Será realizado, durante os dias 19 e 20 de maio, o curso de utilização do uso de arma não letal (PISTOLA TASER), na Cidade de Canindé, que será ministrado nas instalações do IFCE.
Atualmente, mais de 20% dos 35 mil homicídios anuais registrados no Brasil resultam de confrontos entre criminosos e policiais ou de balas perdidas nesses confrontos. O índice poderia ser reduzido à metade caso fossem utilizados instrumentos de menor potencial ofensivo em rotinas operacionais voltadas para preservar a vida e minimizar os danos à integridade dos cidadãos.
Infelizmente, não possuímos estatísticas que indiquem o número cidadãos e policiais feridos ou policiais que respondem a sindicâncias e processos decorrentes do mau uso da força no cumprimento da sua missão, mas certamente estes números são alarmantes, fruto do despreparo a que os policiais estão submetidos, seja por omissão do Estado ou por negligência pessoal.
O Departamento de Polícia Rodoviária Federal, em consonância com orientação do Ministério da Justiça e Secretaria dos Direitos Humanos explicitada pela Portaria interministerial 4226 de 31/12/2010, tem capacitado seu efetivo no uso de equipamentos de menor potencial ofensivo (espargidor de pimenta e Dispositivo Condutor de Energia – Taser) assegurando que, quando da necessidade do uso da força, os PRFs tenham à sua disposição instrumentos e treinamento adequados à resolução desses conflitos, diminuindo a gravidade das lesões e preservando a vida dos cidadãos, inclusive dos infratores da lei.
Fonte : Inspetor Prado - PRF
Nenhum comentário:
Postar um comentário