Aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), no gabinete do prefeito municipal de Canindé, uma reunião de urgência entre governo municipal, secretário de agricultura, assessoria jurídica, técnicos, além de representantes do Sindicato Rural, MST e EMATERCE, para deliberar sobre as ações diante a notícia do MDA, que deixa os agricultores de Canindé fora do pagamento do Programa Garantia Safra.
A informação que suspende o pagamento do benefício aos agricultores do município de Canindé foi confirmada em entrevista concedida pelo delegado do MDA no Ceará Francisco Nelsieudes Sombra Oliveira ao programa Ceará Notícia, da Rádio São Francisco AM, na tarde da última quarta-feira (17).
Segundo Sombra, os levantamentos da coordenação nacional do MDA afirmam que Canindé não está atendendo aos critérios para receber o beneficio do programa neste ano.
Em entrevista concedida à imprensa local na manhã de hoje, o prefeito Celso Crisóstomo informou que os primeiros levantamentos apontam como causas que deixam Canindé fora de pagamento: levantamentos do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas IBGE, Realização de Laudo da Safra, Prognóstico de produção agrícola e pesquisa de produção agrícola.
Porém, Celso e o comitê do Garantia Safra em Canindé contestam as informações, reafirmando levantamento feito pelos técnicos da prefeitura e da EMATERCE que apontam perda acima de 50% da safra 2014 no município.
De encaminhamento da reunião, foi decidido que durante a tarde desta quinta-feira (18), uma comissão iria à Secretaria de Desenvolvimento Agrário SDA do estado para fazer levantamentos mais detalhados.
Para entrar com recurso contra a decisão, na segunda-feira (22), o prefeito Celso e membros do STTR irão a Brasília para contestar os dados junto à coordenação do MDA nacional e da coordenação do Garantia Safra.
Celso também apresentou documentação que comprova pagamento em tempo hábil por parte do município e dos agricultores para ter direito ao beneficio.
De acordo com Carlos Alberto, membro da Coordenação do MST, esses dados apresentados ao MDA trata-se de um erro, pois nem água existe hoje nos açudes, imagine produção de safra.
Já Domingos Sávio, gerente da EMATERCE, diz ter recebido a notícia com surpresa e reafirma perda em torno de 70%.
José Maria Coelho, Presidente do STTR, lamentou o fato e garantiu empenho e pressão às autoridades para corrigir a falha que prejudica os trabalhadores rurais de Canindé.
Neste mês, foram beneficiados na região, os municípios de Santa Quitéria, Caridade e Paramoti. Mas, Canindé ficou de fora e perdeu o benefício.
________________________________
Churrascaria Cajuzim
Picanha Argentina, Galinha Caipira (Encomenda), Peixe sem espinhas na Brasa, Frango, Carneiro, Costela Gaúcha, Carne do Sol Caicó, Linguiça Picante e de Carneiro, Panelada, Sarrabulho, Baião Comum e de Leite e Quentinha a Partir de R$ 8.
Churrascaria O Cajuzim, Av. Presidente Geisel, Próximo ao Posto Pessoa – Canindé/
Telefone da Fome: (85) 3343-1059
Nenhum comentário:
Postar um comentário