quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Vereadoras de Canindé participam do I Encontro Estadual de Mulheres na Política

  

Foto: Divulgação

A presidente da Câmara Municipal de Canindé, Karlinda Coelho, e a vereadora Tatiana Uchoa participaram, na Assembleia Legislativa em Fortaleza, do I Encontro Estadual de Mulheres na Política.





O I Encontro Estadual de Mulheres na Política prosseguiu na tarde desta segunda-feira (29/11) e um dos temas debatidos foi “Cotas de Gênero e Raciais nas Eleições de 2022”.

A mediadora do evento, Raquel Andrade, coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa (PEM), destacou a importância do evento e informou que a Procuradoria Especial da Mulher da AL está ampliando o número de procuradorias no Ceará. Ela ressaltou que são quatro já instaladas no interior e, até o fim do ano, deverá chegar a 40 no Ceará. “A ideia é conseguir ampliar até o fim do ano que vem para 100 procuradorias da mulher no Ceará”. O PEM tem atuado fortemente na conscientização sobre direitos das mulheres e o combate à violência contra a mulher, pontuou.

A desembargadora e juíza eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE), Kamille Castro, acentuou que a participação da mulher na política não significa “tomar” espaço dos homens, mas somar junto com eles.

A magistrada citou pesquisa realizada pelo Instituto Justiça de Saia em parceria com a organização Justiceiras, entre os dias 8 de outubro e 22 de novembro, que concluiu que as mulheres brasileiras gostam de participar de forma mais ativa na política e estão dispostas a isso.

Segundo Kamille, 1.194 mulheres foram entrevistadas com o objetivo de mapear a violência política contra as mulheres no Brasil. De acordo com ela, 86,9% nunca se candidataram a um cargo público por falta de recursos partidários, seguido de 15% por medo da exposição e falta de capacitação ou na orientação na candidatura e campanha. “Todas nós somos capazes. Lugar da mulher é onde ela quiser”, ressaltou. 

 

Com informações Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário