quarta-feira, 16 de maio de 2012

Prefeitura inicia operação de desobstrução de praças e calçadas ocupadas irregularmente




Para fazer valer a recomendação do juiz titular da 1º Vara da Comarca de Canindé, Antonio Josimar Almeida Alves, que solicitou ao prefeito municipal de Canindé, Cláudio Pessoa, que faça cumprir a Lei e o Código de Postura do Município com relação à ocupação dos logradouros públicos por uso particular, principalmente as calçadas ocupadas por uma parte dos comerciantes com mercadorias, ocasionando prejuízo a fluidez do trânsito no Centro da cidade, os fiscais da Secretaria de Infra Estrutura com o apoio da Vigilância Sanitária e da Guarda municipal iniciaram, na manhã desta quarta-feira (15), uma operação para a desocupação destes espaços. Neste primeiro momento foram retirados: mercadorias das calçadas, bancas, cavaletes e foi orientado aos camelôs e ambulantes que eles deveriam fazer suas vendas, mas se estivessem circulando como, por exemplo, os que vendem lanche. Nas primeiras ruas não houve resistências, mas ao chegarem no comércio do Senhor Borges, localizado no Mercado Velho, ele quis resistir a exigência de desocupação da calçada defronte de seu estabelecimento comercial, mas acabou sendo convencido pela equipe de fiscais, quando foi informado de que teria sua mercadoria apreendida caso não colaborasse.
De acordo com o inspetor Gean Sousa, da Guarda Municipal, algumas bancas foram apreendidas e, também, alguns tripés, porque os proprietários não estavam presentes no local. Já com relação ao caso dos camelôs que ocupam espaço nas praças públicas e no que se refere ao estabelecimento de um horário fixo para cargas e descargas de mercadorias, isto só será decidido após a realização de algumas reuniões por toda esta semana.







18 comentários:

  1. Tá de parabens o DR: Josimar, porém tem que tirar das nossas praças o comércio informal (camelôs)que não pagam nenhum tipo de tributos.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS DR. JOSIMAR, POR ESTA INICIATIVA , ESPERO QUE SEJA REALMENTE CUMPRIDA.....

    ResponderExcluir
  3. É, estão fazendo cumprir a lei, uma lei em que só quem apanha são menores, os que não tem como se defender, não sou contra a retira de mercadorias de calçadas, mas tambem sou a favor de ter emprego para todos, o que não se ver aqui em Canindé.
    quanto a essa pessoa acima que fala que os camelôs ambulantes não pagam impostos, será que ele sabe o que imposto realmente. como essas pessoas que, só faltam não ter o que comer, ainda vão pagar absurdos de impostos a prefeitura que não lhes dar nenhuma carantia de vida melhor?
    sou filha, cunhada e sobrinha de camelô, mas não pensem que sou ignirante e não sei de nada, sou universitária no IFCE.

    ResponderExcluir
  4. Vamos ver se o trânsito melhora um pouco! Aguadava acontecer a morte de alguém importante pra ver solução

    ResponderExcluir
  5. É tão simples, basta a justiça se manifestar! Falta uma manifestação em relação ao legislativo e o executivo!!!

    ResponderExcluir
  6. REALMENTE SENTIA VERGONHA DE SER DE CANINDÉ! O PROXIMO PASSO É GARANTIR QUE EXISTAM CALÇADAS!!!

    ResponderExcluir
  7. EM CANINDÉ ATÉ AS ÁRVORES ESTÃO NO MEIO DA RUA, BEM NA SARJETA, POR ONDE DEVERIAM CORRER AS ÁGUAS DAS CHUVAS!

    ResponderExcluir
  8. EM RELAÇÃO AOS CAMELÔS, HA DE SE ENCONTRAR SOLUÇÃO... SÓ NÃO PODE SER COMO NO MERCADO NOVO OU NA GALERIA FREI LUCAS DOLLE, ONDE PERMISSIONÁRIOS PASSARAM A SER "PROPRIETÁRIOS" E ATÉ ALUGAM...
    OS MEGA EMPRESÁRIOS DEVERIAM PELO MENOS RESPEITAR O TRÂNSITO COM SEUS CAMINHÕES EM PLENA JOAQUIM MAGALHÃES!

    ResponderExcluir
  9. ALÉM DAS CALÇADAS PRECISAMOS DE TRÂNSITO LIVRE, NÃO SÓ PELOS COMERCIANTES COM CONES OU CAVALETES, MAS A GUADA MUNICIPAL TEM DE ATUAR EM RELAÇÃO A ESTACIONAMENTO PROIBIDO (EX.:R. JOAQUIM MAGALHÃES), ESTACIONAMENTO PRÓXIMO À ESQUINA...E ATÉ TRANSITAR NA CONTRAMÃO DA DIREÇÃO POR EXEMPLO: R.JOSÉ MILITÃO, R. JOÃO PINTO DAMASCENO(JUNTO À PRAÇA DR.ARAMIS) ETC

    ResponderExcluir
  10. esse negocio deu tao certo que até a guarda municipal ta fazendo seu papel correto (que não é cuidar do transito da cidade), ja que agora eles estão fazendo isso deveriam deixar eles nisso mesmo e fazer um concurso para Agentes de Transito de verdade que daria bem mais certo e geraria mais empregos.

    ResponderExcluir
  11. A LEI É CLARA, CALÇADAS FICARAM PARA PEDESTRES TEREM LIVRE ACESSO, IMAGINEM UM CADEIRANTE TER QUE SE SUJEITAR A FICAR EM VIA DE CARROS?O DR JOSIMAR TEM RAZÃO DOU MEU APOIO COM SATISFAÇÃO.AGORA SOU CONTRA A QUEM TIRA DAS RUAS PAIS DE FAMILIAS QUE TRABALHAM DE SOL A SOL,(INCLUSIVE TODAS ESSAS PESSOAS SÃO CIDADÃOS CANINDEENSES E PAGAM IMPOSTOS SIM, PARA ESSES QUE FIZERAM O COMENTÁRIO MALDOSO DIZENDO QUE ELES NÃO PAGAM IMPOSTOS TEM QUE APRENDER A OUVIR E LEREM JORNAIS ESTÃO BEM ATRASADOS, TDS NÓS PAGAMOS IMPOSTOS) PQ EM VEZ DE TIRAR TÃO RÁPIDO DEVIAM TER DADO UM PRAZO, PARA A PREFEITURA ARRANJAR UM ESPAÇO, É SÓ OS SECRETÁRIOS :DA INFRA ESTRUTURA, MEIO-AMBIENTE E CIDADANIA, EMPREGAREM ESSAS PESSOAS QUE PERAMBULAM NAS RUAS E CALÇADAS SEM FAZEREM NADA O DIA TODO.
    TENHO DUAS SUGESTÕES:
    1)- LIMPAR A ÁREA POR TRÁS DA IGREJA DAS DORES, PLANAR, FAZER UM CAMELODROMO, COM BASES E COLUNAS FORTES, PARA DEPOIS CONCLUIR A PARTE DO 1º PISO, QUE SERIA UMA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO, 2º PISO UMA ÁREA DE LASER, TUDO BEM QUE VÃO COMENTAR QUE DEMORARIA, MAS QUEM QUER VOTO E REELEIÇÃO TEM QUE FAZER ALGO PELA POPULAÇÃO QUE TRABALHA, FAZENDO ISSO VÃO FALAR BEM E VOTAR, NÃO FAZENDO NADA, VÃO FALAR MAL COM RAZÃO E NÃO TEM VOTOS.
    2) LIMPAR O RIO CANINDÉ, TIRAR AS PLANTAS QUE ACUMULAM TODA SUJEIRA DE DESCARTÁVEIS, CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO QUE RESIDE NAS PROXIMIDADES, FAZER PLANFETOS PARA TODOS OS OUTROS DA CIDADE E PRINCIPALMENTE AOS TURISTAS (PQ SÃO ELES QUE ENRIQUECEM A CIDADE), AFINAL É UM CARTÃO POSTAL, NÃO TÃO BONITO MAIS PODERIA MELHORAR, TODOS IRIAM AGRADECER, INCLUSIVE A IGREJA CATÓLICA SE UNIA A PREFEITURA.
    REALMENTE SERIA BOM PARA TODOS, A PREFEITURA EMPREGARIA PESSOAS TEMPORARIAMENTE, A CIDADE FICARIA LIMPA EM TODOS OS SENTIDOS.
    DIRIGENTES DESTA CIDADE FAÇAM ALGUMA AÇÃO URGENTE PEGUEM ESSA MINHA IDÉIA QUE NÃO É TÃO ABSURDA.

    ResponderExcluir
  12. O juiz está correto, só que a prefeitura tem que arranjar espaço para os cemelós trabalharem, pq são pais de familias e pagam impostos como todos nós merecem um espaço para trabalharem, aproveito para abrir os olhos de governantes que querem reeleição a hora é agora

    ResponderExcluir
  13. Pois è , eu sou a favor da " limpeza" das calçadas (so quero ver quanto vai durar. ) O outro ponto que penso seja de fundamental importancia è de como vao resolver a situaçao dos pais de familia ambulantes, nesse caso a decisao tem que ser tomada com o coraçao e nao esquecendo que a maioria das desordens do centro è feita por comerciantes digamos, de longa data, os ricoes de sempre.

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS POR ESTA NICIATIVA, ESPERO QUE DER CONTINUIDADE E AMPLIE TAMBÉM TODO O TRASNSITO DA CIDADE FAZENDO VALER A LEI DE TRANSITO E QUE SEJA MAIS FISCALIZADOS EXE: MOTOQUEIROS E MOTORISTAS DE VEICULOS SEM CAPACETES E DOCUMENTOS PARA TRANSITAR EM VIAS PUBLICAS.
    WANDERLEY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GOSTARIA DE SABER SE A FEIRA DE ANIMAIS DA RUA DA PALHA COM RAIMUNDO DA COSTA RIBEIRO TAMBEM VAI SAIR, PQ ALI E UMA VERDADEIRA SUJEIRA E ATRAPALHA O TRANSITO

      Excluir
  15. porquê vcs jugam tanto os camelôs, se na porcaria desse canindé não tem emprego, é a unica forma de trabalhar é ser camelô mesmo, e vcs só julga pq vcs já tem seus trabalhos fixos! agora o prefeito vai perder um bucado de voto!!! por causa disso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me desculpe a observaçao vc aida acha que ele ganha aqui ainda esse e uma parte do problema em caninde

      Excluir