sábado, 16 de fevereiro de 2013

Projeto Desenvolve Sertão, formado por um grupo de jovens da região, busca a implantação de uma Escola SENAI em Canindé


O Projeto Desenvolve Sertão é formado por um grupo de pessoas organizadas sem fins lucrativos, que surgiu dentro do IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Canindé, no final de 2012. Têm em seu corpo funcional, integrantes residentes nos municípios que fazem parte das ações do grupo, como Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti. É um grupo apolítico, que tem por princípios básicos, funcionar como uma ferramenta do cidadão, ligando-o aos setores público e privado, buscando com estudos e ações integradas a identificação de necessidades da população desses municípios.

Como exemplo disto, há ações em andamento desde 5 de fevereiro de 2013, que buscam a implantação do SENAI em Canindé, para promover formação profissional de mão de obra em todo o Sertão Central. Essa necessidade foi comprovada através de pesquisa realizada com jovens e adultos, onde pode ser observado o desejo por capacitação profissional da mão de obra da região que poderia ser feita aqui mesmo em Canindé, sem a necessidade inconveniente de se deslocar para outros centros de treinamento mais distantes do SENAI.


O grupo Desenvolve Sertão trabalha diretamente com a comunidade e seus órgãos legais. Uma das principais formas de mostrar aos setores público e privado o interesse e a necessidade de toda uma comunidade é a coleta de assinaturas que comprovam a veracidade das solicitações feitas, sendo este o primeiro meio utilizado pelo grupo.

Nesta primeira ação, o grupo está contando com o apoio das agentes comunitárias de saúde de Canindé, que coletam as assinaturas diretamente nas residências da população. Esse apoio acrescenta credibilidade e agilidade nas ações do grupo.

Nos municípios de Caridade, Madalena e Paramoti, as ações estão em fase de implantação para o início da coleta. Posteriormente as autoridades políticas dos municípios serão convidadas a juntar-se ao projeto, dando sua contrapartida para a implantação do órgão. Ao final, as assinaturas coletadas em todos os municípios participantes, serão anexadas a um documento destinado ao Excelentíssimo Senhor Roberto Proença de Macêdo, Presidente do SENAI no Ceará. Estima-se que a conclusão dessa ação ocorra no mês de maio de 2013.


O grupo Desenvolve Sertão busca adesão de novos membros que tenham interesses convergentes a causa do grupo e que desejem fazer a diferença.

MEMBROS
Canindé:
Sergio Dias – Coordenador Geral;
Robério da Silva – Relações Públicas;
Felipe Guerra – Agente de Desenvolvimento;
Crisla Bessa – Agente de Desenvolvimento;
Gyrlano Ederson – Estudo de Tecnologias e Mídias.
Paramoti:
Gilailson Gomes – Coordenador (equipe de atuação em fase de implantação).
Madalena:
Dalverlânio Pereira – Coordenador (equipe de atuação em fase de implantação).
Caridade:
Solon Gomes - Coordenador (equipe de atuação em fase de implantação).

CONTATOS
Telefone: (85) 8690-1761
Facebook: Desenvolve Sertão

2 comentários:

  1. pra que vcs querem um senai mim respodam por favor..

    ResponderExcluir
  2. Para ter pessoas qualificadas, capazes que atuar em qualquer região do país, como estamos, nunca vamos ter empregos aqui em Canindé ou em qualquer outro lugar. Mas pessoas ignorantes não precisam saber disso, o bom mesmo é realmente trabalharmos seis meses no período religioso e comermos seis meses daquilo que foi ganho. Realmente não é bom termos qualificações, é melhor conseguir um contrato na prefeitura... não éverdade caro anonimo!

    ResponderExcluir