segunda-feira, 3 de março de 2014

Morre em Recife, Frei Batista, ex-pároco de Canindé


Faleceu em Recife, na manhã desta segunda-feira, 3, no Hospital PROCAPE - Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco, o ex-pároco de Canindé, Frei José Batista.

De acordo com as primeiras informações colhidas por nossa reportagem, Frei Batista se encontrava hospitalizado há mais de 5 meses e estava convalescendo de problemas de saúde como diabetes, problemas no coração e nos rins.

Nos últimos dias, Frei Batista estava internado na UTI do Hospital, onde veio a falecer por conta de uma infecção generalizada.

Frei José Batista tinha 73 anos, 50 anos de vida religiosa, 44 anos de sacerdócio e era natural do Município de Ubajara, no Ceará.

De acordo com Frei Joãozinho, do Convento Santo Antônio de Canindé, o corpo de Frei Batista será sepultado em sua terra natal Ubajara, mas antes passará por Canindé, onde será celebrada uma missa de corpo presente no Mosteiro das Irmãs Clarissas, às 10 horas da manhã de terça-feira, 4 de Março. 

Segundo informações repassadas pelo historiador canindeense Augusto César Magalhães, Frei José Batista assumiu a Paróquia de Canindé em 03.02.1988, onde permaneceu no cargo até 03.02.1994, quando passou a exercer a função de Guardião do Convento Santo Antônio até 18.04.1997. De 1991 a 1996, acumulou as funções de Pároco de Canindé e depois de Guardião do Convento Santo Antônio com a função de Vigário Episcopal do Sertão Central.

4 comentários:

  1. Glailton Lopes - Sec. de Agricultura e Recursos Hídricos/Canindé-Cesegunda-feira, 3 de março de 2014 às 17:23:00 BRT

    Fico muito triste em saber que Frei José Batista, uma pessoa nobre e honesta que tanto trabalhou em prol dos pobres, por uma sociedade mas justa para nosso povo, partiu. Vai com Deus e muito obrigado pelo que tanto lutou por nós, e lá onde senhor estiver continue orando e pedindo a Deus para que tenha piedade de nós.

    ResponderExcluir
  2. A paroquia de nossa senhora conceicao em Mossoro, rn fez parte de sua jornada. Todos respeitavam muito. Va com DEUS e nossa Senhora

    ResponderExcluir
  3. Conheci Frei Batista como pároco de Canindé. Era o tempo em que realizávamos pesquisas em Canindé. Ele sempre solícito e simples. A imagem do franciscano servidor. Sentimentos à comunidade francisca e sua família.
    Prof. Antonio Mourão Cavalcante, Faculdade de Medicina/UFC

    ResponderExcluir