terça-feira, 8 de outubro de 2013

Governador inspeciona Adutora do Açude Escuridão que abastecerá Canindé


O governador Cid Gomes inspecionou na última sexta-feira (4), o funcionamento  da adutora emergencial de Canindé, no Sertão Central. A obra, integra o  “Plano de Implantação de Adutoras Emergenciais” em execução pelo Governo do Estado e vai garantir a solução hídrica para a população da sede do município, estimada em 47 mil habitantes.

As obras de construção e a instalação da adutora já foram concluídas e a infraestrutura hídrica funciona em regime de operação assistida, fase onde serão avaliadas a confiabilidade e segurança do sistema. O sistema foi construído com tubos de aço corten de 300 milímetros e tem capacidade de vazão de 350 metros cúbicos por hora.

Conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o governo estadual elaborou um plano de atendimento emergencial a partir do uso dos potenciais reservados no açude Escuridão, que tem capacidade hídrica de 2,67 hm3, e atualmente conta com 0,84 hm3, volume que representa 31,3% da sua capacidade total.

Para o uso do potencial do açude Escuridão, a Cogerh construiu e instalou uma adutora de engate rápido em regime emergencial de 21 quilômetros de extensão, que levará água do açude Escuridão até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto, localizado na sede do município de Canindé. Com esta operação o Governo do Estado do Ceará garante segurança hídrica à população de Canindé até fevereiro de 2014.

Atualmente o abastecimento do município é realizado através dos açudes São Mateus e Souza, que possuem capacidade de armazenamento de aproximadamente 730 mil e 106 mil metros cúbicos de água, respectivamente. Entretanto, devido a ausência de aporte hídrico e em razão do Ceará ultrapassar o pior período de estiagem dos últimos 50 anos, o volume acumulado nos reservatórios utilizados, atualmente, para abastecer o município é insuficiente para atender a população até a próxima quadra invernosa.





 Fonte: Site do Governo do Ceará 

Nenhum comentário:

Postar um comentário