O encontro teve como objetivo identificar os perfis
dos usuários dos sistemas de Controle Social do Estado e debater suas principais
demandas, auxiliando no desenvolvimento do projeto
Servidores da Controladoria e
Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participaram, nesta quarta-feira (04), da segunda
oficina de trabalho do Projeto Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão,
realizada no Novotel Fortaleza, pela empresa Caiena
Desenvolvimento de Software LTDA. O encontro teve como objetivo identificar os
perfis dos atuais usuários dos sistemas de Ouvidoria, Acesso à Informação e
Transparência do Estado, auxiliando no desenvolvimento do Sistema
Público de Relacionamento com o Cidadão.
Para um dos diretores da Caiena, Eduardo Assis, é
preciso compreender o pensamento dos usuários para identificar suas
necessidades e implementá-las ao novo sistema. "Nosso principal objetivo hoje é envolver os profissionais que
trabalham com Ouvidoria e Transparência na tentativa de levantar hipóteses e fazê-los
pensar sobre quais são os perfis dos usuários dos principais sistemas de
controle social do Estado. Nós também queremos entender quais as principais
demandas desses usuários e suas motivações no momento de registro. Isso tudo
nos auxiliará na construção do novo sistema", destacou.
Durante a oficina, reunidos
em grupos, profissionais das áreas de Ouvidoria e Transparência, Comunicação
Social e Tecnologia da Informação, exploraram acerca das fontes de dados,
premissas e diretrizes que serão utilizadas para o desenvolvimento da coleta de
dados do projeto. Ainda na ocasião, foram apresentadas fontes de dados
secundários que permitem o levantamento de informações sobre tendências no Brasil
e no Mundo no que se refere à Ouvidoria, Acesso à Informação e Transparência.
Ao longo deste segundo ciclo
de trabalho do projeto, a empresa Caiena desenvolverá, com base nos estudos
levantados, os seguintes produtos: um blog, para registrar a memória do
projeto; o esboço de um Plano de Comunicação, que terá como objetivo incentivar
a participação da sociedade; um levantamento das bases de dados e mapeamento do
parque tecnológico da CGE; e um Relatório Sistemático do ciclo de trabalho. A
previsão de entrega do segundo ciclo de trabalho é janeiro deste ano.
Assessoria de Comunicação da CGE
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