O projeto se propõe a avaliar a prevalência de obesidade e sobrepeso, através do perfil antropométrico, de crianças do Ensino Fundamental I do município de Canindé. Dessa forma, esse projeto, que pretende avaliar cerca de 3.000 crianças, poderá identificar e avaliar possíveis riscos à saúde dessa população, prevendo a instalação de doenças crônico-degenerativas, o agravamento das mesmas, além de incentivar a prática de exercícios físicos.
Segundo a professora Raquel, os benefícios do projeto serão fornecer dados relativos à saúde desses indivíduos, estimular a prática de hábitos saudáveis e, consequentemente, diminuir e/ou eliminar os riscos de desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas; e, ainda, gerar um vínculo institucional entre a sociedade e ocampus, através de ações interdisciplinares, de cidadania e de responsabilidade social, tais como a realização de palestras informativas e a prestação de serviços.
Sabe-se que a desnutrição tem diminuído em nosso país, porém o peso dos jovens brasileiros se eleva, ultrapassando o padrão internacional. Estes indivíduos em sobrepeso e obesidade apresentam maiores riscos para desenvolver diversas doenças, inclusive risco de morte. O peso excessivo na juventude traz mais risco à saúde do que obesidade na vida adulta. A criança e adolescente com excesso de peso, independente do peso adulto, exibem risco mais alto de enfermidades do que aqueles com peso normal.
Fonte: IFCE campus Canindé