terça-feira, 21 de maio de 2013

Reunião discutiu a possibilidade da implantação de campus da UECE - Universidade Estadual do Ceará e de Polo da UAB - Universidade Aberta do Brasil em Canindé


Foi dado o primeiro passo para o projeto de implantação do Campus da UECE no Município de Canindé. A novidade é que além do Campus da UECE existe a possibilidade do nosso município se habilitar a ser contemplado com o Polo de Educação de Ensino Superior a Distância da UECE através da UAB Universidade Aberta do Brasil.

Nesta terça feira, dia 21 de maio de 2013, aconteceu uma reunião no gabinete do Magnífico Reitor da UECE, Dr. José Jackson Coelho Sampaio; participaram da audiência o Prefeito Municipal, Celso Crisostomo; a Secretária de Ação Social, Dra. Vanusa; Vereadores Pedro Mirialdo, Júlio Cézar (ALEMÃO), Chico Justa, Edson da Pinheiro, Karlinda e representantes da Associação dos Universitários de Canindé. Também participaram da reunião os demais integrantes da equipe técnica da universidade inclusive o Vice Reitor Professor Ms. Hidelbrando dos Santos Soares, que por sinal é Canindeense.

Quanto as medidas a serem adotadas para o projeto de implantação do Campus da UECE em Canindé, foi sugerido que se faz necessário uma ampla articulação política envolvendo Prefeitos, Vereadores dos municípios que compõem a região, bem como articulações com Deputados Estaduais e Federais e o Governador do Estado do Ceará.

Na oportunidade, o Vereador Alemão sugeriu que o Prefeito municipal de Canindé já articule com a direção da 7ª CREDE a possibilidade de assegurar o Prédio da Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando, já que em breve a referida Escola ganhará novas Instalações. É importante ressaltar que o Reitor da UECE ao saber da existência deste Prédio que dispõe de uma boa infra-estrutura e que possivelmente poderá sediar o sonho da população Canindeense que é a de mais uma Universidade Pública gratuita para população de Canindé e região em especial para a juventude.




Com relação à implantação do Pólo Municipal que oferecerá Cursos da UAB e UECE, o programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância. Há pólos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.

Uma das propostas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) é formar professores e outros profissionais de educação em diversas áreas. O objetivo é a disseminação e o desenvolvimento de metodologias educacionais de inserção dos temas de áreas como educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação patrimonial, educação para os direitos humanos, educação das relações étnico-raciais, de gênero e orientação sexual e temas da atualidade no cotidiano das práticas das redes de ensino pública e privada de educação básica no Brasil.


Listamos, a seguir, todos os cursos da IES ofertados em Polos da UAB :



ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO 
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - BACHARELADO
ARTES PLÁSTICAS - LICENCIATURA 
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA 
FÍSICA - LICENCIATURA 
GEOGRAFIA - LICENCIATURA 
GESTÃO EM SAÚDE - ESPECIALIZAÇÃO 
GESTÃO PÚBLICA - ESPECIALIZAÇÃO 
GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL - ESPECIALIZAÇÃO 
HISTÓRIA - LICENCIATURA 
INFORMÁTICA - LICENCIATURA 
MATEMÁTICA - LICENCIATURA 
PEDAGOGIA – LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL(1º AO 5º ANO) 
QUÍMICA - LICENCIATURA

Ficou definido na reunião de hoje, que será marcada uma Audiência Pública nos próximos dias, com a participação dos Vereadores, Prefeitos Municipais e Secretários de Educação dos municípios que compõem nossa região, Secretário Estadual de Educação, representantes de instituições Educacionais, 7ª Crede, 5ª CRES, IFCE, CDL, Associação dos Universitários, Professores e categoria dos Estudantes de Canindé, para consolidação deste projeto de implantação da UAB e da UECE em Canindé.

Fonte: Vereador Alemão

Um comentário:

  1. Sou aluno da UECE, construo o ‘Movimento por uma Universidade Popular’ e o que observo é que a qualidade da universidade pública não tem acompanhado sua expansão. Hoje, somando URCA, UVA e UECE, existe uma carência de mais de 600 professores. A implantação de um campus da UECE em Canindé não melhorará essa situação, pelo contrário, aumentará esses números.
    Se a UECE ainda é classificada como uma das melhores universidades do país, isso se dá pelo empenho de seus professores e diretores que estão sempre buscando parcerias com outras instituições ou mesmo editais que financiem pesquisas.
    O governo cobra uma maior ‘eficácia’ ao cumprir metas mas não quer investir, não quer estourar receitas.

    ResponderExcluir