sábado, 2 de setembro de 2017

Vereadora Shara diz que vai representar juventude




- Import´s.com  levando o mundo até você 
Baterias para controles elétricos, Brinquedos, Óculos, Joias, Relógios, Camisas, Presentes, e Importados em Geral.
Galeria Frei Lucas Dolle – Loja 07 
Organização Glaubeci Gomes (85) 99978-6811

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Shara Ximenes assume cargo de vereadora em Canindé


Assumiu o cargo de vereadora no município de Canindé, na manhã desta sexta-feira (1), a jovem Shara Ximenes (PMDB), 19 anos de idade.

Shara é filha da prefeita Rozário Ximens (PMDB) e do ex-prefeito Ximenes Filho, já falecido.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal havia alterado o horário da Sessão de 9 para às 11 horas da manhã devido a previsão da participação do presidente do Congresso Nacional, Senador Eunicio Oliveira, mas voltou atrás e manteve o horário normal iniciando às 9 horas da manhã.

A Casa Legislativa ficou lotada de amigos e familiares que foram prestigiar a jovem parlamentar. Além da prefeita Rozário e do Deputado Estadual João Jaime, representantes de entidade de classe e outras representatividades marcaram presença na Casa Legislativa.

Enquanto acontecia a sessão dentro do Parlamento Municipal, do lado de fora uma manifestação acontecia tendo a frente jovens estudantes do Campo e alguns movimentos populares que queriam entregar algumas reivindicações aos poderes Executivo e Legislativo. O movimento também deu grito de guerra "Golpistas não passarão", e segundo os participantes era uma manifestação em repúdio ao Senador Eunício Oliveira, que "tem contribuído para o avanço de projetos que retiram direitos dos trabalhadores e da juventude".

Como havia a expectativa do presidente do Senado visitar a Câmara Municipal, um forte esquema de Segurança foi montado pela Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, inclusive com interdição do espaço que compreende a Câmara e a Prefeitura.

Após alguns seguranças fazerem imagens da manifestação, o presidente da Câmara, vereador Francisco Alan, comunicou na sessão que a assessoria de Eunício havia informado que o senador teria compromissos de última hora e seria necessário retornar a Brasília imediatamente e não viria a Canindé.

Houve momentos tensos, pelo menos um integrante da manifestação tentou furar o bloqueio da Guarda Municipal e foi emburrado vindo ao chão, mas rapidamente a situação foi contornada e os protestos continuaram novamente de maneira pacífica.








Repórter fotográfico Everton Félix (85) 99606-6875

           CONFIRA AQUI OUTRAS IMAGENS

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Posse da vereadora Shara Ximenes contará com a presença do Presidente do Senado Federal


A mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Canindé alterou o horário da Sessão Ordinária desta sexta-feira, 1º de Setembro, de 9 para às 11 horas da manhã. A informação foi confirmada pela assessoria da Casa Legislativa.

Segundo informou a assessoria da Câmara, a mudança ocorrerá devido a presença do presidente do Senado Eunício Oliveira, (PMDB) que deve participar da posse da suplente de Vereadora Shara Ximenes (PMDB), que vai assumir o cargo de vereadora por 4 meses, em substituição ao vereador Chico Justa (PTC) que pediu licença sem renumeração para manter um compromisso político junto à coligação.  Além da presença do Senador Eunicio Oliveira, também devem prestigiar a nova parlamentar Deputados Estaduais e Federais.

Shara é filha da prefeita Rozário Ximenes (PMDB), que também já confirmou presença na sessão de sexta-feira (1). De acordo com informação, a pauta nos trabalhos legislativos também será alterada e não deverá haver apreciação de projetos, somente de requerimentos, informou um assessor do Parlamento Municipal.


Projeto que transforma Praça do CSU em Espaço Cultural Evangélico é reapresentado na Câmara de Vereadores

Após polêmica, o vereador Assis Vieira (PP) retirou da Casa Legislativa o Projeto de Lei de N° 011/2017, de 17 de agosto de 2017, que criava por força de lei, na extensão do pátio da Praça Coronel Nemésio Cordeiro, conhecida também como Pracinha do CSU, no bairro Santa Luzia, o espaço Cultural Evangélico sob o comando das Igrejas Evangélicas do Município de Canindé.
Com a desistência de continuar com a discussão sobre o tema no parlamento pelo vereador Assis, o Presidente da Câmara, Vereador Francisco Alan de Oliveira Uchôa (Panta) - PV, reapresentou o Projeto para ser apreciado pelo plenário da casa. Desta vez com o nº 012/2017, de 24 de Agosto de 2017.
O projeto prevê que as festividades ou solenidades poderão ser realizadas a qualquer dia da semana, desde que não ultrapasse às 22 horas ou em casos excepcionais até a meia noite. 
Também autoriza a construção de um monumento bíblico e adota outras providências.


As justificativas apresentadas pelo vereador presidente da Casa praticamente são as mesmas apresentadas no projeto anterior.


Em entrevista ao GCCOM, o Advogado Severino Marreiro disse que o projeto de lei é inconstitucional e apresenta justificativa. 


  
O GCCOM também entrevistou o diácono Giovane Lira, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Fortaleza, que defende o projeto.



De acordo com apuração da reportagem do GCCOM Digital, o projeto poderá ser votado na Sessão Ordinária desta sexta-feira 1º de Setembro.

Corpo de homem é encontrado crivado de balas na zona rural de Canindé

O corpo de um homem foi encontrado com vários disparos de arma de fogo na cabeça, na zona rural de Canindé. A vítima foi encontrada por volta das 9 horas na manhã de quarta-feira (30), entre as localidades de Carnaubal e Negreiros.


O homem que foi encontrado com um saco na cabeça, foi identificado como José de Paula Magalhães Teixeira, 25 anos, residente em Ipú Monte Alegre.

Policiais Civis, Militares e a Pericia Forence estiveram no local onde o corpo foi encontrado. A Delegacia Regional de Canindé abriu inquérito para investigar o crime. Já o corpo foi levado ao IML de Canindé.


Polícia Civil de Canindé prende trio armado na localidade de Salgado Ingá


A Polícia Civil de Canindé, após investigação iniciada nesta semana, na manhã de quarta-feira (30), efetuou a prisão de três suspeitos na localidade de Salgado Ingá, zona rural do município. 

O delegado Regional, Daniel Aragão Mota, esteve comandando a equipe. De acordo com Aragão, foram encontrados uma espingarda de grosso calibre e um revólver, além de pássaros silvestres maconha e também um veículo que estava em poder dos suspeitos. O trio foi preso em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. 

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Kombi pega fogo próximo a posto de combustível no Centro de Canindé


Uma Kombi pegou fogo no início da noite de terça-feira (29), na Praça Frei Aurélio, ao lado da Travessa Mercês Santos, no Centro de Canindé. O local onde o veículo incendiou fica próximo a um posto de combustível. O Corpo de Bombeiros de Canindé esteve no local e rapidamente debelou as chamas. O carro ficou totalmente destruído pelas chamas.



De acordo com o proprietário da Kombi, o feirante Lúcio Ivan de Morais, residente no município de Baturité, o carro estava carregado de ovos. Lúcio informou, também, que o fogão em que ele faz comida estava acesso dentro do carro, e que no momento em que se ausentou das proximidades do veículo, houve o incêndio.   


Confira fotos do local:









Professores de Canindé estão há nove dias em greve


Os professores da Educação Fundamental no município de Canindé estão há nove dias em greve. Na manhã de terça-feira (29), os profissionais que estão há quase dois meses sem receber salários participaram de uma caminhada, saindo do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé SINDSEC, passando pelas principais ruas da cidade, até a sede do Paço Municipal.

A presidente do SINDSEC, Aurenice Santiago, pediu apoio dos pais de alunos e da população. Santiago também informou que os servidores só retornam ao trabalho após o Governo Municipal efetuar o pagamento em atraso e segundo a presidente a previsão do governo é para esta quarta-feira (30).

Enquanto o pagamento não for concluído, os grevistas seguem concentrados na sede do SINDSEC ou fazendo mobilização nas ruas da cidade.

De acordo com a gestão atual do município de Canindé, o atraso salarial se deu devido a pagamentos efetuados de servidores no início deste ano referentes ainda ao ano de 2016. Outro fator que também contribuiu com o atraso salarial foram os descontos em repasses do Governo Federal.

Com informações do SINDSEC

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Culpa do atraso no pagamento dos professores é dos vereadores, diz parlamentar na Tribuna da Câmara


Ao utilizar a tribuna da Câmara Municipal de Vereadores na Sessão Ordinária, na última sexta-feira (25), o Vereador Sluan Bezerra (PT) afirmou que a culpa do atraso dos salários dos professores era dos vereadores. O parlamentar também informou que existe uma articulação para afastar a prefeita Rozário Ximenes.

Confira parte das declarações do vereador:





Sobre a articulação de um possível afastamento da prefeita Rozário Ximenes, o líder do governo na Câmara, vereador Chico Justa, em entrevista à Rádio São Francisco AM, disse que não iria dar ouvidos aos comentários pois a afirmação partiu de pessoas que querem desestabilizar o governo. O parlamentar afirmou que tanto a prefeita quanto o vice-prefeito permanecem unidos e que tudo não passa de boato.



IFCE de Canindé oferta curso gratuito sobre política na era da internet para jovens


Política, futebol e religião são três temas que o imaginário popular associa com repercussões polêmicas e, por isso, não deveriam ser discutidos. O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará (IFCE) discorda e recebe inscrições, a partir de segunda-feira (28), para o curso de formação inicial e continuada “Dilemas Políticos Contemporâneos: Diálogos com a juventude sobre política na era da internet”. Confira aqui o edital.

Um dos objetivos do curso é contribuir com a formação política para a democracia dos jovens da região dos sertões de Canindé através de ideias e teorias sobre política e democracia, para capacitá-los a melhor compreender os principais dilemas sociais, culturais e políticos contemporâneos.

Podem se inscrever estudantes da região dos sertões de Canindé que tenham entre 16 e 24 anos e que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio. As aulas serão realizadas às sextas-feiras no período da manhã ou da tarde. A carga-horária total é de 40 horas.

Para efetuar a inscrição, cada candidato deve comparecer à Coordenação de Controle Acadêmico do campus Canindé (Rodovia BR 020, Km 303, s/nº – Jubaia), entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, portando formulário de inscrição e documentação comprobatória estabelecida pelo edital (veja a lista abaixo). São oferecidas 50 vagas, que serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos interessados e das quais 25 são reservadas ao público interno ao campus.

O resultado dos candidatos classificados será divulgado em 13 de setembro. O início das aulas está previsto para o dia 15 de setembro.

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO
Documento de identificação com foto (original e fotocópia); CPF (original e fotocópia); comprovante de endereço com CEP (original e fotocópia); e comprovante de escolaridade. A comunidade interna ao IFCE está dispensada de apresentar a documentação, bastando preencher a ficha de inscrição com seu número de matrícula ou SIAPE.

Serviço:
Curso de extensão - Dilemas Políticos Contemporâneos: Diálogos com a juventude sobre política na era da internet
Inscrições: 28 de agosto a 8 de setembro
Vagas: 50 
Carga horária: 40h
Turmas: Sextas-feiras de 8h às 12h e 13h30 às 17h30
Pré-requisitos: Ensino Médio concluído ou em andamento; idade: 16 a 24 anos


Fonte: IFCE Campus Canindé



Índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti apresenta redução em Canindé

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu da 5° Coordenadoria Regional de Saúde CRES, na manhã do último dia (23), o resultado do 3° LIRA – Levantamento Rápido do Índice de Infestação realizado em todos os bairros de Canindé entre os dias 14 e 18 de agosto.

De acordo com Paulo Pereira, Diretor do Setor de Endemias, os levantamentos apresentaram queda no índice de infestação do Mosquito Aedes Aegypiti, de maneira significante.

Índice de Infestação Predial: em fevereiro era 17,5%, em junho foi atingido o pico de 19% e agora em agosto foi alcançado o menor nível com 12,8%.
No comparativo bairro por bairro, os resultados são ainda melhores, como é possível ver no gráfico.


segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Duas pessoas executadas a bala no domingo (27) em Canindé

A polícia registrou no último domingo (27) duas execuções a bala na cidade de Canindé. O primeiro assassinato aconteceu por volta das 17h30, no bairro Monte, onde foi vítima de vários disparos de arma de fogo Pedro Lopes Cardoso Neto (Pedro Neto), de 26 anos. De acordo com informações de populares, dois homens não identificados em uma moto efetuaram os disparos e, logo em seguida, fugiram.

Já por volta das 21h30, na rua Francisco das Chagas Barros com a rua Recife, no bairro das Campinas, outro homicídio foi consumado. Segundo populares, dois homens em uma moto efetuaram vários disparos de arma de fogo na vítima, que foi identificada como Francisco Herley Paulino dos Santos, de 24 anos. Logo após os disparos, os assassinos fugiram.

A Polícia Civil já abriu inquérito para investigar os dois homicídios na cidade. Os corpos foram encaminhados ao IML de Canindé.


domingo, 27 de agosto de 2017

Vereador sai em defesa de Professores e esclarece mal entendido em pronunciamento


O vereador e também professor do município de Canindé Sérgio Barbosa (DEM), em seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária da última sexta-feira (25), falou em defesa dos servidores municipais de Canindé em especial dos professores que estão em greve. O parlamentar esclareceu o mal entendido entre a categoria feito em um pronunciamento anterior.

Sérgio informou que vem cobrando da prefeita e da secretária municipal de Educação as mudanças necessárias para regularizar a situação dos servidores que vêm enfrentando uma grave crise nos últimos dias.

Outros detalhes nas imagens da CNE TV



Professores de Barbalha receberão cerca de R$ 20 milhões de Precatório do Fundef

A Prefeitura de Barbalha sancionou na última quarta-feira, 23 de agosto, o projeto de lei que garante o pagamento de precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) para os professores do município. Conforme acordo firmado entre a gestão e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barbalha (SINDMUB), que representa a categoria, os educadores receberão R$ 19,3 milhões.
Esta é a segunda parte da indenização conquistada pelos profissionais do magistério do município, que em março 2017 já tinham recolhido uma parcela dos recursos. Na oportunidade, abocanharam mais de R$ 14 milhões. Fruto de processo relativo ao intervalo de 2001 a 2005. Tanto agora, como antes, o valor repassado aos professores corresponde a 60% da verba, já descontados os honorários advocatícios dos advogados que representaram o Executivo no caso e conquistaram vitória na ação contra a União.
Como se sabe, o precatório é fruto de verba devida do antigo Fundo, haja vista que o Governo Federal deixou de repassar parte dos recursos aos municípios referentes ao valor-aluno. Para compensar essas perdas, as Prefeituras entraram na Justiça reclamando o pagamento. Após uma longa batalha nos tribunais, o Governo Federal está sendo obrigado a quitar essa dívida. Neste novo pagamento, o período apurado é de 1999 a 2003.
Divisão entre os professores
De acordo com a assembleia do SINDMUB que definiu o acordo com o município, realizada em 31 de julho de 2017, os professores dividirão os cerca de R$ 20 milhões da seguinte forma: 50% do valor será destinado aos profissionais que atuaram de 1999 a 2003 (período de apuração do precatório) e os outros 50% para os trabalhadores do magistério constantes na folha de pagamento de junho de 2017. A distribuição da remuneração toma como base as folhas de pagamento de 1999 a 2003, assim como a de junho de 2017.
Demais trabalhadores da Educação receberão abono
Já os demais trabalhadores da Secretaria de Educação Barbalha (ou seja, não professores) também conseguiram ser beneficiados. O Sindicato propôs e a prefeitura acabou acatando a proposta de que estes recebam o pagamento de um abono, um 14º salário, tomando como base a competência de junho de 2017. O volume financeiro será retirado dos 40% restante da causa do Fundef, que será destinada, conforme apregoa a Lei que regulamentava o fundo, ao custeio da rede de educação. Sendo que estes profissionais já receberam este ano um salário relativo ao processo do Fundef pago em março, que citamos acima.
SINDMUB comemora
A vitoriosa presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barbalha, Jaqueline Filgueira. Foto: Divulgação.
A presidente do sindicato dos servidores públicos do município de Barbalha, Jaqueline Filgueira, explicou que o acordo foi a melhor alternativa para todos e o pagamento deve sair em setembro.
Ela adverte que, entretanto, que o dinheiro será liberado em duas partes. Neste momento, R$ 7,8 milhões serão distribuídos – volume relativo ao período de 1999 e 2000 -, haja vista que o Ministério Público orientou que aguardassem dois anos de transitado e julgado do processo, tendo em vista a repetição dos anos de 2001 a 2004 neste novo pagamento. Se nada mudar, a quitação do restante, já garantida em lei, será honrada até dezembro.
“Foi uma luta gigantesca, compreendemos que esse dinheiro pertence mesmo aos profissionais do magistério, que recebiam, por causas destas distorções, salários menores. Enfrentamos, lutamos, resistimos e na região, inclusive, enfrentamos a resistência de políticos que queriam pressionar o prefeito contra, mas nossa força foi maior. Vencemos, porque a gente não desistiu”, destaca a dirigente sindical.
Além disso, Jaqueline informa que em novembro o município poderá receber mais uma verba de precatório, relativa ao período de 2006 a 2008. Neste caso, ainda não há precisão ainda de valores, mas o prefeito Argemiro Sampaio Neto já sinalizou favorável novamente ao rateio de pelo 60% do montante para os educadores.
FETAMCE

Vereadores aprovam projeto que revoga lei que obrigava governo nomear servidor público presidente do SAAE

O projeto foi votado na sessão da última sexta-feira (25) na Câmara Municipal. 

Veja também a votação de outras proposituras nas imagens da CNE TV