terça-feira, 12 de novembro de 2013

Base do SAMU chegará a Canindé em Dezembro. Será aberta seleção para contratação de profissionais de saúde e motoristas para as ambulâncias


O SAMU irá funcionar definitivamente na 5ª Regional de Saúde do Sertão de Canindé. A determinação é do novo Secretário Estadual de Saúde, Ciro Ferreira Gomes. A previsão para o pleno funcionamento do SAMU será o dia primeiro de Dezembro. Serão disponibilizadas na base do SAMU em Canindé para Região 02 viaturas, uma Ambulância equipada com UTI móvel e uma Ambulância básica de Resgate terá, também, uma base no Município de Boa Viagem com uma Ambulância básica de Resgate.

O Coordenador Estadual do SAMU Pólo I, Dr. Francisco Hugo Leandro, esteve hoje na sede da 5ª Regional de Saúde de Canindé, em reunião com a Coordenadora da 5ª CRES, Dra. Célia Viana, Dra Aline, Secretária Municipal de Saúde, Dr. Hidelvanda Coordenadora do GSU, Dr.Ikaro Viana, Dra. Ana Alice e equipe técnica da 5ª CRES. Na ocasião o Coordenador Estadual do SAMU Pólo I, Dr. Francisco Hugo, anunciou que o Governador Cid Gomes e o Secretário Estadual de Saúde determinaram que o SAMU deverá funcionar na Regional do Sertão de Canindé a partir do mês de dezembro deste ano,e que está agendado para o dia 21 de novembro as provas de avaliação dos profissionais que irão ser selecionados para atuar no SAMU. Quanto as inscrições para a prova de avaliação será em breve realizada uma ampla divulgação pela Secretaria Municipal de Saúde e 5ª Regional de Saúde de Canindé, informado o Site do SAMU via on line para as futuras inscrições.


Vale ressaltar que com o pleno funcionamento da Unidade do SAMU serão contratados:  18 MOTORISTAS/CONDUTORES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, 15 TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM, 7 ENFERMEIROS, 7 MÉDICOS, totalizando 47 empregos para atuarem a serviço da Saúde Pública nos Municípios que compõem a Região dos Sertões de Canindé. E com o pleno funcionamento da UPA serão gerados mais empregos para profissionais de saúde que irão atuar no setor de urgência e emergência desta instituição, que irá certamente evitar o grande fluxo de atendimento de pacientes no Hospital Regional São Francisco
.

Fonte: Júlio César Alemão

2 comentários:

  1. Só quero saber se o espaço cedido pela guarda municipal para ser adaptada para a base do SAMÚ com com 3 alojamentos e copa vai estar pronta até o dia 21, prazo dado pelo Dr Hugo para que Canindé realmente tenha a Base do SAMU. Faltam 7 dias e parece que lá ainda não apareceu um pedreiro... Precisamos que as autoridades do município se interessem... Apesar de que em 7 dias só acredito em Deus.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é João Soares Filho, e moro em Diadema, SP. Como funcionário do SAMU de Diadema, e conhecendo um pouco do SAMU de Santo André, que socorre também em São Caetano do Sul, ABCD paulista, posso afirmar: só 2 ambulâncias em Canindé e 1 em Boa Viagem é muito pouco. Pra fazer um trabalho decente, deveriam haver uma ambulância básica e uma UTI em cada município do Sertão Central, e 2 básicas e 2 UTI's em Canindé. Explico: as distâncias são muito grandes entre os municípios, tendo inclusive regiões pertencentes a um município, e mais próximas de outro; e Canindé é um pólo de romaria,sendo visitada por milhares de pessoas em setembro e outubro. Diadema tem 400.000 habitantes, temos aqui 6 ambulâncias básicas e 2 UTI's, e às vezes não damos conta do recado,especialmente se acontece um acidente de múltiplas vítimas. Obrigado.

    ResponderExcluir