segunda-feira, 30 de maio de 2022

Morre Deoclécio Soares Diniz, escultor da estátua de São Francisco

Imagens: Cérsa Magalhães 

Faleceu na tarde deste domingo (29), em um hospital de Fortaleza, o escultor Deoclécio Soares Diniz (Bibi Santeiro, de 85 anos de idade). O artista estava há alguns dias internado para tratar de problemas de saúde.

 

Bibi foi autor de várias obras de esculturas sacras que embelezam várias cidades do Brasil e até no exterior.

 

Entre as obras do artista construídas em Canindé destacam-se as esculturas da Via Sacra da Avenida Francisco Cordeiro Campos, Estátua de Nossa Senhora de Fátima na Praça Azul, e a Estátua de São Francisco, no alto do Moinho, padroeiro do município, dentre outras que foram construídas no município e região.

O artista chegou a esculpir imagens para novelas da rede Globo de televisão.

Bibi também foi reconhecido pelo o Governo do Estado do Ceará como Mestre da Cultura ou Tesouro Vivo.
Após a morte do escultor, várias pessoas e entidades se manifestaram repercutindo a morte do artista.

 

Prefeita Rozário Ximenes

“NOTA DE PESAR | Lamento profundamente o falecimento do amigo de longas datas e de toda nossa família, Deoclécio Soares Diniz, mais conhecido como Bibi, um grande e talentoso artista.

Deus te acolha em seu reino de luz, e conceda o descanso dos justos, pois és merecedor, pelo bom ser humano que foi aqui na terra.”

 


Presidente da Câmara Municipal Karlinda Coelho

“Lamento profundamente a partida do nosso grande mestre Deoclécio Soares Diniz, conhecido popularmente como Bibi, ele foi autor de várias esculturas sacras que embelezam a nossa cidade como também em vários outros municípios do Ceará do Brasil e do mundo, pois existem esculturas dele até no Vaticano. Viveu parte de sua vida em nossa terra, constituiu uma família maravilhosa que eu tive a honra de conhecer de perto, sua fama ultrapassou barreiras. Ele é um imortal da cultura Cearense, foi reconhecido pelo governo do estado como Mestre da Cultura, deixou um grande legado. Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.”

 

CDL

“MESTRE BIBI, Escultor de GRANDES Obras, nos deixa entristecidos, mas o com coração de tanto orgulho e a memória infinita pela suas Artes Sacras espalhada por muitos lugares, e com dedicação e Amor, nos presenteou com o monumento ao nosso PADROEIRO São Francisco.”

 

Straaf Canindé

 

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canindé manifesta profundo pesar pelo falecimento do escultor Deoclécio Soares Diniz, o Bibi, idealizador da maior escultura sacra do mundo. BIBI faleceu neste ultimo domingo (29). Este artista partiu para a morada morada celeste, mas deixa um extraordinário legado para a cultura deste município.
Neste momento doloroso, o STRAAF CANINDÉ se solidariza com os familiares e amigos e expressa as mais sinceras condolências.”

 

E assim, várias outras mensagens foram postadas por amigos e representantes de entidades em homenagens e solidariedade à família do Bibi. 


Saiba mais 




Nenhum comentário:

Postar um comentário