O escultor Deoclécio Soares Diniz, de 75 anos, mais conhecido como "Bibi", foi recentemente consagrado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará com o título de "Tesouro Vivo" da arte e cultura cearense, representando o município de Canindé.
Assim sendo, o município de Canindé passa a contar com quatro Tesouros Vivos da Cultura Cearense: Dina Martins, a rainha dos vaqueiros; Odete Uchoa, com trabalhos na área de medicina caseira/popular; Getùlio Colares, sineiro das igrejas de Canindé; e agora o escultor Bibi.
Assim sendo, o município de Canindé passa a contar com quatro Tesouros Vivos da Cultura Cearense: Dina Martins, a rainha dos vaqueiros; Odete Uchoa, com trabalhos na área de medicina caseira/popular; Getùlio Colares, sineiro das igrejas de Canindé; e agora o escultor Bibi.
"Bibi" é natural do município de Orós/CE, já tendo residido em Fortaleza quando criança, e em 1953 veio fixar residência em Canindé, onde passou a desenvolver sua arte como escultor.
Tempos depois, passou uma temporada em Niterói/RJ, onde foi contratado pela Rede Globo de Televisão e teve seus trabalhos divulgados nas novelas Mulheres de Areia e Roque Santeiro e, também, no seriado Carga Pesada.
Bibi é autor de várias esculturas sacras Brasil afora, e também de personalidades artísticas, e históricas.
Em entrevista concedida ao Programa Assis Vieira, na Rádio Aquarela FM de Canindé, Bibi afirmou que considera a construção da Estátua de São Francisco, em Canindé, inaugurada em 4 de outubro de 2005, medindo 30,25 metros de altura, uma de suas principais obras, que lhe proporcionou projeção nacional.
Atualmente, Bibi continua trabalhando em Canindé, desenvolvendo trabalhos em fibra de vidro, barro, mármore e bronze, dentre outros materiais. Vez ou outra, Bibi também é contratado para executar trabalhos em outros estados brasileiros.
__________________________________________________________________________________
MF Engenharia e Consultoria
Mantendo Canindé cada vez mais limpo - Faça a sua parte, colabore com a limpeza de sua cidade - Disque-limpeza: 3343.1993
é verdade e se nao fosse a vereadora do povo MARIINHA COELHO ele continuaria no anonimato vcs nao vao dizer mas ele diz .
ResponderExcluirAcho que vc está enganada(o) colega. O escultor Bibi jamais esteve no anonimato e nunca estará. O mundo inteiro sabe dos seus trabalhos grandiosos que ficarão na HISTÓRIA da humanidade. O mesmo não necessita de políticos para crescer ou fazer o seu próprio nome, pois o mesmo recebeu de DEUS uma missão que é feita com os suas mãos. Parabéns, escultor BIBI, por essa grandiosa colaboração que é dada por sua pessoa a humanidade e vc sempre teve o seu reconhecimento e sempre terá.
ResponderExcluirGrande Bibi. gostaria de ver como proxima obra sua uma "Mulher com medo" ja existe um belissimo trabalho de um artista grego figurando esta mulher. toda vez que vejo me lembro do nosso artista Bibi e penso: que bom seria que nosso conterraneo podesse representar a classe feminina com uma obra similar. temos muitas mulheres precisando de um " padrinho". Tanto sucesso grande Bibi. e Feliz Natal a toda sua familia e a meu querido Caninde...
ResponderExcluirBibi alem de um artista de talento incontestável Também e um ser humano maravilhoso e de hábitos simples, honesto e ama a família! Meu tio do coração e muito querido! Dani
ResponderExcluirSeu BIBI para mim é uma honra, estar vendo um tipo de reportagem desta grandesa...sou do RIO DE JANEIRO e sigo atravéz de amigos e parentes seus a sua tragetória de vida. estou muito FELIZ. para mim está sendo a notícia do ano, sou artista plástico e meus amigos ADERINA e TIBÈRIO promovem sempre a sua arte com muito entusiasmo...sucesso e São Francisco ilumine sua visão para que tenhamos sempre suas grandes obras como parte de nossa hitória.
ResponderExcluir