sexta-feira, 11 de outubro de 2013

IFCE Campus Canindé promove batizado de capoeira


O Curso Técnico e Batizado Abadá Capoeira acontecerá nos próximos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2013, no campus Canindé. O evento contará com a participação de capoeiristas de Sobral, Fortaleza, Aracati, Juazeiro do Norte. O Mestrando Apache (RJ) vai ministrar uma capacitação em capoeira e, ao final, serão batizados 60 alunos, dos 150 capoeiristas que participarão do treinamento.

O batizado de capoeira acontece quando o aluno iniciante recebe sua primeira graduação e os mais antigos passam para um estágio mais avançado, um reconhecimento pelo esforço, dedicação, disciplina e aprendizado. O batizado é a culminância de um projeto de extensão chamado Capoeira na Comunidade, liderado pelo professor Andreyson Calixto (instrutor Berimbau), que funciona toda quinta-feira na quadra paroquial a partir das 19 horas, para alunos do IFCE e pessoas da comunidade.

Mais do que uma arte marcial, a capoeira é um valioso recurso pedagógico com raízes em nossa cultura, que deve ser resgatada e valorizada, pois um povo sem cultura é um povo sem identidade. Pelo fato de não haver nada parecido com a capoeira na África e nem nos outros países para onde houve tráfico de negros, é possível concluir que a capoeira é uma invenção dos africanos no Brasil, por necessidades e circunstâncias próprias da situação em que aqui se encontravam.

Hoje a capoeira rompe fronteiras e barreiras. Praticada em vários países, a capoeira vai aos poucos tomando o mundo, e o grande responsável por sua popularização e efetivação no cenário mundial é o grupo Abadá Capoeira, que atua em todos os estados brasileiros e em mais de 25 países, já tendo divulgado a capoeira em mais de 60 países.

Professor Andreyson Calixto: (85) 8701.3422 e (85) 9965.6339
Jornalista Cláudia Monteiro: (85) 8758.4397 e 3343.0572


Nenhum comentário:

Postar um comentário