segunda-feira, 4 de março de 2013

Paroquianos participam de missa em homenagem a frei Lucas, em Canindé



Foi realizada na manhã desta segunda-feira (4), a missa de sétimo dia de morte do ex-pároco de Canindé, Frei Lucas Dolle, que morreu em um acidente automobilístico na BR 101, no Estado da Bahia, na manhã do  último dia 26 do mês de fevereiro.
.
A missa foi realizada na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, por trás da Basílica de São Francisco das Chagas, concelebrada por vários franciscanos do Convento Santo Antônio em Canindé, e teve a participação de vários paroquianos canindeenses, de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares  de Canindé, que foi transmitida ao vivo pela WEB TV P@z e Bem e pelas Rádios AM São Francisco e FM Educativa Santa Clara, pertencentes ao Sistema de Comunicação da Província de Santo Antônio do Brasil.

Além das mensagens dos frades, houve ainda várias homenagens de pessoas da comunidade ligadas ao franciscano, que em Canindé deixou sua marca como missionário, assim como fez em várias outras paróquias do Brasil por onde passou.






Um comentário:

  1. Numa segunda-feira pela manhã, uma multidão dessas! Só mesmo Frei Lucas Dolle. Inesquecível. Grande benfeitor de Canindé! Viveu e morreu trabalhando, servindo aos mais pobres e obedecendo à Igreja. Ia para onde lhe mandavam: Canindé, Triunfo, Salvador, Cairú. E quando chegava lá servia da melhor maneira possível. Não bastasse o que fez por Canindé, em Triunfo reestruturou a paróquia e fundou uma emissora de rádio, a única da cidade; em Salvador onde ficou menos tempo, restaurou o convento de São Francisco do Pelourinho e era amado por todos; em Cairú, conseguiu com o Governo Federal a restauração do mais antigo santuário franciscano das américas. Mas o que chamava a atenção era que além de grande empreendedor, era um pastor cuidadoso. Em Caírú, o único município arquipélago do Brasil (composto por várias ilhas) ele já velhinho viajava de barco visitando as ilhas e todas as comunidades, pregando, batizando, confessando, dando a comunhão e ajudando as comunidades pobres. Digo porque ví: o povo de Cairú e das outras ilhas amava Frei Lucas, tanto quanto os canindeenses amam. Sacerdote que viveu num século em que a Igreja Católica se envolveu em muitos escândalos, o nome de Frei Lucas Dolle sempre foi sinônimo de honra, seriedade e dignidade . Exemplo de vida, de fé e de fidelidade. Concluo dizendo que, se não houver ciúmes dentro da Ordem Franciscana Menor, e espero que não haja, espero que os atuais franciscanos lembrem de enaltecer o exemplo deste frade para que não seja esquecido dentro da Igreja Católica.

    ResponderExcluir