Os serviços também
continuam sendo realizados de forma digital, sem a necessidade de deslocamento
O agendamento
para atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional da Seguridade
Social (INSS) foi retomado nesta segunda-feira (14/03). Assim, o segurado
poderá ir à agência, desde que tenha hora marcada, para serviços como pedidos
de aposentadoria, pensão por morte e emissão de certificados. O agendamento é
feito pelo site ou aplicativo para celulares, Meu INSS, e pelo
telefone 135.
É
importante lembrar que os serviços continuam disponíveis também de forma
digital, sem a necessidade de descolamentos e espera. Atualmente, o INSS
disponibiliza 91 serviços pelos canais remotos.
O
segurado poderá procurar a agência do INSS sem agendamento a partir de abril, e
apenas nos casos excepcionais em que ele não tenha acesso à internet ou
telefone, para realizar agendamento ou esclarecimento de dúvidas. As unidades
que vão prestar este tipo de atendimento serão definidas após o dia 30 de
março.
“Estamos
reestruturando o nosso atendimento. A partir de agora, todos os serviços
prestados pelo INSS já estão disponíveis para agendamento prévio pelo segurado.
A partir de abril, as agências do INSS voltarão a atender a demanda espontânea.
E quem deverá ser atendido na demanda espontânea? O cidadão que não tem acesso
ao Meu INSS e também tem dificuldade de ligar para o 135. Aquele que não tem
acesso e tem dificuldade, pode procurar uma agência da Previdência”, explicou o
Presidente do INSS, José Carlos Oliveira.
O
atendimento presencial mediante agendamento estava restrito desde 2020 para
evitar aglomerações, em razão da Covid-19. Eram atendidos nas agências apenas
os serviços que não podiam ser feitos de forma remota, como a realização de
perícias médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação
administrativa.
A
retomada dos atendimentos à população será gradual. As portarias 1.413 e 982 e
Retificação foram publicadas, no Diário Oficial da União, para formalizar e
padronizar o fluxo operacional interno para ampliação dos atendimentos
presenciais disponíveis para agendamento.
Meu INSS
No
Meu INSS é possível solicitar serviços e benefícios sem sair de casa. Além
disso, pela ferramenta é possível enviar a documentação digitalizada, escaneada
ou fotografada pelo celular. Após realizar a solicitação, o cidadão pode
acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido
pelo Meu INSS ou telefone 135.
Estão
disponíveis serviços como pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício
assistencial e pensão por morte; pedido do salário maternidade; de auxílio
doença; consulta à revisão do benefício; pedido de recurso de benefício; e
certidão de tempo de contribuição.
Governo do Brasil