Novo curso foi autorizado com oferta de 60 vagas anuais a partir de 2018
As oportunidades de formação profissional pública e de qualidade para os jovens dos sertões de Canindé recebem um reforço a partir de 2018, com a criação do curso Técnico Integrado em Eletrônica para o campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
A criação do novo curso foi aprovada em reunião do Conselho Superior (Consup) do IFCE. As 60 vagas previstas devem ser disponibilizadas em processo seletivo para a modalidade integrada, ou seja, os estudantes selecionados cursarão simultaneamente o ensino médio e o ensino técnico. As aulas ocorrerão no período diurno e o curso terá uma duração mínima de três anos.
Para o diretor-geral do campus, professor Francisco Vidal, este é um momento de “fortalecimento educacional do nosso ensino médio e de ampliar as possibilidades de formação profissional na região dos sertões de Canindé”. Segundo o gestor, o próximo passo é uma planificação no âmbito da Direção de Ensino e do Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação, o qual será integrado pelo novo curso, para definir a oferta. A expectativa é que o ingresso da primeira turma do novo curso técnico aconteça em 2018.
Novos cursos
O Técnico Integrado em Eletrônica é o primeiro aprovado para implantação dentre os nove cursos referendados em processo de consulta pública no ano passado. Com participação das comunidades interna e externa ao campus Canindé, foram escolhidos os técnicos em Eletrônica, Guia de Turismo, Regência, Informática e Manutenção e Suporte para Informática; as licenciaturas em Computação, Música e Pedagogia; e a tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
As opções disponibilizadas para a audiência pública foram apontadas durante as fases anteriores do processo de implantação de novos cursos, nas consultas realizadas nos fóruns interno e externo promovidos em maio deste ano. Essas sugestões também passaram por uma etapa de enquete popular, cujo objetivo era medir a expectativa da comunidade em relação aos cursos propostos.