sábado, 12 de novembro de 2016


Em protesto pelo garantia safra agricultores ocupam prédio do IBGE em Canindé


Trabalhadores rurais ocuparam na manhã da última sexta-feira (11) a sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de Canindé, visando um esclarecimento sobre os dados da instituição com relação ao relatório sobre perda da safra enviados ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.
O movimento contou com a organização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canindé (STR).

De acordo com os trabalhadores eles , a prefeitura e governo do Ceará pagaram as contrapartidas, sendo que o município também decretou estado de calamidade pública por conta da estiagem, mas o Garantia-Safra não foi liberado.

“Estamos enviando um documento para o MDA e nós não vamos ficar parados. Vamos buscar a inclusão do município na lista. Nós não concordamos com isso, pois sabemos que a perda é bem maior. Existem localidades que a perda foi total”, disse o presidente do STR, Zezito.

Segundo o IBGE, os dados enviados apontam uma perda de 87% do milho e mais de 80% do feijão. Ainda de acordo com o IBGE, o MDA teria mudado a metodologia para inclusão dos municípios no programa. Que seria o cálculo da perda da safra nos último dez anos. Canindé teria que ter perda acima de 50% nos últimos dez anos para ser beneficiado com o garantia-safra.
O IBGE do estado enviou um oficio ao MDA, solicitando a reconsideração do dados e tomando como base a perda no ano de 2016.

Por GCCOM


Import´s.com  levando o mundo até você 
Baterias para controles elétricos, Brinquedos, Óculos, Joias, Relógios, Camisas, Presentes, e Importados em Geral.
Galeria Frei Lucas Dolle - Loja 07 - Organização Glaubeci Gomes (85)99978-6811

Mulher tem moto tomada de assalto quando trafegava próximo ao Fórum de Canindé

Uma mulher foi vítima de um assalto na Rua Adenise Cordeiro, no Bairro Bela Vista, próximo ao fórum de Canindé. De acordo com a Policia Militar, o crime aconteceu na última sexta-feira (12) por volta das 18h40. 

A polícia informou que a vítima trafegava em sua motocicleta quando um homem se aproximou de posse de uma arma de fogo e anunciou o assalto, levando da mulher sua moto Fan 150 de cor Vermelha. 

As composições do policiamento de Canindé realizaram buscas no intuito de recuperar o veículo, mas não houve êxito. 


Com informações 4°BPM


Lanchonete Super Doidão
Pastel, Sanduíches, Salgados, Mousses, Vitaminas, Sucos e o mais delicioso café da manhã.
Rua Gerôncio Brígido Neto, 816 – Bairro Imaculada Conceição

Primeira noite da III FENECAN supera expectativa, avalia presidente da CDL



Trabalhadores públicos e rurais realizam manifestação em Canindé

Clique aqui e confira a notícia 

III FENECAN: confira fotos da primeira noite do evento - Repórter Fotográfico: Everton Félix (85) 99606-6875



































sexta-feira, 11 de novembro de 2016

MPF vê suspeita em R$ 3,3 bi pagos a 874 mil beneficiários do Bolsa Família

Suspeita é de que beneficiários não cumprem os requisitos do programa.
Ministério Público recomendou visitas domiciliares em 84% dos municípios.


http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/11/mpf-ve-suspeita-em-r-33-bi-pagos-870-mil-beneficiarios-do-bolsa-familia.html


Fonte: G1

Servidores de todo Ceará realizarão atividades em 11 de novembro, Dia Nacional de Greve e Paralisações

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e os sindicatos filiados realizarão atividades em todo o estado dentro da programação do 11 de novembro, que é o Dia Nacional de Greve e Paralisações, organizado em parceria com as centrais sindicais e diversas entidades dos movimentos sociais que compõem as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

 As entidades do ramo dos servidores públicos do Ceará irão colocar os trabalhadores nas ruas em todas as 10 sub-regiões cearenses mapeadas pela Federação (Regionais da Ibiapaba, Itapipoca, Sobral, Metropolitana, Maciço de Baturité, Crateús, Vale do Jaguaribe, Sertão Central, Iguatu e Cariri).

 O objetivo é protestar contra a aprovação da PEC 241 na Câmara de Deputados, agora PEC 55 no Senado, que congelará por 20 anos os investimentos em serviços públicos essenciais à população, especialmente nas áreas da Saúde (Sistema Único de Saúde) e Educação (pública e gratuita), até o não reajuste do Salário Mínimo, que atinge especialmente os aposentados. Além disso, o movimento repudia o PLP 257, a reforma do ensino médio, a terceirização, a prevalência do negociado sobre o legislado e a flexibilização do contrato de trabalho.

Acontecerão atos regionais e municipais em 17 localidades. 

Em Canindé haverá concentração a partir das 8 horas da manhã no SINDSEC, onde servidores deverão também se juntar a mobilização dos trabalhadores rurais que reivindicam liberação do pagamento do garantia safra.

Fonte: FETAMCE

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Potencial e desenvolvimento do comércio local são características da III FENECAN; evento acontece nesta sexta e sábado

Clique aqui e confira a notícia

Já em conclusão a montagem da estrutura para a III FENECAN




Fotos : Everton Félix (85) 99606-6875




Senado aprova em 1º turno PEC com regras para diminuir número de partidos políticos

Os senadores aprovaram em primeiro turno nesta quarta-feira (9), com 58 votos favoráveis e 13 contrários, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 36/2016, que acaba com as coligações partidárias nas eleições proporcionais (vereadores e deputados) e cria uma cláusula de barreira para a atuação dos partidos políticos. O objetivo é diminuir o número de legendas partidárias no país. A PEC ainda terá de ser votada em segundo turno pelos senadores antes de ser enviada para a Câmara, o que deve ocorrer até o fim do mês.

De autoria dos senadores do PSDB Ricardo Ferraço (ES) e Aécio Neves (MG), a PEC 36/2016 foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pelo relator, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). De acordo com o texto, as coligações partidárias nas eleições para vereador e deputado serão extintas a partir de 2020. Atualmente, os partidos podem fazer coligações, de modo que as votações das legendas coligadas são somadas e consideradas como um grupo único no momento de calcular a distribuição de cadeiras no Legislativo.

Barreira
Quanto à cláusula de barreira (ou cláusula de desempenho), a PEC cria a categoria dos partidos com “funcionamento parlamentar”, contemplados com acesso a fundo partidário, tempo de rádio e televisão e estrutura funcional própria no Congresso.

Segundo o texto, nas eleições de 2018, as restrições previstas na cláusula de barreira serão aplicadas aos partidos que não obtiverem, no pleito para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 2% de todos os votos válidos, distribuídos em, pelos menos, 14 unidades da Federação, com um mínimo de 2% dos votos válidos em cada uma. Nas eleições de 2022, o percentual se elevará para 3% dos votos válidos, distribuídos em, pelos menos, 14 unidades da Federação, com um mínimo de 2% dos votos válidos em cada uma.

Políticos que se elegerem por partidos que não tenham sido capazes de superar a barreira de votos terão asseguradas todas as garantias do mandato e podem mudar para outras legendas sem penalização. Em caso de deputados e vereadores, os que fizerem essa mudança não serão contabilizados em benefício do novo partido no cálculo de distribuição de fundo partidário e de tempo de rádio e televisão.

Com informações da Agência Senado 


quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Após 47 anos, CNEC de Canindé anuncia encerramento das atividades


Depois de quase cinco décadas ofertando ensino de qualidade no município de Canindé, o Centro Educacional Cenecista São Francisco CNEC irá encerrar as atividades no dia 30 de dezembro de 2016. Ao longo de 47 anos, o educandário situado na Avenida Francisco Cordeiro Campos foi referência para milhares de estudantes de Canindé.

Em determinadas épocas, a unidade contabilizou mais de 1500 matriculas.  No entanto, nos últimos anos, a instituição educacional vem registrando quedas sucessivas no número de matrículas, o que levou a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) a emitir um comunicado afirmando que a pequena quantia de alunos matriculados era insuficiente para garantir a sustentabilidade financeira da unidade de Canindé, condição imprescindível para assegurar a manutenção da boa qualidade dos serviços educacionais.

As informações foram confirmadas pelo diretor da CNEC, professor José Soares Cunha (José Aparecido):



Comitiva do TCM e MPCE fiscalizará 62% dos municípios com suspeita de desmonte

Na manhã da segunda-feira (07), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da coordenadora da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP), a procuradora de Justiça Vanja Fontenele, recebeu das mãos do diretor-geral do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Juraci Muniz, a segunda leva de relatórios das fiscalizações contra os desmontes nas Prefeituras após as eleições municipais. Desta vez, os documentos relatam informações das cidades de Canindé, Itapiúna, Limoeiro do Norte, Paramoti, Quixadá e Redenção, em vistorias que ocorreram entre os dias 24 a 28 de outubro.

Segundo o diretor-geral do TCM, até o final da semana, a comitiva fiscalizatória do Tribunal de Contas e Ministério Público já terá vistoriado 23 cidades, referente a, aproximadamente, 62% dos municípios denunciados. Na próxima semana, serão entregues os relatórios das cidades de Amontada, Caridade, Miraíma, Mulungu, Trairi e Uruburetama. Foram registradas 49 denúncias de práticas de desmonte em 37 municípios cearenses.

“Acredito que o ritmo que o TCM e a PROCAP têm evoluído é bastante positivo e pretendemos verificar todas as ocorrências que a população nos demandou. Os relatórios têm sido entregues de forma imediata ao Ministério Público para atuar de acordo com as suas atribuições, comprovando a parceria exitosa do Tribunal e MPCE”, ressaltou Juraci Muniz.

A coordenadora da PROCAP destacou que, em Canindé, durante a fiscalização, os promotores de Justiça precisaram solicitar a execução de medidas cautelares, como a interdição de repartições, para resguardar documentos, pois encontraram dificuldades em acessá-los. Segundo a procuradora de Justiça, o órgão está acompanhando, com os promotores de Justiça de cada Comarca, todas as providências necessárias no intuito de evitar danos ao erário, prevenindo ou promovendo o ressarcimento dos prejuízos.

“São duas análises técnicas em andamento, o TCM acompanha a questão da improbidade e o MPCE a parte da responsabilidade penal e também com o objetivo de obter o ressarcimento de algum prejuízo que seja por ventura constatado. As fiscalizações continuarão até o início do mês de dezembro”, explica Vanja Fontenele.

Estiveram presentes os promotores de Justiça das Comarcas de Canindé, Redenção e Itapiúna, respectivamente, Diego Barroso, Felipe Seabra e Fábio Nogueira, e os assessores da PROCAP, Ronald Fontenele e Sérgio Peixoto, além de técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios.

Com informações do MP-CE

terça-feira, 8 de novembro de 2016

CNEC de Canindé encerrará suas atividades até o final de 2016

Nesta terça-feira (8), chegou a Canindé uma comissão enviada pela direção nacional da CNEC para dar início aos procedimentos do encerramento das atividades daquela unidade escolar na cidade.


Na tarde desta terça (8), pais de alunos participaram de uma reunião, e, na ocasião, foram comunicados da decisão de fechamento da escola.

Cancelamentos e bloqueios do Bolsa Família atingem mais de mil benefícios em Canindé

Em Canindé, 1063 famílias ficarão de fora do programa nesta segunda etapa de fiscalização, 569 benefícios foram bloqueados e 494, cancelados.

Clique aqui e confira a notícia

Em assembleia, professores do município votam pela divisão igualitária de indenização do FUNDEF

Clique aqui e confira a notícia

 

Lanchonete Super Doidão
Pastel, Sanduíches, Salgados, Mousses, Vitaminas, Sucos e o mais delicioso café da manhã.
Rua Gerôncio Brígido Neto, 816 – Bairro Imaculada Conceição  

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Bolsa Família: 469 mil benefícios serão cancelados e outros 654 mil, bloqueados.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/11/pente-fino-encontra-11-milhao-de-irregularidades-no-bolsa-familia-diz-ministerio.html

Fonte: G1

Morre vítima de atentado a bala no Alto Guaramiranga

Faleceu, na manhã do último sábado (05), no IJF  de Fortaleza, Francisco José Tavares Pereira, de 39 anos. 

"Coutinho", como era conhecido na cidade, estava internado há 38 dias, após ser alvejado por vários disparos de arma de fogo, no último dia 27 de Setembro, por dois homens em uma moto, na Rua José Veloso Jucá, Bairro Alto Guaramiranga, quando estava de saída para a zona rural de Canindé para trabalhar como cabo eleitoral na campanha de candidatos nas eleições municipais de 2016. Os tiros atingiram a vítima na região do tórax.

Até o momento ninguém foi preso. A polícia ainda não se pronunciou sobre as investigações da possível causa do crime.

Por GCCOM

domingo, 6 de novembro de 2016

Polícia registra assalto na zona rural de Caridade

A Polícia Militar do 4º BPM de Canindé foi comunicada na noite da última quinta-feira (3) que três homens armados de revolver, espingarda e faca invadiram duas residências na localidade de Siriema, zona rural do município de Caridade, levando das vítimas um telefone celular, um aparelho de TV de 22 polegadas, um aparelho DVD, R$20,00 e perfumes variados.

Após o roubo, os criminosos se depararam com um homem que passava em sua motocicleta nas proximidades do local e efetuaram disparos de arma de fogo contra ele, mas que atingiram apenas o seu veículo. 

A Polícia Militar informou que logo que tomou conhecimento do assalto, as composições de Campos Belo, Paramoti e Caridade realizaram buscas em toda a área próxima ao ocorrido, mas não foi possível chegar aos bandidos.

A PM informou, também, que na última sexta-feira (4), um jovem foi preso na Rua Paulino Barroso, em frente ao CAPS suspeito de furtar uma ovelha na cidade de Canindé. O animal também foi recuperado e entregue a vítima.

_______________________________________________________
Naila Confecções - Criando o Seu Estilo 
Trabalhamos com fardamentos para empresa, escola e camisas personalizadas sob encomenda
Rua Francisco Justa de Araújo Nº 1658, Bairro Santa Luzia, Canindé -CE 
Fones: (85) 9 8720 7762 ou 9 9707 3796