Com o objetivo de refletir sobre a importância da
Escola do Campo, como contribuição para o fortalecimento, valorização e
consolidação das práticas pedagógicas, O Centro de Pesquisa e Assessoria –
SPLAR e Articular com o Semiárido Brasileiro – ASA, com a parceria da
Secretaria de Educação de Canindé, realizaram encontro no Centro de Treinamento
Santo Antônio na manhã de Quinta-feira.
Durante o evento foram discutidos assuntos relacionados aos
‘’Desafios da Escola do Campo’’, como programa cisternas nas escolas, onde
Rosangelo Marcelino mostrou as mudanças que ocorrem com a chegada do benefício.
Já Andrea de Sousa Lima do Fórum de Convivência pela vida no
Semiárido cearense, levantou questões que mostram o quanto é importante esse
processo nas unidades de ensino da zona rural.
Erivando Barbosa da Escola do Campo Filha da luta Patativa
do Assaré e Jackson Nogueira da Secretaria de Educação, falaram da qualidade de
vida que hoje vivem os jovens com essa evolução hídrica.
Alunos como Maria Fernanda Agostinho Mota de 12 anos e
Francisca Gardênia Aguiar Rocha da mesma idade que comemoram a melhoria no
consumo da água.
Segundo elas, tinham que levar água de casa para beber,
porque a água que a escola oferecia era de procedência duvidosa. ‘’Agora tudo
mudou’’, comemora a professora Maria Gerlândia da Escola de Ensino Fundamental
I e II João Amaro em Salitre.
A Secretária de Educação Infantil e Fundamental Maílza
Freitas elogiou e comemorou a chegada das chuvas e das cisternas. ‘’Nada para
mudar a vida das crianças do semiárido do que uma boa chuva e a implantação das
cisternas. É um projeto sério e comprometido com o social. Ações como essas é
que mudar a vida no Sertão’’, disse.
Para os idealizadores do programa, a água não é só o
fortalecimento da vida, mais de nossa cultura. Tudo que chega a Escola
conscientiza, gera responsabilidade porque é a Escola a nossa segunda casa,
onde as crianças aprendem a ter uma convivência sadia e amigável’’, ressaltou
Raimundo Pinto de Sousa da Comunidade de Barra do Bento.
Participaram do evento 13 Escolas de Canindé, duas de
Caridade, 1 de Caucaia e um de Ocara. Paramoti, Pacajus e Chorozinho não
mandaram representantes.
Antes na abertura o Grupo de Teatro Raízes da Terra de
Tiracanga, formando por oito jovens fizeram uma apresentação, mostrando a
diversidade cultural que é muito forte na região.
O Município de Canindé foi contemplado com 34 unidades
hídricas, numa extensão de 3.218,4km2.
Texto de Antônio Carlos Alves
Fotos de João Paullos.
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