sexta-feira, 22 de abril de 2011

Júlio Cézar Alemão divulga carta aberta ao povo de Canindé


Comentários: Mensagem dirigida aos Políticos e Sociedade Canindeense.
DESPERTA CANINDÉ!
HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL :“Uma Eleição politiqueira direcionada com cartas marcadas”
Buscando conscientizar a comunidade canindeense da importância da participação de todos na solução dos problemas sociais, focalizando principalmente o processo político estabelecido por sua Exelência Governador do Estado Cid Ferreira Gomes para escolha do município onde vai ser construído o Hospital Regional do Sertão Central, peço permissão para expressar minha opinião quanto a real possibilidade de conseguirmos obter votos suficientes dos municipios que irão compor a Macrorregião do Sertão Central e dos Inhamuns  para que o Município de Canindé possa se credenciar  a receber este importante e magnífico equipamento de Saúde Pública.
É do conhecimento de todos, inclusive dos próprios técnicos do Governo do Estado, que a localização geográfica do município de Canindé, com acesso facilitado através da BR-020 e CEs aos 20 municípios que irão compor a nova Macrorregião de Saúde do Sertão Central, ou seja tecnicamente é o Município Estratégico em todos os sentidos para servir de base facilitando  o acesso da população desta Macrorregião para um Hospital Terciário, desafogando suas referências para os serviços de Saúde de alta complexidade “terciário” do HGF e IJF em Fortaleza.
Outro fator importante é o cenário do turismo religioso Franciscano do Município de Canindé, reconhecido como o Santuário mais visitado do Brasil e o segundo maior do mundo, que durante o ano recebe milhares de visitantes de vários Estados do Brasil e de outros Países.
Diante desta breve exposição, quero chamar atenção quanto aos critérios estabelecidos pelo Governo do Estado para a escolha do Município que irá sediar o Hospital Regional do Sertão Central.
Na minha concepção, o município de Canindé será altamente prejudicado  pois os municípios que estão aptos a votarem para escolha do Hospital a grande maioria principalmente dos Inhamuns não irão levar em consideração o acesso facilitado bem como a localização geográfica e infra-extrutura do município capaz de sediar o referido Hospital, haja vista que existem fortes indícios de influências politiqueiras envolvendo Deputados, Prefeitos e Vereadores que negociam troca de favores políticos para conquistarem votos ou seja: seria uma eleição com cartas marcadas para beneficiar o Município de Quixeramobim. Outro fato curioso foi a falta de bom senso e lógica quando deixaram de colocar na Macrorregião Municípios que basicamente extremam com Canindé e tem acesso facilitado através das novas CEs recentemente construídas pelo Governador Cid Ferreira Gomes a exemplo de Aratuba, Mulungu, General Sampaio, Tejuçuóca, Apuiarés e etc. Reconhecemos o esforço e dedicação de diversos segmentos de nosso município que estão envolvidos na Comissão que vem trabalhando para conquistar os votos das cidades da região dos Inhamuns, Sertões de Canindé e Sertão Central, inclusive visitando todas as Cidades para realizar reuniões de articulação política para apoio à Canindé. No entanto, observa-se que apesar desta mobilização os resultados não vem sendo animadores, já que os  municípios de Quixeramobim e Quixadá em sua Regional de Saúde concentram 10 Municípios independentemente dos 04 Municípios da Microrregião dos Inhamuns que de forma direta e indireta negociam com Quixeramobim e o restante dos 06 Municípios de nossa Microrregional dividem-se com a Candidatura do Município de Boa Viagem.
Enquanto isso, nós... (Desculpem-me por incluir-me entre vocês. Mas saibam, também, que só me admito nessa remotíssima hipótese de conquistarmos o Hospital Regional com essa eleição direcionada com cartas marcadas, apenas porque amo tanto nossa querida Terra de São Francisco da Chagas de Canindé e por pressentir, por temer que, para nossa cidade, mais uma vez, o “ônus talvez seja maior que o bônus”).
É exatamente nesta hora que devemos nos perguntar: seria justo Canindé perder o Hospital Regional do Sertão Central por não termos um deputado estadual e federal eleito em nossa terra? Por  sermos desorganizados, não termos lideranças e representatividade política de prestígio e credibilidade junto aos governos Estadual e Federal? Por que vendemos os nossos votos por bico de pão? Com a resposta você eleitor que votou nestes Deputados que estão unidos em prol de uma campanha para levar o Hospital Regional para o município de Quixeramobim,  entre outros que nunca trouxeram nada, absolutamente nada para nosso município.
Dentro do processo da democracia é direito de todo cidadão a sua livre escolha! É imperioso se continuar vivendo com o direito ao voto. Mas também é de grande necessidade se avaliar o voto útil.
Se votar em candidatos que  estão unidos para que o Hospital Regional não seja construído em Canindé e que aliás nunca deram uma mão de Cal a nossa pobre cidade  é desperdiçar a liberdade democrática em defesa de interesses mesquinhos, em razão de questões pessoais, desprezando-se o bem coletivo.
 Se Canindé vier a perder O Hospital Regional do Sertão Central vai amargar a falta  deste equipamento eternamente, trazendo consequências drásticas tanto para o município quanto para a sua população e região na área de Saúde Pública. Já imaginaram o impacto econômico, financeiro e social que traria a Canindé e região através da oferta de novos serviços de saúde com novos empregos e empreendimentos diretos e indiretos inclusive possibilitando atividades de pesquisa e Ensino Superior contribuindo de forma significativa para formação de recursos humanos na área de Saúde Pública.
Se for sábio votar em pessoas de outras cidades isto só o tempo dirá. Se este fato nos servir de lição, que fique aqui registrado que é a mais dura lição que Canindé já teve!
Platão dizia e deixou o legado de que: “o homem é um ser político”
Nos  entristece muito, de verdade, saber que, infelizmente os políticos de nossa terra parece que ainda não acordaram para realidade ou não perceberam ainda a riqueza e o potencial que tem nossa Terra. “O Santuário Franciscano mais visitado do Brasil maior das Américas o segundo maior do Mundo”. Canindé tem glorioso passado, posto que foi viveiro de homens ilustres, terra de vultos eminentes no maior relevo da literatura do Ceará com passagem de grandes filhos ilustres. Com passagem dos gloriosos Frades Capuchinhos que foram tão bons e amaram tanto a nossa terra, que ainda hoje se lhes conserva a lembrança querida pelos Frades Franciscanos do Convento Santo Antonio da Paróquia de São Francisco.

Canindé, 21 de Abril de 2011.

 Júlio Cézar Marques Ferreira Lima “ALEMÃO “

quarta-feira, 20 de abril de 2011

PRF inicia hoje "Operação Semana Santa"


A Polícia Rodoviária Federal inicia hoje, 20/04, a "Operação Semana Santa", e de acordo com inspetor Hélio, da 2ª Delegacia da PRF em Canindé, as blitz, que contarão com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Juizado da Infância e da Juventude, começarão a partir das 16 h desta quarta-feira, na entrada da cidade.
O Inspetor Hélio alertou, ainda, aos condutores de veículos que pretendem trafegar pela BR 020, que obedeçam a sinalização, reduzam a velocidade e trafeguem com os faróis sempre acesos mesmo durante  o dia, o que faz  parte da campanha "Dê uma Luz para a Vida" que incentiva os motoristas a acenderem os faróis durante  as viagens o que melhora em cerca de 60% a visibilidade do veículo que pode ser notado a quilômetros de distância nas estradas, haja vista as condições precárias de conservação da rodovia, que conta com alguns trechos bastante esburacados.

_____________________________________________________________________________________
Imports.com - Levando o mundo até você
Brinquedos, óculos, jóias, relógios e importados
Galeria Frei Lucas Dolle - Loja 7

PSFs serão informatizados



Os postos de saúde do Programa Saúde da Família de Canindé serão informatizados.
A informatização trará benefícios para os usuários, já que o agendamento de consultas poderá ser realizado no próprio posto onde esse usuário está cadastrado, bem como ajudará no gerenciamento e no controle de medicamentos.
Nesta primeira etapa, os computadores serão instalados em nove postos da sede do município. São eles: Centro, Capitão Pedro Sampaio, Canindezinho, Alto Guaramiranga, Santa Luzia, Santa Clara, João Paulo II, Conjunto Habitacional e CAIC. Outros estarão disponibilizados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Centro de Saúde Chico Campos e na própria Secretaria de Saúde.
Os computadores já estão na Secretaria de Saúde, aguardando apenas o técnico do Governo do Estado para fazer a instalação dos equipamentos e dos programas, o que deve acontecer até o final de abril deste ano.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Canindé


terça-feira, 19 de abril de 2011

Residência pega fogo no bairro Palestina



Por volta das 16 horas desta terça-feira, 19/04, uma residência teve um princípio de incêndio no bairro Palestina provavelmente provocado por um curto-circuito na rede elétrica. A residência fica situada à rua João Vieira, 532, e pertence a Raimunda Rodrigues Alves de Castro. No momento do princípio de incêndio não havia ninguém na residência, quando vizinhos perceberam o fogo, arrombaram a porta  e conseguiram conter o avanço das chamas e salvar alguns objetos.

Multidão participa da "procissão do encontro"


No final da tarde desta terça-feira, 19/04, a paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé reuniu  uma multidão de católicos que participaram da "procissão do encontro" que aconteceu na via sacra da av. Francisco Cordeiro Campos. 
O evento faz parte da programação da Semana Santa e foi presidido pelo pároco frei João Amilton, que se mostrou bastante entusiasmado com a participação dos fiéis.
A "procissão do encontro" relembra o encontro de Jesus com sua mãe Maria durante a via sacra.

Veículo do Tribunal de Justiça do Estado capota na BR 020




Na manhã desta terça-feira, 19/04, por volta das 7:30 h, na altura do Km 312 da BR 020, um veículo da marca Iveco de cor branca, de placas HYP 4057,  pertencente ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, que vinha de Fortaleza com material de expediente para a Comarca de  Monsenhor Tabosa, capotou várias vezes, quando no momento do acidente chovia bastante e o motorista Francisco Pereira Rebouças veio a perder o controle do veículo numa curva, subindo a ribanceira. 
Os três ocupantes do veículo saíram ilesos do acidente, havendo apenas prejuízos materiais.

População de Caridade está em pânico por falta de segurança


Na manhã desta terça-feira, 19/07, a comunidade do município de Caridade viveu momentos de pânico; tudo por conta de uma informação que se espalhou pela cidade de que o bandido Paulo Adriano dos Santos, o Zé Brechinha, fugitivo da cadeia local, iria visitar a filha em um colégio, apavorando principalmente os estudantes das escolas Casemiro Bezerra, Nossa Senhora de Fátima e Carmosina Bittencourt, pois corria o boato de que Zé Brechinha iria invadir a escola, assassinar a própria filha e os outros estudantes, como no episódio que ocorreu em Realengo, no Rio de Janeiro.
As aulas foram suspensas e os pais de alunos se dizem temerosos de mandarem os filhos novamente ao colégio enquanto Zé Brechinha estiver solto. 

segunda-feira, 18 de abril de 2011

CDL mobiliza autoridades em prol do Hospital Regional


A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Canindé - CDL, presidida pelo empresário Paulo Magalhães, está mobilizando as autoridades do município e cobrando mais empenho na luta para conscientização dos prefeitos e presidentes das câmaras municipais dos municípios da região no intuito de que o Hospital Regional do Sertão Central e Inhamuns seja construído em Canindé.
De acordo com Paulo Magalhães, devem ser esquecidas as adversidades políticas e somarem-se forças para que este objetivo seja alcançado.
Paulo Magalhães, inclusive, já conseguiu intermediar uma conversa por telefone entre o prefeito Cláudio Pessoa e o presidente da Câmara de Vereadores de Canindé, Robson Saraiva, para discutirem o assunto.

_____________________________________________________________________________________
Juarez das Frutas - Onde você encontra Frutas e Verduras pelo menor preço e com a melhor qualidade e anuncia os menores preços em peixes para esta  Semana Santa
Fone: 3343.1123

Detentos fogem da nova cadeia de Caridade

Por volta das 18:30 h da noite de domingo, 17/04, quatro presos fugiram da cadeia de Caridade, após renderem o agente penitenciário Edmar de Sousa, de 55 anos de idade, que chegou a ser amarrado pelos bandidos, que após fugirem da cadeia se esconderam na mata. São eles: Paulo Adriano dos Santos, o "Zé Brechinha", de 29 anos, que responde pelos Arts. 121 e 129; Antonio Rafael Rocha do Nascimento, "O Escovinha", que responde aos Arts. 137, 155, 157 e 163; Sérgio Alves Bezerra, que responde ao Art. 14 de Lei do estatuto do Desarmamento, Art. 121 e 157; Francisco Arlindo Ribeiro, "O Carlinhos", 38 anos, que responde aos Arts. 121 e 129 do Código Penal Brasileiro.   
A nova cadeia de  Caridade não conta com policiamento externo, somente monitoramento na parte interna feito pelos agentes penitenciários.

Jairo, ex-comparsa de Mel, é baleado ao trocar tiros com a polícia


Por volta de 12:15 h da manhã de domingo, 17/04, o presidiário em regime semi-aberto Francisco Jairo Silva Saraiva, o "Jairo", de 30 anos de idade, residente na comunidade de Nojosa, na zona rural de Canindé, foi baleado com um tiro no braço esquerdo e outro na escápula esquerda.
De acordo com informações da polícia, Jairo foi baleado quando os policiais da Força Tática de Apoio - FTA foram dar cumprimento a um mandado de prisão, tendo em vista que o presidiário não estava mais comparecendo para o pernoite na cadeia pública. Após ser cercado pelos policiais, Jairo, de posse de um revólver calibre 32, teria atirado contra os policiais, que revidaram a ação do criminoso.
Jairo foi socorrido para o Hospital Regional São Francisco, em Canindé, e depois transferido para o IJF, em Fortaleza. A arma utilizada pelo bandido foi apreendida e encaminhada à Delegacia Regional de Canindé.
Jairo se tornou conhecido no mundo do crime quando dava abrigo a seu comparsa  Ednaldo Evangelista da Cunha, mais conhecido como Mel, que foi morto em confronto com a polícia.