Comentários: Mensagem dirigida aos Políticos e Sociedade Canindeense.
DESPERTA CANINDÉ!
HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL :“Uma Eleição politiqueira direcionada com cartas marcadas”
Buscando conscientizar a comunidade canindeense da importância da participação de todos na solução dos problemas sociais, focalizando principalmente o processo político estabelecido por sua Exelência Governador do Estado Cid Ferreira Gomes para escolha do município onde vai ser construído o Hospital Regional do Sertão Central, peço permissão para expressar minha opinião quanto a real possibilidade de conseguirmos obter votos suficientes dos municipios que irão compor a Macrorregião do Sertão Central e dos Inhamuns para que o Município de Canindé possa se credenciar a receber este importante e magnífico equipamento de Saúde Pública.
É do conhecimento de todos, inclusive dos próprios técnicos do Governo do Estado, que a localização geográfica do município de Canindé, com acesso facilitado através da BR-020 e CEs aos 20 municípios que irão compor a nova Macrorregião de Saúde do Sertão Central, ou seja tecnicamente é o Município Estratégico em todos os sentidos para servir de base facilitando o acesso da população desta Macrorregião para um Hospital Terciário, desafogando suas referências para os serviços de Saúde de alta complexidade “terciário” do HGF e IJF em Fortaleza.
Outro fator importante é o cenário do turismo religioso Franciscano do Município de Canindé, reconhecido como o Santuário mais visitado do Brasil e o segundo maior do mundo, que durante o ano recebe milhares de visitantes de vários Estados do Brasil e de outros Países.
Diante desta breve exposição, quero chamar atenção quanto aos critérios estabelecidos pelo Governo do Estado para a escolha do Município que irá sediar o Hospital Regional do Sertão Central.
Na minha concepção, o município de Canindé será altamente prejudicado pois os municípios que estão aptos a votarem para escolha do Hospital a grande maioria principalmente dos Inhamuns não irão levar em consideração o acesso facilitado bem como a localização geográfica e infra-extrutura do município capaz de sediar o referido Hospital, haja vista que existem fortes indícios de influências politiqueiras envolvendo Deputados, Prefeitos e Vereadores que negociam troca de favores políticos para conquistarem votos ou seja: seria uma eleição com cartas marcadas para beneficiar o Município de Quixeramobim. Outro fato curioso foi a falta de bom senso e lógica quando deixaram de colocar na Macrorregião Municípios que basicamente extremam com Canindé e tem acesso facilitado através das novas CEs recentemente construídas pelo Governador Cid Ferreira Gomes a exemplo de Aratuba, Mulungu, General Sampaio, Tejuçuóca, Apuiarés e etc. Reconhecemos o esforço e dedicação de diversos segmentos de nosso município que estão envolvidos na Comissão que vem trabalhando para conquistar os votos das cidades da região dos Inhamuns, Sertões de Canindé e Sertão Central, inclusive visitando todas as Cidades para realizar reuniões de articulação política para apoio à Canindé. No entanto, observa-se que apesar desta mobilização os resultados não vem sendo animadores, já que os municípios de Quixeramobim e Quixadá em sua Regional de Saúde concentram 10 Municípios independentemente dos 04 Municípios da Microrregião dos Inhamuns que de forma direta e indireta negociam com Quixeramobim e o restante dos 06 Municípios de nossa Microrregional dividem-se com a Candidatura do Município de Boa Viagem.
Enquanto isso, nós... (Desculpem-me por incluir-me entre vocês. Mas saibam, também, que só me admito nessa remotíssima hipótese de conquistarmos o Hospital Regional com essa eleição direcionada com cartas marcadas, apenas porque amo tanto nossa querida Terra de São Francisco da Chagas de Canindé e por pressentir, por temer que, para nossa cidade, mais uma vez, o “ônus talvez seja maior que o bônus”).
É exatamente nesta hora que devemos nos perguntar: seria justo Canindé perder o Hospital Regional do Sertão Central por não termos um deputado estadual e federal eleito em nossa terra? Por sermos desorganizados, não termos lideranças e representatividade política de prestígio e credibilidade junto aos governos Estadual e Federal? Por que vendemos os nossos votos por bico de pão? Com a resposta você eleitor que votou nestes Deputados que estão unidos em prol de uma campanha para levar o Hospital Regional para o município de Quixeramobim, entre outros que nunca trouxeram nada, absolutamente nada para nosso município.
Dentro do processo da democracia é direito de todo cidadão a sua livre escolha! É imperioso se continuar vivendo com o direito ao voto. Mas também é de grande necessidade se avaliar o voto útil.
Se votar em candidatos que estão unidos para que o Hospital Regional não seja construído em Canindé e que aliás nunca deram uma mão de Cal a nossa pobre cidade é desperdiçar a liberdade democrática em defesa de interesses mesquinhos, em razão de questões pessoais, desprezando-se o bem coletivo.
Se Canindé vier a perder O Hospital Regional do Sertão Central vai amargar a falta deste equipamento eternamente, trazendo consequências drásticas tanto para o município quanto para a sua população e região na área de Saúde Pública. Já imaginaram o impacto econômico, financeiro e social que traria a Canindé e região através da oferta de novos serviços de saúde com novos empregos e empreendimentos diretos e indiretos inclusive possibilitando atividades de pesquisa e Ensino Superior contribuindo de forma significativa para formação de recursos humanos na área de Saúde Pública.
Se for sábio votar em pessoas de outras cidades isto só o tempo dirá. Se este fato nos servir de lição, que fique aqui registrado que é a mais dura lição que Canindé já teve!
Platão dizia e deixou o legado de que: “o homem é um ser político”
Nos entristece muito, de verdade, saber que, infelizmente os políticos de nossa terra parece que ainda não acordaram para realidade ou não perceberam ainda a riqueza e o potencial que tem nossa Terra. “O Santuário Franciscano mais visitado do Brasil maior das Américas o segundo maior do Mundo”. Canindé tem glorioso passado, posto que foi viveiro de homens ilustres, terra de vultos eminentes no maior relevo da literatura do Ceará com passagem de grandes filhos ilustres. Com passagem dos gloriosos Frades Capuchinhos que foram tão bons e amaram tanto a nossa terra, que ainda hoje se lhes conserva a lembrança querida pelos Frades Franciscanos do Convento Santo Antonio da Paróquia de São Francisco.
Canindé, 21 de Abril de 2011.
Júlio Cézar Marques Ferreira Lima “ALEMÃO “