sábado, 22 de outubro de 2016

Protesto contra Proibição de Vaquejadas Reúne cerca de Mil Vaqueiros em Canindé














SINDSEC - EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 06/2016

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 06



O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé – SINDSEC, com base territorial no município de Canindé, Estado do Ceará, por sua presidenta, convoca seus associados, para Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará no dia 24 de outubro de 2016, às 07h30, em primeira convocação com maioria absoluta dos filiados; em segunda convocação, 1 (uma) hora após a primeira, com qualquer número dos filiados, na Sede do Sindicato dos Servidores, situada à Rua Mozart Pinto, 314, Centro, Canindé, Ceará, para discutir e deliberar sobre salários atrasados.
Canindé, 20 de outubro de 2016.


Antonia Aurenice Santiago
Presidenta





Após ser afastado, prefeito de Madalena renuncia ao cargo

Clique aqui e confira a notícia

Naila Confecções
Criando o Seu Estilo - Trabalhamos com fardamentos para empresa, escolas e camisas personalizadas sob encomenda. 
Rua Francisco Justa de Araújo, 1658, Santa Luzia, 
Canindé-CE / Fones:(85) 9 8720 7762 ou 9 9707 3796

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Representante do SINDSEC comenta atraso no pagamento de salários dos servidores de Canindé

"Amigos do Painel de São Francisco" entregam cadeiras de rodas para hospital


A campanha "GESTO CONCRETO DOS AMIGOS DO PAINEL", que tem na coordenação Júlio Barreto, Fernando Pipi e Paulo Ricardo, arrecadou doações durante as posições de São Francisco para o  Hospital Regional São Francisco.

De acordo com a coordenação, o resultado das doações foram 7 CADEIRAS DE RODAS HIGIÊNICAS, 2 CADEIRAS DE RODAS COMUNS E 1 CAIXA DE SORO. 

A meta estabelecida antes dos festejos, eram de 2 cadeiras higiênicas, que foi superado facilmente com a ajuda dos devotos Canindeenses.


Fonte: Paulo Magalhães

Comissão Mista aprova MP que flexibiliza Voz do Brasil de forma permanente

A Medida Provisória 742/16 que flexibilizou o horário do programa A Voz do Brasil durante os jogos olímpicos e paralímpicos foi aprovada, nesta quarta-feira (19), na Comissão Mista do Congresso Nacional. O texto aprovado, de relatoria do deputado José Rocha (PR-BA), prevê que a flexibilização do horário, entre 19h e 22h, seja permanente. 

O programa deverá ser retransmitido, sem cortes, com início às 19h, pelas emissoras educativas; e entre 19h e 21h, pelas emissoras comerciais, comunitárias, e vinculadas aos poderes legislativo federal, estadual, distrital ou municipal, nos dias em que houver sessão deliberativa no plenário da respectiva Casa legislativa.
Após a aprovação na Comissão Mista, o texto ainda deverá ser analisado e votado no plenário da Câmara dos Deputados e, depois, no plenário do Senado.
Para o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, essa conquista é um mérito da radiodifusão, que não poupou esforços, mobilizando parlamentares e representantes do setor para a flexibilização definitiva do horário, o que dará ao ouvinte a chance de acompanhar a programação da emissora, garantindo assim, uma maior audiência.
“É uma enorme conquista para o rádio e, principalmente, para a sociedade. O ouvinte tem que ter a liberdade de escutar o que quiser às 19h. Quem gosta de música, ouvirá uma rádio que esteja tocando música, quem gosta de notícia, a mesma coisa, e quem prefere as informações da Voz do Brasil, também terá inúmeras emissoras para acompanhar o programa”, afirma Antonik.
Fonte: ABERT

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Servidores de Paramoti deliberam Greve Geral


Foi deliberada greve geral, na última terça (18), em assembleia extraordinária, realizada no sindicato dos servidores públicos municipais de Paramoti (SINDSEMP).

Seguindo a lei da greve, hoje, quarta-feira dia (19), o prefeito foi oficializado da decisão tomada pela categoria, e para dar continuidade à decisão a categoria terá que, após a oficialização, aguardar o prazo de 72 horas para iniciar efetivamente a GREVE.

Após a assembleia, os servidores foram caminhando pelas as ruas da cidade até o fórum local, onde lá estava o juiz que responde pela a comarca de Paramoti,
Saulo Belfort , para pedirem que o magistrado aprecie os pedidos do ministério público de bloqueio das contas da prefeitura, pois os servidores já estão com 78 dias sem salários da competência agosto, sendo servidores da Infraestrutura, Ação Social, nível superior do hospital, professores do fundamental da sede, Agricultura; e a competência setembro, também, já venceu.

Fonte: Emanuela Mesquita

Diminuição de repasses do FPM e FUNDEB preocupa prefeitos do Ceará

Clique aqui e confira a notícia 

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Arriamento da Bandeira encerra Festa de São Francisco das Chagas 2016 em Canindé - Fotos: Everton Félix (85) 99606.6875


















FESTA DE SÃO FRANCISCO: MISSA DE ENCERRAMENTO - CANINDÉ ENCERRA FESTEJOS COM ATOS FÉ E DEVOÇÃO - ARCEBISPO CELEBRA MISSA PARA MAIS DE 12 MIL FIÉIS















Ano após ano, a história se repete. É assim, o culto a São Francisco das Chagas na região de Canindé, que este ano, comemora 258 anos de devoção ao santo. A romaria, principal manifestação dessa crença popular, chega hoje ao seu final depois de 10 dias de missas, novenas, procissões, confissões, batizados e louvores ao padroeiro.

Canindé cidade encravada no Sertão do Ceará, conhecida internacionalmente por abrigar o maior santuário franciscano das Américas demonstrou mais uma vez sua devoção por São Francisco das Chagas, padroeiro da cidade. Nos últimos 10 dias, inúmeras demonstrações de fé foram registradas por parte dos fiéis e devotos que se deslocaram até o Município. Os festejos alusivos ao santo foram repletos de missas, cumprimento de promessas, orações, novenas e outras manifestações religiosas.

Na manhã deste domingo às 10hs, houve a Missa oficial de encerramento, celebrada pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi. ‘’Era um jovem que tinha ilusões com a grandeza. Se decepcionou. “Encontrou o amor de Deus e descobriu o verdadeiro sentido da vida, a humildade, a simplicidade e o apreço por todas as coisas criadas por Deus”. Com essas palavras, o dom iniciou sua pregação. Pelo menos e 12 mil fiéis compareceram ao evento, iniciado às 10 horas, na Quadra da Gruta.

Participaram da celebração o Ministro Provincial Frei João Amilton dos Santos, o pároco e reitor Frei Marconi Lins, o Guardião da Casa de São Francisco Frei Sérgio Moura e os demais padres que participam da romaria. Frei Jonaldo Adelino que animou as nove noites de novenas também participou da santa missa.

Na tarde de hoje – 17 horas, a procissão leva a imagem de "São Francisquinho" pelas ruas do Centro. A imagem foi trazida para Canindé em 1775 e só deixa a Basílica uma vez por ano, no aniversário de São Francisco.

Desde a última quinta-feira, a fé dos romeiros podia ser comprovada por quem passava pela BR-020 a partir de Caucaia. No acostamento da concorrida estrada, caminharam milhares de devotos pagando promessa. Eles seguiam em grupos ou individualmente. "Nossa fé não tem preço. São Francisco merece nossa devoção", afirmou a dona de casa Graça Salgado, que acompanhava um grupo que saiu a pé de Fortaleza.

Durante os 10 dias de celebração, a partir das cinco horas da manhã, os fiéis se deslocavam até a Igreja de Cristo Rei, que, em 1952, teve construída em seu caminho a Via Sacra com suas 14 estações. Remodelada, a capela passou a ser a 15ª estação da Via Sacra: a Ressurreição de Jesus. Num trecho de subida de aproximadamente 500 metros, os fiéis visitam as estações para agradecer às promessas alcançadas. Muitos fazem o trajeto de ida e volta com pedras na cabeça como prova de devoção. "Venho todos os anos a Canindé desde 1977. Enquanto tiver saúde, estarei aqui nessa época do ano", garante o aposentado Eugênio Costa dos Santos, de Fortaleza.

Há quem esqueça o simbolismo do sacrifício e exagere, carregando pedras maiores do que se poderia imaginar. "Cada um sabe o tamanho da sua fé e da sua responsabilidade", diz a dona Ana Lúcia de Castro, que veio da cidade de Codó no Maranhão de ônibus no último dia 15 de outubro, com mais 50 pessoas. "Uso a bata de São Francisco desde o dia que saio de casa até regressar. Para mim, desde que tenha saúde, é obrigação vir agradecer a São Francisco pela minha saúde".

Bem mais jovem, o estudante de veterinário João Batista Farias repete o mesmo trajeto. "O tamanho da pedra pouco importa. O significado maior está em seguir o homem que levou sua vida ajudando aos pobres e esquecidos. Que bom seria que todos praticassem o mesmo que ele fez na vida terrestre’’.

Promessa interessante é da estudante Emanuela Diniz da cidade dos Funcionários em Fortaleza. Ela trouxe seu cachorro de nome felicity vestido de marrom em forma de agradecimento a São Francisco.


Fotos e texto de Antônio Carlos Alves

Quadrilha é presa por roubos e furtos durante a festa de São Francisco

Clique aqui e confira a notícia

domingo, 16 de outubro de 2016

Festa de São Francisco 2016 trouxe mais de 1,5 milhão de romeiros a Canindé





Mãos erguidas em agradecimento pelas graças alcançadas e orações por vidas melhores. Os romeiros que durante dez dias renderam homenagens ao santo símbolo da humildade e da fraternidade, São Francisco, que é de Assis, das Chagas, e nesses dias, no Ceará, mais intensamente de Canindé, despediram-se, hoje, dos festejos no Município do Sertão Central do Estado. A estimativa da Igreja é que 1,5 milhão de pessoas passaram pela cidade.

O Choro, a fé e a emoção. Foi assim o ritual de encerramento da maior romaria franciscana das Américas. Mantendo uma tradição de 258 anos, a imagem de São Francisquinho, como é carinhosamente chamada a primeira estatueta de São Francisco das Chagas, que mede 0,62 centímetros, sendo 8 centímetros de pedestal percorreu as ruas centrais de Canindé e retornou à Praça da Basílica, em mais uma edição da procissão de encerramento dos festejos franciscanos.
O andor foi acompanho por mais de 10 mil pessoas. O cortejo seguiu sob a coordenação do pároco, e reitor Frei Marconi Lins e do Ministro Provincial da Paróquia de Santo Antonio do Brasil, Frei João Amilton dos Santos.


A procissão é um dos pontos principais da festa para os romeiros. “É o momento em que os peregrinos renovam a fé e a devoção a São Francisco”, explica frei Marconi. Segundo ele, os festejos de 2016 superaram a expectativa, seja em organização ou na participação dos romeiros. “Nestes dois anos que acompanho a realização desta festa franciscana, esta foi à melhor, em todos os sentidos, principalmente na tranqüilidade”, completa.


A romeira Francisca Maria da Silva fez uma promessa para levar um prato cheio de velas na procissão. Moradora da cidade de Imperatriz no Maranhão ela não revelou o motivo da atitude. Limitou-se apenas a dizer: ‘’Fui salva por São Francisco’’.
Valer-se de São Francisco das Chagas para superar as dificuldades da vida. Isso foi o que levou, durante dez dias de festa, mais de 1,5 milhões de católicos a Canindé. Hoje pela manhã na Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, encerramento das atividades religiosas e dia oficial de homenagem ao santo, milhares de fiéis, romeiros e peregrinos ainda rezavam por graças alcançadas. Exibiam a devoção que enche ruas, gera negócios e faz da cidade de 80 mil habitantes a capital nordestina da fé.

São Francisco nasceu no dia 5 de julho de 1182 em Assis na Itália, há exatos 834 anos e morreu no dia 4 de outubro de 1226, há 790 anos. A fé e devoção no Sertão Nordestino já duram 258 anos. A imagem franciscana chegou à cidade em 1796, há 220 anos. Em 1817, foi criada a Paróquia de São Francisco que em 2017, quando a festa será realizada dentro de seu período normal de 24 de setembro a 04 de outubro, completará 200 anos.

De acordo com a paróquia do Município, desde o dia 06 de outubro 370 pessoas (210 voluntários, 120 contratados e 80 funcionários da Igreja) trabalhavam para receber e orientar os que chegavam. Entre missas, novenas e atendimento aos romeiros, estiveram divididos 60 padres e 15 frades. A estrutura do Santuário de São Francisco para receber os católicos, durante a festa conta com alojamentos para 7.500 pessoas, 140 banheiros. Foram celebradas 97 missas e realizadas 4.328 confissões.

Quem vai a Canindé em penitência parece necessitar apenas do mínimo. Cada prece rogada exige, no entanto, o máximo de participação. Romeiros como Maria de Sousa Lima, 69, que veio do Maranhão com a filha e três netos, estava alojada em um quarto alugado por quatro dias. Desenrolando uma das pulseirinhas amarradas ao redor da estátua do santo, Maria explicava: “Você desfaz três nós e tem direito a três pedidos, mas eu quero é só saúde mesmo, para toda minha família”.

Para frei Jonaldo Adelino, animador das novenas realizadas na Praça dos Romeiros, o ponto alto da festa é o “romeiro vir, ouvir a palavra e voltar para evangelizar”. A função do frei é fazer com que cada romeiro esteja integrado aos eventos. Este ano, a juventude, segundo o frei, esteve mais presente em Canindé. O tema foi “Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas’’.
O pequeno Antônio Sérgio Braga de, 11 anos, parecia já compreender a importância da fé em São Francisco. Ele veio com o pai, Odair Chaves Gomes, 46, da cidade de Rio Claro em São Paulo, e deixou claro o motivo que o trouxe. “Quero agradecer porque ele (São Francisco) é muito bom e nos ajuda”, ressaltou. Entre vai e vem pelas ruas de Canindé, é possível encontrar facilmente crianças vestidas como romeiros, rezando.

O pároco e reitor do Santuário disse que em Canindé a força espiritual é imensa. ‘’Aqui em Canindé você vê Cristo representado por São Francisco. São Francisco que impressionou o mundo. Francisco que continua vivo em Canindé. Estamos vivendo os 790 anos de sua morte’’, disse Frei Marconi.
Ele continua; a fé é evidente nesse Santuário. Essa festa foi fortalecida pela fé e louvação a Deus por tudo que ele criou. Desejamos aos romeiros nos pés dessa Basílica que espalhou pelo Nordeste a força de Francisco muito força divina para superarmos os obstáculos. Que essa devoção franciscana de Canindé que nos faz o maior santuário franciscano das Américas e o segundo do mundo, permaneça viva entre nós. Boa Viagem a todos’’, concluiu o frei.

Foto e texto de Antônio Carlos Alves

Praça dos Romeiros: 80 mil romeiros no trânsito de São Francisco






A 9ª novena que teve com subtema: ‘’Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a Morte corporal, da qual homem algum pode escapar’’, as homenagens das festas em homenagem a São Francisco das Chagas, padroeiro de Canindé, superou as expectativas em relação à quantidade de fiéis.
Ontem, na última celebração de devoção ao Santo, como parte da programação oficial do evento realizado na Praça do Romeiro, um público estimado em mais de 80 mil pessoas de acordo com a Polícia Militar lotaram a praça que por alguns momentos ficou iluminada apenas pela luz de velas e celulares. 

Fiéis de todas as idades se encontravam lá para se despedir do santo, agradecer às graças alcançadas e, quem sabe, prometer de voltar no próximo ano. Em pontos estratégicos de devoção, como a Gruta, Casa dos Milagres e Basílica, crianças, adultos e idosos utilizavam roupas na cor marrom, lembrando os trajes de São Francisco, além de ficarem descalços.

O último dia da festa na Praça foi emocionante. Idosos choravam ao agradecer por mais um ano de dever cumprido. Geralmente, eles pediam saúde e paz para voltar nas próximas festas.

Durante a celebração do Trânsito de São Francisco, o presidente da celebração, frei Marconi Lins, destacou a participação dos fiéis e pediu para que a principal chaga da humanidade, o egoísmo, fosse curada. “Aqui, nos curamos de todas as chagas, de modo especial da chaga do egoísmo”. E, ao mesmo tempo em que nos curamos, tornamo-nos solidários e comprometidos com a causa do Evangelho, que é a vida para toda a humanidade’’.

O Ministro Provincial frei João Amilton dos Santos na sua pregação lembrou-se da data de seu aniversário dia 02 de novembro dia de finados. ‘’Somos todos irmãos e São Francisco nos acolhe de forma simples e humanitária. Não podemos deixar que as pessoas deixem de acreditar em Deus e no evangelho’’, salientou o Ministro.

Texto e Foto: Antonio Carlos Alves