segunda-feira, 7 de maio de 2012

Morre artista canindeense Manuel Messias

O talentoso artista plástico, cantor e compositor canindeense Manuel Messias faleceu, aos 64 anos, por volta da meia noite de ontem, Domingo, dia 06 de maio, no Hospital São José, em Fortaleza.
Manuel Messias, que era o co-autor do Hino de Canindé, que compôs com o maestro J Ratinho, dentre muitos outros trabalhos artísticos de inegável valor, deixa um importante legado para a história cultural e religiosa da nossa cidade.
 
Manuel Messias estava internado no hospital São José há um mês e quinze dias, pois era soro positivo e de acordo com a família, havia deixado de tomar o coquetel há cerca de dez meses atrás. Chegou a informar que não aguentava mais o gosto do medicamento. 
No laudo declarado pelo hospital foram relatados vários motivos que levaram a morte do artista, dentre eles a disfunção múltipla dos órgãos e insuficiência respiratória. 

Além dos hinos de Canindé e de São Francisco, Manuel Messias também compôs os hinos das escolas Santa Clara, Frei Policarpo, Frei Orlando, Carlos Jereissati, CAIC, entre outros. O sepultamento está previsto para as 17 horas no Cemitério São Miguel, em Canindé.


Com imagens do Festival de Carnaval de 2011, que resgatam a alegria, traço principal da personalidade de Manelzinho, como era conhecido, prestamos nossa homenagem a este grande artista do Canindé.




Fotos: Michel Brito

10 comentários:

  1. É LAMENTÁVEL E CONCERTEZA UMA GRANDE PERDA EM TERMOS CULTURAIS PARA CANINDÉ.
    QUE DESCANSE EM PAZ, SOMOS TODOS GRATOS POR TANTOS FEITOS QUE ESTE HOMEM REALIZOU EM NOSSA CIDADE.

    ResponderExcluir
  2. Realmente uma grande perda para a nossa cultura canindeense, como é triste vermos pessoas como essa que tanto contribuíram para nossa cidade irem assim.

    Mas tenhamos certeza que a sua contribuição será levada por muitos e muitos tempos na passagem de gerações, onde nossos filhos, nossos netos, nossos bisnetos e demais saberão quem foi o Manoel Messias, e sua ajuda para a cultura de Canindé.

    E acredito que sim, deve-se haver uma homenagem mais que merecida por sua ajuda para a nossa cultura, seja ela qual for ainda será mínima ao que ele fez pelo seu povo.

    É com tristeza que nos despedimos de um grande mestre... Que vá em paz grande homem.

    Com licença poética...
    "Manoel, Manoel nós te amamos
    E te guardamos um lugar no coração
    Quem viu a ti, jamais esquece
    Grande homem de fé e coração."

    ResponderExcluir
  3. realmente lamentavel! uma pessoa cheia de vida inteligente criativa como ele partir pro andar de cima qui ele descanse em paz ao lado do nosso pai.

    ResponderExcluir
  4. Caramba , uma pessoa cheia de vida que passava alegria para todos , falecer assim do nada , é muito estranho , mais se Deus achou melhor assim , então que seja a vontade dele , talvez tenha sido melhor sair desse mundo injusto e cheio de desigualdade , que lá no céu tenha uma grande festa com a sua chegada. A saudade aqui embaixo é normal , não se preocupa iremos ficar bem.

    ResponderExcluir
  5. Caramba ...foi uma surpresa mt grande para todos os canindeensses , uma pessoa que transmitia alegria para todo nós , mais se Deus quiz assim , e porque achou melhor ele sair desse mundo injusto e cheio de desigualdade , que haja festa com a chegada dele lá no céu. A saudade qui embaixo ? é normal , não se preocupa iremos todos ficar bem.

    ResponderExcluir
  6. Ficará em nossos corações a alegria, amor e dedicação deste artista que se doou em prol de nossa cidade. De modo simples e voluntário realizou muitos trabalhos artísticos, de composições marcantes dedicada a nossa terra e a seu santo de devoção, São Francisco, dentre elas a mais recente com homenagem a Basílica de São Francisco (http://www.santuariodecaninde.com/canticos-e-louvores/), feito no ano passado. A nossa homenagem também a você bom amigo, que agora está mais próximo de nosso Pai do céu... Sentimentos aos familiares, amigos e todos que levam no coraração a figura desse irmão de fé... do amigo Rogério Sales, Jornal O Santuário de São Francisco de Canindé.

    ResponderExcluir
  7. Falar de Manoel Messias é dificil, o CANINDE perde uma grande pessoa,jamais existirar uma pessoa assim, dedicado,amigo,era pobre, sofreu varias injustiças...pessoas que ficaram ricas a custas (de suas musica),lhe deram as costa,mas ele soube superar tudo com seu soriso sinjelo e simples.O Caninde é para prestar uma grande homenagem principalmente a Igreja, no entanto nada,a grande festa estar la em cima junto da mae de Deus, a quem ele era muito devoto.SAUDADES MANELZINHO.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Veja a notícia de homenagem a Manoel Messias, no Site Santuário de São Francisco: www.santuariodecaninde.com

    ResponderExcluir
  10. Não tenho a menor dúvida! Manelzinho já tem um lugar muito importante na história de Canindé.

    Seu nome ficará grafado com letras de ouro na história de Canindé e no coração da maioria dos canindeenses que tiveram o privilégio de ter um mínimo de contato com você.

    Espero ter a grata satisfação de, no andar de cima, fazer parte de sua turma.

    ResponderExcluir