sábado, 25 de novembro de 2017

Canindé deve ser contemplado com mais 300 cisternas de placa

O município de Canindé será contemplado com mais de 300 cisternas de placa do Programa Água para Todos. Os recursos serão liberados através de uma parceria dos governos federal e estadual.

Foto: Divulgação Prefeitura de Canindé 

A informação foi comentada na tribuna da Câmara Municipal de Canindé, na sessão da última sexta-feira (24), pelo vereador Sérgio Barbosa, que esteve participando de uma audiência realizada no dia 21 deste mês, juntamente com o coordenador da Defesa Civil de Canindé, Júnior Mourão, no gabinete do secretário de Desenvolvimento Agrário do estado, Dedé Teixeira.

Conforme o convênio, a previsão é de que ASA e SDA possam construir 300 cisternas, outras 100 cisternas deverão ser construídas pela ONG ESCO.

De acordo com o parlamentar, que contou com o apoio do Deputado João Jaime, a audiência serviu para pôr fim ao impasse em torno das cisternas destinadas à Canindé.

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Radialistas são homenageados em solenidade na Assembleia Legislativa

 O Dia do Radialista – comemorado anualmente no dia 7 de novembro – foi celebrado na noite desta quinta-feira (23/11), durante sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. A solenidade atende requerimento do deputado Leonardo Araújo (PMDB), subscrito pelos deputados Carlos Felipe (PCdoB), Carlos Matos (PSDB) e Capitão Wagner (PR).

Segundo o deputado Leonardo Araújo, o radialista é o profissional que realiza a ponte direta da informação à sociedade. “Vocês, homenageados, levarão não a materialização de uma comenda cedida pela Assembleia Legislativa, mas o reconhecimento da função social que é o radialismo. Nós temos, sem dúvida alguma, na profissão que vossas senhorias exercem, a materialização da vontade de fazer participar cada cidadão brasileiro das causas de interesse coletivo”, enfatizou.

Para o deputado Capitão Wagner, o profissional do rádio tem como principal missão o compromisso com a credibilidade. “O radialista, o profissional de rádio, tem essa missão não só de levar a informação, mas de buscar a fonte, buscar a informação com propriedade para levar realmente com credibilidade essa informação aos diversos rincões do Estado do Ceará”, avaliou.

O deputado federal e também radialista Cabo Sabino (PR) destacou a presença constante do rádio na vida de grande parte da população, pontuando que “fazer rádio é, acima de tudo, amor”. O parlamentar também parabenizou todos os homenageados, salientando a importância de um profissional de comunicação que estabelece grande proximidade com os ouvintes.

Já o vice-presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), Roberto Moreira, discursou sobre os desafios enfrentados pelos radialistas, como os baixos salários e a consequente desvalorização do profissional. “A defesa do rádio é fundamental para a sobrevivência da comunicação mundial. É o rádio que noticia primeiro, não é a internet, não é a televisão, não é a mídia impressa”, ressaltou.

O radialista da rádio FM Assembleia (96,7 MHz), Narcélio Limaverde, tomou a palavra em nome dos homenageados e discorreu sobre sua relação com o rádio, profissão à qual já dedicou 64 anos de sua vida. “Quando eu estava pensando em parar, a rádio FM Assembleia surgiu na minha vida. Estou aqui há 10 anos, a rádio FM Asssembleia está completando 10 anos e merece também os aplausos pelo rádio limpo, sério, bonito, belo e respeitador do ouvinte”, comentou.

O jornalista e radialista Renato Abreu também relatou sua história com o rádio, afirmando que o veículo teve grande contribuição para sua formação profissional. “Eu jamais seria um homem de televisão sem a dinâmica e sem a escola que é, de fato, o rádio”, declarou.

O evento homenageou a presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), Carmem Lúcia Rocha Dummar Azulai; o presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará, José Edilson Alves; o diretor social do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará, Abidias de Moraes Pereira; o diretor de Relações Institucionais, Programação e Jornalismo do Sistema Verdes Mares, Paulo César Norões; o diretor de jornalismo das rádios do Sistema Verdes Mares, Roberto Moreira; o diretor do Grupo Cidade, Miguel Dias de Souza; e os diretores executivos do Sistema Jangadeiro de Comunicação, Cyro Thomaz e José Márcio Vieira Lima.

Também receberam homenagens os radialistas André Capiberibe, Alex Montenegro, Antônio Viana de Carvalho, Donizete Arruda, Eliomar de Lima, Euvécio Martins, Fernando Maia, Gleudson Rosa de Oliveira, Luis Paulo Arrais, Marcos Evangelista Nery Saraiva, Narcélio Limaverde, Renato Abreu, Tina Holanda, Tony Nunes, Francisco Hélio Martins Lopes, Heliovando Barros Ferreira, João Anastácio de Castro, José Fernando da Silva Ribeiro, Luciano Augusto de Loyola Diógenes, Manoel Liuky Meneses de Freitas, Marcos Aurélio Nobre Brito, Richard Wagner Oliveira Leitão e Sérgio Eduardo Holanda Machado.
Participaram ainda da solenidade o deputado estadual Heitor Férrer (PSB); o vice-presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Pedro Henrique Alcino (PMB); o coronel Luiz Benício; e o radialista e jornalista Walney Haidar.

Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Luizianne defende as universidades federais no Plenário da Câmara

“Nós precisamos imediatamente combater o que está em curso contra as universidades federais. E isso não é nada mais do que a conseqüência do golpe. Quando se quer tirar a soberania de um país se tira exatamente a instituição oficial pensante, se ataca o ensino, a pesquisa, a extensão. Porque assim o país deixa de ser cada vez mais soberano e cada vez mais passa a ser dependente da produção da pesquisa de fora. E isso é muito triste”.

O alerta contra o desmonte do ensino superior foi feito pela deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) na tarde desta terça-feira (21/11), no Plenário da Câmara dos Deputados. A parlamentar falou de sua experiência como professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde começou sua militância política como presidente do DCE e diretora da UNE, e, logo em seguida, durante 10 anos, foi professora do curso de Comunicação Social da instituição.

A deputada fez uma grande defesa das instituições de ensino superior e denunciou o desmonte das universidades no País. “Os estudantes têm que ir às ruas, pois esta é a única forma de barrar o desmonte das nossas universidades. Porque é só nas ruas que a gente vai conquistar a vitória”, frisou. 

Equipe de Comunicação

Secretaria de Saúde inicia cadastramento de famílias atendidas nas UBS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Canindé vai iniciar no dia 27 de Novembro o cadastramento das famílias que são atendidas nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Conforme informou a Enfermeira Camilla Vasconcelos, Coordenadora do Projeto QualificaAPSUS, é importante que as famílias compareçam, principalmente os moradores que estão em áreas descobertas pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Agenda de atendimento

27/11 – UBS CONJUNTO HABITACIONAL
28/11 – UBS JOÃO PAULO II
29/11 – UBS CANINDEZINHO
30/11 – PSF SANTA CLARA
01/12 – PSF SANTA LUZIA
04/12 – PSF CAMPITÃO PEDRO SAMAPIO
05/12 – PSF CAIC
06/12 – UBS ALTO GUARAMIRANGA
07/12 – PSF SÃO FRANCISCO
08/12 – CENTRO/CHICO CAMPOS

Conforme informações publicadas no site da prefeitura municipal de Canindé, o chefe da família ou responsável pode comparecer na data indicada portando os seguintes documentos: número de telefone, Cartão do SUS, comprovante de endereço, Identidade, cartão do Bolsa família (se tiver), número do prontuário (carteirinha do PSF, se tiver) e documentos dos demais integrantes da família.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Trio de ciganos que cometeu duplo homicídio em Itapajé é preso na zona rural de Canindé

A Polícia Civil da Delegacia Municipal de Itapajé prendeu três pessoas integrantes de uma família de ciganos, que cometeram um duplo homicídio no ano de 2000, naquela cidade do interior norte do Ceará.

O resultado da ação policial, nessa quarta-feira (22), denominada “Contra o Tempo”, que também contou com o apoio de uma equipe da Delegacia Regional de Quixadá, foi divulgado, nesta quinta-feira (23), em coletiva de imprensa na sede do Complexo de Delegacias Especializada (Code).

Os suspeitos, pai, mãe e filho, eram investigados pelas mortes de Carlos César Barroso Magalhães, na época com 22 anos; e de José Wilson Barroso Forte Júnior, então com 27 anos. O fato ocorreu após uma discussão ocorrida em uma festa na cidade de Itapajé, envolvendo Francisco Gleyson Costa - conhecido por “Gleyssinho” e Carlos César. 

Na ocasião, a vítima teria reclamado após flagrar a namorada de "Gleyssinho" sentada sobre o capô de seu veículo, que havia sido adquirido recentemente. No mesmo dia, a família de ciganos se reuniu no intuito de localizar a vítima, mas não obtiveram êxito. Depois disto, familiares de Carlos passam a receber ameaças, inclusive da mãe do suspeito, também presa ontem, identificada por Maria Ziulan da Costa (64). 

Três dias após a discussão, a vítima tentou contato com “Gleyssinho” para desculpar-se pelo ocorrido. Aparentemente, tudo estava resolvido entre os dois, mas na semana seguinte, Carlos César e um sobrinho encontram o suspeito em uma festa, onde ocorre uma nova desavença entre eles. Após serem separados pelas pessoas que estavam no local, “Gleyssinho” sai do bar e retorna armado e na companhia de outros parentes, entre eles o pai, Francisco Augusto Costa – conhecido por “Alfredo Cigano”;  a mãe Ziulan; e o tio, José Gomes da Costa - conhecido por "Flávio Cigano". Com isso, os autores do crime efetuam os disparos que vitimaram Carlos César e José Wilson. O sobrinho de Carlos é ferido com um disparo, que atingiu a sua medula óssea, deixando-o tetraplégico. Pouco tempo depois, o tio, “Flávio Cigano”, foi capturado. Já os demais ciganos, empreenderam fuga.

De acordo com o delegado que presidiu a ofensiva, André Firmino, os três estavam escondidos em uma localidade recôndita e de difícil acesso, conhecida por Anajá, zona rural de Canindé. “Pela prática cultural dos ciganos, eles são nômades, ou seja, não param em um local fixo. Além disso, em cada localidade que chegava, a família adotava um nome diferente e utilizava cédulas de identidade falsas. 

"Durante o curso das investigações, tomamos conhecimento que eles já haviam passado por diversas cidades, como Capistrano e Baturité”, revela o delegado. 

Foi então, que seguindo com as apurações, os policiais civis chegaram aos indivíduos nessa quarta-feira (22) e cumpriram os mandados de prisão preventiva pelos homicídios. "Alfredo Cigano" se apresentava na comunidade, onde foi preso, como Alexandre Bruno Barroso; Maria Ziulan se identificava por Maria Lúcia Alves Valdevino, e "Gleyssinho", por Francisco Bruno Barroso. “Foi um caso que gerou muita repercussão na época, porque vale lembrar que eram raras as situações, em que duas ou três pessoas eram mortas em um mesmo contexto”, destacou o delegado.

No imóvel, foram apreendidas 23 munições de calibres variados. Os três foram conduzidos para a Delegacia Regional de Canindé, onde foram ouvidos. Os três foram indiciados por falsidade ideológica e posse de munições de arma de fogo. Em seguida, transferidos para unidades prisionais, onde ficarão à disposição da Justiça. 

Com informações da SSPDS

Deputada presta contas de atividades realizadas em comissão


A deputada Rachel Marques (PT) fez, nesta terça-feira (21/11), durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, balanço das atividades realizadas pela Comissão de Direitos Humanos, da qual é presidente. Conforme a parlamentar, foram realizadas, até o mês de outubro, 11 reuniões ordinárias, dois seminários e 11 audiências públicas.

Ao saudar todos os integrantes, a petista agradeceu a atuação de cada um no Colegiado e também dos servidores do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA), ligado à Comissão. “Sempre temos quorum e uma pauta bem extensa a ser tratada. É uma comissão muito ativa”, resumiu.

Entre os temas abordados nas audiências públicas, lembrou a deputada, o Colegiado destacou os impactos da reforma da Previdência para pessoas idosas, com deficiência e mulheres; discutiu a situação das comunidades indígenas no Ceará, o lançamento do documento referente ao projeto na Defesa do Direito à Vida e Contra a Violência Sofrida Pela Juventude Indígena. O Colegiado debateu ainda a medida provisória 759, que trata da regularização fundiária e a I Caravana de Combate à Violência Contra a Mulher, entre outros temas relevantes.

Foi promovido também, conforme a parlamentar, o II Seminário da Comissão de Direitos Humanos, a fim de dialogar com os movimentos sociais do Ceará, para que se desenvolvesse uma pauta de atuação do Colegiado. “Estiveram presentes diversas representações sociais e foram discutidas pautas como terra e território, conflitos socioambientais e violência institucional”, relatou.

Já os seminários em direitos humanos foram realizados em conjunto com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos. Um deles ocorreu no fim do mês de outubro, no auditório da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), em Quixadá. “Foi bastante interessante e participativa, dentro da proposta que a gente está querendo, que é buscar essa formação de uma cultura de respeito à dignidade humana”, explicou. Segundo informou, serão realizados outros seminários no interior do Estado, abrangendo todas as regiões.

Rachel Marques afirmou que a Comissão desenvolve um trabalho de visitas técnicas a partir de demandas que a sociedade e as entidades de direitos humanos pautam. “São visitas, inclusive, não agendadas que a gente faz a delegacias e a casas de privação de liberdade, como o Instituto Prisional Auri Moura Costa”, citou. Outra atividade listada pela parlamentar foi a inspeção em situações de conflitos fundiários. “Quando há avanços ilegais da especulação imobiliária, nós estamos presentes”, assegurou.

Com informações da Assembleia Legislativa 

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Confira outras informações sobre a IV Feira de Negócios de Canindé


A Feira de Negócios de Canindé FENECAN é uma realização da CDL e SEBRAE, com apoio de parceiros do setor público e privado.

Além de contar com a presença de um bom público, o evento foi prestigiado por autoridades e convidados.

Confira entrevistas na segunda noite do evento, nas imagens da CNE TV  





Um ponto bastante positivo considerado pela coordenação da FENECAN tem sido a adesão por parte dos empreendedores do município.

Veja imagens do evento



 

Defeito em semáforos preocupa motoristas de Canindé

Os constantes defeitos apresentados nos semáforos nas ruas de Canindé têm preocupado os condutores de veículos na cidade. O principal defeito é apagão no farol do sinal, o que vem ocasionando acidentes.


De acordo com motoristas que trafegam na rua José Veloso Jucá com a rua Joaquim Custódio no Alto Guaramiranga, muitas vezes os faróis do semáforo daquelas ruas ficam verde ao mesmo tempo.

Outros semáforos que também tem apresentado apagão são os das avenidas Luciano Magalhães e Presidente Geisel, no bairro do Esse.

Veja fotos tiradas por nossa reportagem nesta terça-feira (21):




Visitando comunidades: vereador busca identificar dificuldades da população

Atender as reivindicações da população, esse tem sido o compromisso do vereador de Canindé, Sergio Barbosa.

O parlamentar comentou em entrevista concedida ao GCCOM, que tem visitado algumas comunidades rurais do município e na medida de suas possibilidades vem apresentando as solicitações da população à administração pública municipal.

Para Sérgio, a melhor forma de sentir os problemas da população é estando junto do povo para ouvir suas necessidades e procurar atendê-las.

O vereador vem constantemente apresentando requerimentos na Câmara Municipal, buscando soluções através dos órgãos competentes para atender as demandas que lhes são solicitadas através de populares.  

Recentemente, o poder público municipal recuperou o calçamento na rua Francisco José no distrito de Caiçara, fruto de um requerimento apresentado por Sérgio e aprovado na Câmara.


O professor e vereador Sérgio Barbosa também tem estado presente nas escolas municipais, procurando, assim, acompanhar a situação da Educação no município. 

Conforme o legislador, também tem participado de reuniões e eventos em várias comunidades, buscando atender o desejo populacional.
Área de anexos

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Paróquia de São Francisco divulga Programação de Natal

 A Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé vai realizar mais um Natal "FelizCidade Franciscana 2017" com o objetivo de promover, na cidade uma sensibilização e preparação para a grande festa do Natal do Senhor, na perspectiva da espiritualidade franciscana, envolvendo as pessoas em eventos e atividades diversas.

De acordo com a programação apresentada, haverá Celebrações, Catequese de Natal, Corrida de Rua de Natal, Apresentação de Reisado, Seresta do Menino Deus, Passeio Ciclístico, Acolhimento Natalino, Missa Solene do Natal do Senhor e Show Natalino.

A programação foi lançada pelo pároco e reitor do Santuário, Frei Marconi Lins, na missa das 18 horas do último domingo (19), na presença de muitos paroquianos e romeiros, onde também  foi celebrado, pela primeira vez, o Dia Mundial dos Pobres, a pedido do Papa Francisco na Igreja do mundo todo, com o tema: “Não amemos com palavras, mas com obras”.

Com informações do Santuário de Canindé

Área de anexos

Sindicato dos Servidores Municipais divulga data para eleição da Nova Diretoria

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé SINDSEC publicou edital resumo com informações sobre o processo de eleição para a escolha da nova diretoria.

Conforme o edital, estão sendo convocados todos os associados para a eleição da Diretoria Executiva e suplentes; e do Conselho Fiscal e suplentes; para o mandado de 2018 a 2022, a ser realizada no dia 18 de janeiro de 2018.

O pedido de registro de chapas para concorrer à eleição será no período de 20 de novembro de 2017 a 04 de dezembro de 2017, no horário de 8h às 11h e de 14h às 17h, na sede do Sindicato, situada na Rua Mozart Pinto, 314, Centro, Canindé, Ceará.

Com informações do SINDSEC

Bandidos roubam fazenda em Caridade

Homens procuravam por armas e dinheiro

Três homens que se passaram por vendedores de doce invadiram e roubaram a Fazenda Veneza, às margens da BR 020, na localidade de Papagaio, distrito de Campos Belos, em Caridade.

De acordo com informações do 4ºBPM de Canindé, o fato foi registrado por volta das 15h30 da última segunda-feira (20).

A polícia informou que os criminosos conseguiram render os moradores e perguntavam por armas e por dinheiro e disseram que estavam ali porque já tinham as informações. As vítimas foram amarradas.

Foram levados da casa da fazenda e das vítimas 4 aparelhos de TV, 5 celulares, uma arma de fogo calibre 12 de cano curto, uma espingarda de pressão, um  liquidificador e R$400 em espécie. 

Os assaltantes ocupavam um VW Polo prata, de placas não anotadas, e fugiram sentido Fortaleza.

Policiais Militares realizaram diligências, mas ninguém foi preso.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

ELEIÇÕES SINDICAIS - RESUMO DO EDITAL - SINDSEC

ELEIÇÕES SINDICAIS - RESUMO DO EDITAL

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé, no uso de suas atribuições e em conformidade com Estatuto Social, CONVOCA seus associados para a eleição da Diretoria Executiva e suplentes, do Conselho Fiscal e suplentes para o mandado de 2018 a 2022, a ser realizada no dia 18 de janeiro de 2018.

Torna público, ainda, que o pedido de registro de chapas para concorrer à eleição objeto deste Edital será no período de 20 de novembro de 2017 a 04 de dezembro de 2017, no horário de 8h às 11h e de 14h às 17h, na sede do Sindicato, situada na Rua Mozart Pinto, 314, Centro, Canindé, Ceará.

As eleições ocorrerão nos locais e horários informados nos editais afixados em locais de trabalho e nos boletins do sindicato com urnas fixas e itinerantes.

     Canindé, 17 de novembro de 2017.

            Antonia Aurenice Santiago

                                         Presidente


        Confira AQUI Edital 

Último dia para inscrições de cursos técnicos gratuitos no IFCE

Estão abertas somente até hoje20 de novembro, as inscrições para o processo seletivo de cursos técnicos no campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Há ofertas de cursos tanto para quem já terminou como para quem ainda vai começar o Ensino Médio e busca uma formação profissional.
São 115 vagas no total, distribuídas em três cursos. 

As inscrições podem ser feitas pelo site http://qselecao.ifce.edu.br, em que também está disponível o edital com todas as informações sobre o processo. A seleção é feita por meio da análise do histórico escolar dos candidatos.

Para quem vai começar o Ensino Médio, o campus de Canindé oferece os cursos técnicos integrados de Eletrônica (40 vagas) e Eventos (35 vagas) em turno integral, ou seja, o aluno passa os turnos manhã e tarde estudando. Já para quem concluiu ou está terminando o Ensino Médio, a oferta é para o técnico subsequente em Informática (40 vagas), no turno da noite.

Apresentação no campus
Depois de feita a inscrição pela internet, o candidato terá até às 17h do dia 27 de novembro para entregar na recepção do campus o protocolo gerado no ato da inscrição online e toda a documentação prevista no edital. A pré-matrícula dos candidatos aprovados ocorre de 8 a 10 de janeiro de 2018.

Documentação necessária:
- Protocolo de Inscrição gerado após o preenchimento do Formulário de Inscrição;
- Certidão de Nascimento/Casamento ou documento oficial de identificação (original e cópia);
Para candidatos aos cursos técnicos integrados: Histórico do Ensino Fundamental Completo (original e cópia) ou documento equivalente válido; ou Histórico do Ensino Fundamental até o 8º ano e declaração da instituição de ensino que está cursando o 9º ano com as notas obtidas até o presente momento;
Para candidatos ao curso técnico subsequente: Histórico Escolar do Ensino Médio Completo; ou Certificado de Conclusão de Ensino Médio com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, acompanhado do boletim de desempenho no ENEM, caso a pontuação não conste no verso do certificado (original e cópia); ou Histórico do Ensino Médio até o 2º ano e declaração da instituição de ensino que está cursando o 3º ano com as notas obtidas até o presente momento.
 
Serviço:
Último dia de inscrição para processo seletivo dos cursos técnicos de Canindé
Data: Até 17h de hoje, 20 de novembro de 2017
Inscrições: Pela internet (http://qselecao.ifce.edu.br), deixar a documentação no campus até o dia 27 de novembro
Endereço para entrega de documentação (presencial):
IFCE - Campus Canindé
Rodovia BR 020, km 303, s/nº - Jubaia
Telefones: (85) 3343-0572

Assessoria IFCE

Confira as ofertas da Black Friday na JP Eletro Magazine

domingo, 19 de novembro de 2017

IV FENECAN é avaliada de maneira positiva por Presidente da CDL


Segunda noite do evento contou com presença de Deputados

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas CDL de Canindé, Antônio Alves Pereira, avaliou de maneira positiva a IV Feira de Negócios de Canindé (FENECAN). O evento também foi considerado um verdadeiro sucesso pelo coordenador Paulo Magalhães Filho.

Carlos Paulino, representante do SEBRAE no município, declarou ao GCCOM que todos os objetivos foram atingidos.

A FENECAN é uma realização da CDL e SEBRAE com apoio de parceiros como empresas privadas e do setor público.

Além da participação da prefeita Rozário Ximenes e do vice-prefeito Jesus Romeiro, o evento foi também prestigiado pelo deputado estadual João Jaime e deputado federal Danilo Forte. Também, estiveram presentes alguns vereadores e secretários municipais.

Todos os empreendedores de vários setores ouvidos pelo GCCOM falaram que o evento proporcionou novas oportunidades de negócios.