Simplificação do Microcrédito Digital, o SIM Digital, destinado a empreendedores populares sem histórico de apoio a crédito no sistema financeiro. Para pessoas físicas, será liberado um crédito de até R$ 1.000 que vão ser pagos em até 24 parcelas, com taxa de juros a partir de 1,95% ao mês. O empréstimo será liberado mesmo para as pessoas que estão com restrição de crédito, os chamados negativados. É a primeira vez que a Caixa faz a liberação para pessoas negativadas e o benefício pode chegar a 30 milhões de pessoas. 

Já para os microempreendedores individuais (MEIs), o crédito é de até R$ 3 mil que podem ser quitados em até 24 parcelas a uma taxa de 1,99% ao mês. Os empréstimos para pessoas físicas serão liberados pelo aplicativo Caixa Tem. Para MEIs, a liberação será nas agências, mas no prazo de dois meses, também estará disponível no aplicativo.

Outra MP assinada pelo Presidente Jair Bolsonaro libera o Saque Extraordinário de até R$ 1.000 do FGTS. A liberação será feita de forma digital, por meio do aplicativo Caixa Tem, e vai de 20 de abril até 15 de junho. A estimativa da Caixa Econômica é de que sejam sacados cerca de R$ 30 bilhões para até 42 milhões de brasileiros. 

A expectativa do Governo é que essas medidas injetem mais de R$ 150 bilhões na economia do país.

Segunda rodada

E em uma segunda rodada de anúncios de medidas do Programa Renda e Oportunidade, na semana passada, o Presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória para garantir resposta rápida para a proteção dos trabalhadores em casos de enfrentamento de estado de calamidade. 

A MP permite a facilitação do regime de teletrabalho, a antecipação de férias individuais ou adoção de férias coletivas, o aproveitamento e antecipação de feriados, banco de horas, a suspensão da exigibilidade dos recolhimentos do FGTS e o saque adiantado de benefícios.

Os gestores também poderão utilizar as medidas previstas no Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da renda, como redução proporcional da jornada de trabalho e do salário ou suspensão temporária do contrato de trabalho mediante acordo com pagamento do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Em relação à modernização do trabalho remoto, a legislação foi ajustada com a possibilidade de adoção do modelo híbrido e a contratação com controle de jornada ou por produção. O texto define ainda as regras aplicáveis ao teletrabalhador que passa a morar em local diferente daquele em que foi contratado. Os trabalhadores com deficiência ou com filhos de até quatro anos completos devem ter prioridade para as vagas em teletrabalho. O trabalho remoto também poderá ser aplicado a aprendizes e estagiários.

No caso de contrato por produção, não será aplicado o capítulo da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que trata da duração do trabalho e que prevê o controle de jornada. Para aquelas atividades em que o controle de jornada não é essencial, o trabalhador terá liberdade para exercer suas tarefas na hora que desejar.

Já no caso da contratação por jornada, fica permitido o controle remoto da jornada pelo empregador, viabilizando o pagamento de horas-extras caso ultrapassada a jornada regular.

Governo do Brasil

Chuvas e sangria de açudes em Canindé


 

domingo, 27 de março de 2022

Homicida de Dieymisson é morto a bala em Canindé


  

Um homem acusado de matar um jovem por crime passional na zona rural de Canindé no ano de 2020 foi executado a bala na noite deste sábado, 26, na localidade de Santana da Cal.

De acordo com informações do 4ºBPM, por volta de 20h10, o Copom recebeu informações relatando o homicídio. PAULO CÉSAR ALVES PONTES, de 37 anos, que usava tornozeleira eletrônica, foi abordado por cerca de dois a três homens encapuzados que saíram de um matagal e surpreenderam a vítima com vários disparos de arma de fogo nas costas, no peito e no rosto. Após o crime, os homens fugiram em um veículo em direção a CE 257.

O corpo da vítima foi recolhido para a Pefoce.

Paulo César foi preso através de uma investigação da Delegacia Regional de Polícia Civil de Canindé, no dia 27 de outubro de 2020, acusado de matar a golpes de faca o namorado de sua ex-mulher. O crime ocorreu no dia 24 de outubro de 2020, na residência da ex-companheira do acusado, na comunidade de Santana da Cal. Onde foi morto a golpes José Dieymisson de Freitas Lopes, de 25 anos.

 

Paulo César cumpriu pena por alguns meses, mas, por determinação judicial já estava em liberdade, sendo monitorado por tornozeleira eletrônica.

A morte de Paulo deve ser investigada pela Delegacia Regional de Canindé.

PM realiza prisão por tráfico de drogas na zona rural de Canindé

 

Foto: Divulgação
 

Polícia Militar realiza prisão em flagrante por tráfico de drogas em Iguaçu, Canindé

Policiais militares pertencentes a Força Tática da 1ª Cia do 4° BPM, juntamente de policiais do @bpraiocaninde realizaram prisão em flagrante de duas mulheres e um homem na área rural de Canindé, na localidade de Iguaçu na tarde desta sexta-feira25.

Quase meio kg de cocaína foi apreendida e apresentada na Delegacia Regional de Canindé.

Fonte: 4ºBPM