quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

PREFEITA ROZÁRIO ANUNCIA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

Foto: Divulgação/Prefeitura de Canindé 


 

Cronograma também inclui 50% do 13º salário

 

A prefeita de Canindé Rozário Ximenes anunciou nas redes sociais nesta quinta-feira, 1, o calendário de pagamento da folha de novembro. Conforme a gestora, será incluída a segunda parcela do 13º salário.

 

“Anunciamos o calendário de pagamento e antecipação da segunda parcela (50%) do 13º salário dos servidores municipais, que começa dia 07 e vai até o dia 12 de dezembro.

Serão 12,5 milhões no bolso dos trabalhadores, e que irá aquecer o comércio.

Segue o cronograma:

07/12 - IPMC

07/12 - Educação

09/12 - Fundo Geral

12/12 - Saúde

Pretendemos antecipar o mês de dezembro da folha secretaria de educação. Esse é o nosso compromisso e o respeito que todos os servidores merecem”, publicou Rozário.

PUBLICIDADE 


PREFEITURA ORGANIZA AÇÕES PARA O PERÍODO NATALINO EM CANINDÉ

Foto: Divulgação/Prefeitura de Canindé 

 

A Prefeita de Canindé Rozário Ximenes reuniu alguns secretários (as) na manhã desta quinta-feira, 1, para definir o cronograma de trabalhos no período do Natal na cidade.  

De acordo com a Prefeitura de Canindé, o governo vai realizar ações nas áreas de segurança e trânsito (fiscalização), saúde, assistência social, limpeza, turísticas e educacionais, dentre outras.

Conforme Rozário, o período de maior atenção será de 23 a 25 de dezembro. Os trabalhos serão executados mesmo com a Prefeitura de recesso.

A reunião teve a participação do vice-prefeito Ilomar Vasconcelos; do secretário de Administração, Fábio Soares; Segurança e Transito Gean Gomes; Chefe de Gabinete Diana Célia; Saúde Islayne Ramos; Assistência Social Edivania Farias e Turismo Socorro Bastos. 

PUBLICIDADE 


STRAAF CANINDÉ PROGRAMA ÚLTIMA ASSEMBLEIA DO ANO


 

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

PROJETO VAI UNIVERSALIZAR TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS


 

Foto: Divulgação/Seduc


Com o objetivo de ampliar o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), a governadora Izolda Cela encaminhou para a Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (30), o projeto de lei que efetivará a universalização do tempo integral nas escolas de Ensino Fundamental das redes municipais do Ceará. A secretária da Educação, Eliana Estrela, esteve presente no ato.

O projeto define a adoção de estratégias para fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios. A medida propõe o fornecimento de apoio técnico, pedagógico e financeiro, a fim de possibilitar a implementação da jornada pedagógica ampliada, que favorecerá a promoção da aprendizagem com equidade em todo o território cearense.

De acordo com a mensagem, o tempo integral será instituído de maneira gradativa, iniciando-se a partir das turmas de 9º ano, em 2023.

“Com isto, estabelecemos uma meta ousada e de muito fôlego para a educação das nossas crianças e jovens: levar o ensino em tempo integral a todo o Ceará até 2026, por meio da parceria entre estado e municípios. Lembro que, na rede estadual, 60% das escolas de Ensino Médio já funcionam em tempo integral, com meta de universalização também prevista para 2026. Seguimos investindo para oferecer educação de qualidade a todas e todos”, ressalta a governadora Izolda Cela.

Eliana Estrela avalia que o projeto de lei é mais um marco histórico para a educação do Ceará. “O tempo integral não se traduz apenas em passar mais tempo na escola. O período extra permite a ampliação das possibilidades de aprendizagem, com o desenvolvimento de atividades significativas para os projetos de vida das crianças”, diz a secretária.

Regime de colaboração

Mesmo não sendo responsável direto pela oferta de matrícula para o Ensino Fundamental, o Governo do Ceará instituiu uma política pública prioritária, denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). Ele fortalece o regime de colaboração entre estado e os 184 municípios, oferecendo formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar, material estruturado e avaliação para garantir melhorias da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Em 2021, diante do contexto da pandemia de covid-19, o Governo teve a iniciativa de reforçar o programa, promovendo ações de recomposição de aprendizagens, criando assim o Pacto pela Aprendizagem, que se seguirá até 2024.

O Pacto abrange 6.062 escolas municipais, 910.445 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e 97.849 professores. Desde o ano passado, já foram investidos R$ 130 milhões, beneficiando todos os municípios cearenses com ações voltadas ao apoio pedagógico, implementação do tempo integral, fortalecimento das competências socioemocionais e melhorias na infraestrutura das escolas.

Tempo integral na rede estadual

Na rede estadual de ensino, 60% das escolas já funcionam com atividades nos dois turnos e até três refeições diárias. De acordo com o cronograma de universalização, além das 60 novas unidades de ensino em tempo integral implementadas no ano letivo de 2022, estão planejadas 80 em 2023; 73 em 2024; 82 no ano seguinte; e 31 no último ano do plano.

Por Ascom Seduc 

PUBLICIDADE 


 

CORPO DE BOMBEIROS RESGATA CADELA PRESA EM PAREDE

 

Foto: Divulgação/CBMCE

Por volta das 14 horas da tarde de terça-feira (29), os bombeiros de Sobral foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para resgatar uma cadela que se encontrava presa entre duas paredes sem condições de saída, na rua Oscar Rodrigues, Alto da Brasília em Sobral.

“Ao chegar no local observamos que o animal estava entre duas paredes onde o espaço continha apenas 15 cm de largura e por estar presa entre as paredes há muito tempo e não conseguia se mover, apenas chorava e latia”, relatou o 2º tenente Romério, comandante do socorro.

Após muitas tentativas de retirar, com madeira e cordas, a Senhora Rosa, proprietária de uma das residências, a pedido do dono da cachorra, o jovem Gabriel, permitiu que fosse quebrado a parede do corredor de sua casa em uma atitude nobre de amor aos animais.

“Tentamos fazer um buraco o mais próximo de onde o animal estava e com o menor dano possível”, e, “por volta das 16h30 obtivemos êxito com a retirada do animal com vida e sem ferimento aparente”, comentou o tenente.

Entregamos ao jovem Gabriel seu animal que chorou ao ter novamente sua cadelinha nos braços. A cadelinha tem nome de Amarelinha, mas também é chamada de Mimosa.

Por CBMCE

PUBLICIDADE 


MPCE RECOMENDA SUSPENSÃO DE CONCURSO DE CÂMARA DE VEREADORES DE MOMBAÇA

 



 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Mombaça, recomendou, na última sexta-feira (25/11), que o presidente da Câmara Municipal de Mombaça e o presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público para Câmara de Vereadores suspendam imediatamente o certame pelo prazo de 60 dias e seja emitido edital de retificação para itens do Edital nº 001/2022.    

A Recomendação indica que, após liberação do novo edital, o início das inscrições ocorra no prazo de cinco dias; que o item concernente a aplicação de provas em outros municípios e em data e horários diferentes seja excluído; bem como a formação em Nível Superior para candidatos ao cargo de Almoxarife não seja exigida. O documento pede ainda que qualquer cidadão possa apresentar impugnação de inscrição à Comissão Organizadora do Concurso, representada pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), em até cinco dias depois de lista divulgada, dentre outras medidas.   

O promotor de Justiça auxiliar Rafael Matos de Freitas Morais, que responde pela 1ª PJ de Mombaça, solicita também que candidatos funcionalmente vinculados a membros da Comissão Organizadora do Concurso ou da Instituição Organizadora e a examinador ou respectivos cônjuges, companheiros ou parentes, não possam tomar posse, devendo a Comissão elaborar declaração de impedimento para a situação.  

A Recomendação solicita que o site da Câmara de Vereadores e as respectivas mídias sociais divulguem as providências adotadas, além de publicar os nomes dos membros da Comissão Coordenadora Deliberativa e Fiscalizadora do Concurso Público, da Comissão Organizadora do Concurso no âmbito da Câmara de Vereadores e da Banca Organizadora.  

Assessoria de Imprensa/MPCE

POLÍCIA CIVIL APREENDE 30 QUILOS DE MACONHA NA ENTRE CEARÁ E PERNAMBUCO

 

  
Foto: Divulgação/SSPDS

Mais uma investida no combate ao tráfico interestadual de drogas, desenvolvida pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), na noite dessa segunda-feira (28), resultou na apreensão de cerca de 30 quilos de maconha que eram transportados em um ônibus oriundo do estado de São Paulo. A ofensiva policial realizada pelo Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) do Cariri – com apoio do Departamento de Inteligência (DIP) da PC-CE, ocorreu em um posto fiscal que fica localizado entre as cidades do Crato e Exu, na divisa do Ceará e Pernambuco. Uma mulher  responsável pelo transporte da droga foi presa. Como forma de despistar as investigações, a suspeita viajava com o filho, uma criança de três anos. 

A jovem de 19 anos, que quando menor já foi autuada por tráfico de drogas, foi presa por ser a pessoa responsável pelo transporte dos entorpecentes. Conforme as investigações, a mulher foi para São Paulo, no último sábado (26), onde recebeu a droga e retornou para o Ceará, local em que entregaria os entorpecentes no Cariri, sul do estado. 


Após confirmar o retorno da suspeita para solo cearense, a Polícia Civil montou uma operação que resultou na apreensão de 51 tabletes de maconha, totalizando cerca de 30 quilos de entorpecentes. 

A abordagem ocorreu no posto fiscal, na rodovia BR 122, que fica entre as cidades do Crato/CE e Exu/PE. Diante dos fatos, a mulher foi presa e autuada em flagrante por trafico de drogas. Já o filho dela foi entregue aos cuidados de familiares. Além da droga, com ela foi apreendido um aparelho celular, documentos e o bilhete da passagem da suspeita. A Polícia Civil mantém as investigações no sentido de identificar e localizar para quem a droga seria entregue. 

Por SSPDS

PUBLICIDADE 


 

OPERAÇÃO DO MPCE AFASTA PREFEITO E SECRETÁRIO EM ITAIÇABA

 

Foto: Divulgação/MPCE

  

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Procuradoria de Justiça de Crimes Contra a Administração Pública (Procap), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30/11), uma operação na cidade de Itaiçaba, no Vale do Jaguaribe. Foram cumpridos dois mandados de prisão e 19 mandados de busca e apreensão contra gestores públicos, ex-gestores e empresários. Além disso, foi determinado o afastamento cautelar das funções públicas, por 180 dias, do prefeito do município e do secretário de Infraestrutura, Indústria, Comércio e Turismo.  

Os dois alvos de prisão foram o irmão do prefeito, dono de uma empresa de fachada que realizava obras na cidade, e um outro empresário, proprietário da firma responsável pela limpeza pública. Os quatro são suspeitos de praticarem crimes de peculato, falsidades material e ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa. 

As buscas foram realizadas nas residências do prefeito, de secretários, ex-secretários municipais e de empresários, bem como na sede das empresas investigadas. Na casa do prefeito, de um secretário municipal e de um empresário foram apreendidos R$ 67 mil em espécie, além de aparelhos celulares, computadores e documentos relacionados aos contratos investigados. 

As medidas cautelares requeridas pelo MPCE foram deferidas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). O Poder Judiciário determinou ainda o imediato encerramento dos contratos da Prefeitura com as empresas investigadas. 

Investigação 

A operação da Procap começou em abril deste ano, a partir de informações repassadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Há indícios de ilicitudes nos contratos de prestação de serviços de obras e de limpeza pública da Prefeitura de Itaiçaba. Segundo o TCE, entre 2020 e 2022, o Município repassou às duas empresas mais de R$ 5 milhões. 

Há suspeita de que as licitações eram direcionadas para as empresas investigadas, com realização indiscriminada de aditivos contratuais e inexistência de fiscalização do serviço prestado.  

Assessoria de Imprensa MPCE


PUBLICIDADE 


terça-feira, 29 de novembro de 2022

CEARÁ VAI IVESTIR MAIS DE 1 BILHÃO EM SANEAMENTO E INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA

 

Foto: Divulgação/Casa Civil

O Governo do Ceará realizou a contratação de duas operações de crédito, no valor total de 210 milhões de dólares (mais de R$ 1 bilhão), para a execução de projetos de infraestrutura rodoviária e de saneamento básico no Ceará. Para formalizar o negócio, a governadora Izolda Cela foi a Brasília, nesta terça-feira (29), onde firmou os contratos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Corporação Andina de Fomento (CAF).

Junto ao BID, são 150 milhões de dólares para viabilizar o Programa de Qualificação da Infraestrutura Rodoviária Estadual, o Ceará de Ponta a Ponta. Nesse contrato, 37,5 milhões de dólares serão de contrapartida do Estado. Esse total vai proporcionar a construção de quase 500 km de estradas.

“São obras muito demandadas pelas comunidades e que se mostram também importantíssimas para esse movimento de desenvolvimento do estado. A gente precisa, necessariamente, ter essa oportunidade de realizar a melhoria das infraestruturas, e as rodoviárias são importantíssimas”, enfatizou a governadora Izolda Cela.

Como justificativa para a contratação, o Poder Executivo Cearense defende que a expansão rodoviária vai contribuir para o aumento da competitividade do Ceará, ampliando o acesso das empresas e seus habitantes aos mercados e serviços sociais, por meio da melhoria da qualidade de sua malha viária.

“Estamos muito empolgados por assinar mais esse contrato com o Ceará. Isso denota uma grande inovação por parte do estado, que trará uma série de benefícios à estrutura das rodovias estaduais”, disse o superintendente do BID no Brasil, Morgan Doyle.

Já para o Programa de Saneamento de Localidades Litorâneas do Ceará (ProsaTur), foi firmado contrato com a CAF. Nesse caso, o valor é de 60 milhões de dólares, sendo o Governo do Ceará responsável por 15 milhões de dólares de contrapartida. A finalidade é universalizar o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário em localidades litorâneas, assim como melhorar as condições ambientais, mitigar impactos ambientais e contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo e da atividade econômica no estado.

As iniciativas vão resultar em melhorias para praias de grande apelo turístico em municípios como Trairi, Itapipoca, Amontada, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Beberibe e Fortim.

Por Ascom Casa Civil 


PUBLICIDADE


segunda-feira, 28 de novembro de 2022

PM PRENDE SUSPEITOS COM ARMA DE FOGO E DROGAS NO BAIRRO PALESTINA

Foto: Divulgação/PM




A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu na tarde deste domingo,27, dois homens 32, e 19 anos, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo durante abordagem no bairro Palestina na cidade de Canindé.

Na abordagem, a composição apreendeu 20 gramas de crack e cinco munições e um revólver calibre 38.

A dupla e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Canindé para os procedimentos.


Ascom/PM



domingo, 27 de novembro de 2022

PM PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM MADALENA

Foto: Divulgação/PM


Policiais militares prenderam na última sexta-feira, 25, por volta das 23h, no município de Madalena, dentro de um veículo Prisma prata estacionado em um local escuro, um homem que estava com uma mochila, na qual havia um revólver calibre 38 com numeração raspada, contendo três munições do mesmo calibre intactas.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito, que já respondia por crime ambiental.

O homem foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Canindé para os procedimentos, sendo lavrado Auto de Prisão em Flagrante.

 

Disque-Denúncia: 98208.4736 ou 98109.9077

Com informações do 4ºBPM 


BRASIL: POLÍCIA FEDERAL PRENDE HOMENS COM MAIS DE 80 PISTOLAS NO RIO DE JANEIRO

 

Foto: Divulgação/Polícia Federal

 

Armas seriam entregues a facção criminosa no Rio

 

Agentes da Polícia Federal (PF) prenderam em flagrante na manhã deste sábado (26) dois homens que transportavam 84 pistolas automáticas na rodovia Presidente Dutra, na altura da cidade de Piraí, no sul fluminense.

O armamento estava oculto na bagagem da dupla, que saiu de ônibus de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro. As pistolas, que se encontravam com a numeração raspada, foram localizadas durante fiscalização realizada por policiais lotados na Delegacia de Repressão a Drogas (DRE), lotados na Superintendência da Polícia Federal no Rio.

De acordo com os agentes, as armas seriam destinadas à facção criminosa que controla o tráfico de drogas na comunidade da Nova Holanda, localizada no Complexo da Maré, zona norte do Rio.

Os presos foram conduzidos à superintendência regional da PF, onde foram autuados em flagrante e serão encaminhados para um presídio do estado, onde ficarão à disposição da Justiça Federal. Os dois responderão pelo crime de porte ilegal de armas de fogo, cuja pena pode chegar a seis anos de prisão.

Agência Brasil


PUBLICIDADE 


SAAE SUBSTITUI TUBULAÇÃO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO BAIRRO CANINDEZINHO