Até o dia 30 de junho, próxima quarta-feira, os 184 municípios cearenses poderão confirmar a adesão ao HORUS – Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica. O Sistema é um software livre que trabalha para acompanhamento da utilização de medicamentos dos usuários do SUS.
Além disso, o HORUS permite, entre outras funcionalidades, a rastreabilidade dos medicamentos dispensados, o conhecimento do perfil de uso dos medicamentos, demanda atendida e não atendida, bem como a elaboração de indicadores de assistência farmacêutica para o planejamento, avaliação e monitoramento das ações. De acordo com o Ministério da Saúde, a utilização do Sistema possibilita o uso racional de medicamentos.
Para implantar o HÓRUS, o município interessado deve preencher o Cadastro de Adesão, que está disponível na internet, no endereço www.saude.gov.br/prodae. Em seguida, deve ser assinado o Termo de Adesão, que foi enviada a todas as secretarias municipais de Saúde pelo Conselho de Secretarias e Secretários de Saúde do Estado do Ceará (COSSEMS/CE). A medida que os municípios aderirem ao Sistema, os profissionais de saúde que ficarão responsáveis pela manutenção do mesmo, serão capacitados e posteriormente haverá a implantação do HORUS e a liberação de senha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário