sábado, 14 de outubro de 2023

Eclipse anular do sol poderá ser visto do Brasil

 

Foto: Internet

Fenômeno será visto das 14h05 às 17h55

  

O eclipse anular do sol está previsto para este sábado (14) e poderá ser visto do Brasil. Na ocasião, a lua vai cobrir a maior parte do disco solar, deixando apenas um anel brilhante na borda. O Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, vai transmitir o eclipse em evento virtual O Céu em sua Casa: Observação Remota, que é uma opção para que as pessoas acompanhem o fenômeno com segurança.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1560767&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1560767&o=node

Atransmissão virtualterá início às 11h30 da manhã (horário de Brasília) quando o eclipse anular estiver começando na costa oeste dos Estados Unidos, e vai acompanhar todo seu percurso até que chegue ao seu final na costa leste do Brasil em torno das 17h30. Para saber onde o eclipse será visível, observatório indica uma página na internet.

“O eclipse anular ocorre quando a Lua, como vista a partir da Terra, parece menor que o Sol [no céu]. Assim, a Lua não cobre o disco solar totalmente, restando um anel luminoso no contorno da lua, daí a razão do nome 'eclipse anular'”, explicou o doutor em Astrofísica Leonardo Almeida, professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O fenômeno é diferente de um eclipse total, quando a lua cobre completamente o disco solar, deixando apenas a coroa solar visível. O Observatório Nacional aponta que o eclipse anular ocorre quando a lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, e nesse momento a Lua aparece menor, o que permite que este anel seja visível no eclipse.

Almeida aponta que essa diferença se deve ao fato de que a órbita da lua ao redor da Terra não é circular, o que faz com que a distância entre ambas varie ao longo do período de translação da Lua.

O especialista ressalta que o eclipse no formato anular não poderá ser visto de todo o país. “Apenas em alguns estados das regiões Norte (Amazonas, Pará e Tocantins) e Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba) do Brasil o eclipse anular poderá ser visto. Nos demais estados do país, o eclipse será parcial. Isso ocorre porque a visibilidade de um eclipse depende da posição do observador em relação à linha do eclipse”, disse o astrofísico.

O professor Tarciro Mendes, também da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UFRN e doutor em Física, explica que é necessário que o observador esteja exatamente sobre a linha “riscada” pela umbra, que é a região onde a sombra da Lua sobre a Terra é a mais intensa. “Contornando a umbra temos a penumbra, onde os observadores sob ela podem observar um eclipse parcial. Fora da penumbra e da umbra, não é possível observar eclipse algum”, disse.

O físico explicou que, no Brasil, o eclipse começa a ser visto às 14h05 na cidade de Tefé (Amazonas) e acaba às 17h55 na cidade de João Pessoa (Paraíba), considerando o evento completo, tanto anular quanto parcial. “O Brasil é o país do mundo onde a anularidade - período de tempo em que a Lua permanece totalmente dentro do disco solar - terá a maior duração, 55 minutos e 30 segundos”, ressaltou.

Por Agência Brasil

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Corpo de Bombeiros implanta núcleo do programa Jovem Brigadista de Valor em escola indígena de Canindé

 

Foto/Divulgação

A manhã da última quarta-feira (11) marcou o lançamento do programa Jovem Brigadista de Valor (JBV) na Escola Estadual Indígena Expedito Oliveira Rocha, dos índios Kanindé, no município de Canindé, com a realização da aula inaugural.

Localizada no distrito de Gameleira, a unidade educacional foi a primeira do tipo a receber um núcleo do programa no Ceará.

O diretor da escola, Elinaldo Silva Rocha, informou que o núcleo recebeu a inscrição de 24 alunos, entre 14 e 16 anos, que receberão noções de atendimento pré-hospitalar, salvamento (terrestre, aquático e altura), combate a incêndio, defesa civil, ordem unida, ética e cidadania, além de ações educativas para o combate ao uso de drogas.

De acordo com o Governo do Ceará, o conteúdo completo tem 264 horas/aula.

PUBLICIDADE


PRF efetua prisão de homem com maquinetas e cartões em Canindé


Foto: Divulgação/PRF


Homem de 60 anos é detido com mandado de prisão em aberto e equipamentos utilizados em golpes financeiros, além de cartões de diversas vítimas.


Nesta quarta-feira(11), por volta das 14h50, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma abordagem na BR 020, no município de Canindé (CE), que resultou na detenção de um homem de 60 anos. Durante a fiscalização, os policiais verificaram a documentação do condutor. Após consultas aos sistemas, constatou-se a existência de um mandado de prisão em aberto em desfavor do homem, expedido pela comarca de Cascavel (CE). O mandado estava relacionado ao crime de estelionato. Além disso, durante a revista no veículo, foram encontradas duas maquinetas e 12 cartões de diferentes proprietários. Nenhum dos cartões estava em nome do indivíduo detido. Um dos cartões constava como objeto de um Boletim de Ocorrência registrado no dia 07 de junho de 2023 por uma vítima do crime de estelionato, que teve seu cartão utilizado de forma fraudulenta. Diante desse novo fato, além do cumprimento do mandado de prisão, foi instaurado um outro procedimento também pelo crime de estelionato contra o infrator na Delegacia de Polícia Civil de Canindé.

PUBLICIDADE





Governador fala sobre visita a Canindé

Presidente do SAAE avalia abastecimento de água no período da Festa de São Francisco

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Loja Orpam anuncia programação para O Dia da Criança

 


Uma Manhã de Diversão: O Dia das Crianças da LOJA ORPAM

Venha se juntar a nós para uma manhã repleta de alegria e diversão!

🎈 Atividades emocionantes incluem: 🎈

Pula-pula para saltos sem fim!
Pinturas criativas para expressar sua imaginação!
Delicioso algodão doce que derrete na boca!
Pipoca estalando de sabor!
Refrescantes picolés para se refrescar!
DATA: 12/10 às 08h

Local: Loja Orpam
Endereço: Praça Tomaz Barbosa

Junte-se a nós nesta celebração do Dia das Crianças. Estamos ansiosos para compartilhar risos, brincadeiras e momentos especiais com você e sua família.

Traga seus filhos e prepare-se para uma manhã inesquecível!

Atenciosamente,
Loja Orpam 🎈😍

Foragidos da Justiça são presos pela PM em Boa Viagem

  

Foto: Divulgação/PM

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu três suspeitos, em Boa Viagem, nesse sábado (7). Com eles foram apreendidos um revólver de calibre .32 e um .38, 21 munições, porções de crack, cocaína e maconha, quatro aparelhos celulares, duas balanças de precisão e R$ 183,50 em espécie.

 

Por volta de 20h, a equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) foi acionada por uma composição da 2ª Companhia do 4º Batalhão para apoio em uma ocorrência no bairro Vila Holanda. Quando chegaram à residência onde estavam os suspeitos, os militares flagraram três homens que tentaram se evadir pulando muros pelos fundos da casa, mas foram capturados. Ainda, havia uma mulher que afirmou ser usuária de drogas.

 

Durante uma busca no local houve a apreensão do material ilícito e, ao consultarem os nomes dos abordados no sistema da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), constatou-se que dois deles, identificados como Wilson Sousa Silva, 26, e Jerônimo Sousa Nascimento, 28, eram fugitivos da Justiça; um terceiro, João Paulo Sousa Santana, 43, já era monitorado por tornozeleira eletrônica.

 

De acordo com a PM, em razão do flagrante, as apreensões e suspeitos foram apresentados na Delegacia Regional de Crateús, onde houve instauração de inquérito por associação criminosa, porte ou posse ilegal de arma de fogo com numeração suprimida e tráfico de drogas em desfavor do trio. A mulher foi ouvida como testemunha e liberada em seguida.


PUBLICIDADE


Vice-ministro provincial participa da Festa de São Francisco

Vice-reitor do Santuário avalia Festa de São Francisco como positiva (Frei Francisco Rogério)