Para mostrar a força da cultura popular no Nordeste, a TV Globo gravou cenas da novela ‘’VELHO CHICO’’ nos municípios de Caridade e Canindé no último dia 16 de julho. Durante as gravações, um cenário de fazer inveja: 222 vaqueiros vestidos com gibão, perneira, chapéu, chinelos e guarda peito que montados em seus cavalos participaram da pega do boi na mata na Fazenda Ideal.
Todo esse material de rara beleza que tem um significado muito forte para a cultura popular vai para as Praças, Escolas, Associações, Comunidades e casas de cultura espalhadas Sertão afora.
A primeira exibição será na próxima segunda-feira, dia 22 de agosto, na Praça THOMAZ BARBOSA, por ocasião do dia Municipal do Vaqueiro, onde a Associação dos Vaqueiros, Boiadeiros e Criadores dos Sertões de Canindé realiza uma programação especial para homenagear esse homem sertanejo de força, coragem e simplicidade.
Às 18h, com a participação de Savinho do Acordeon e Wertas Júnior, dois jovens sanfoneiros de Canindé, será executada a "Oração Sertaneja" de Luiz Gonzaga; e, logo em seguida, a participação de Ronaldo do Berrante. A Banda de Música Jota Ratinho também se apresenta. Às 20 horas, serão exibidas as cenas da ‘‘NOVELA VELHO CHICO’’, que mostram a participação dos vaqueiros dos Sertões de Canindé.
O conteúdo do vídeo traz cenas que mostram os personagens canindeenses em plena caatinga, encourados e montados em seus cavalos. É um momento ímpar para aqueles que não tiveram a oportunidade de assistir à novela. Essa será a primeira exibição organizada pela Associação dos Vaqueiros que pretende expandir o áudio visual para outros centros.
Uma data será agendada para que os vaqueiros de Caridade também possam assistir aos capítulos que ficaram marcados na mente de cada membro que participou das gravações.
Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Assessor de Comunicação da Associação dos Vaqueiros