Há quase 10 anos de sua inauguração, a Estátua de São Francisco das Chagas de Canindé, maior monumento religioso do mundo em homenagem ao santo, terá suas obras retomadas pelo Governo do Prefeito Celso Crisóstomo, que assinará ordem de serviço, nesta quinta-feira dia 04 de junho de 2015, às 8h, no entorno do monumento.
A empresa responsável pelos serviços é a Guanabara Construções LTDA, do empresário canindeense Marcelo Aguiar. O acompanhamento dos serviços ficará a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano.
Os recursos se encontram nos cofres da Caixa Econômica Federal de Canindé e somam R$ 1.864.125,25 para construção do sistema viário, praça e estacionamento com viabilização e otimização do monumento de São Francisco.
A imagem erguida no Alto do Moinho mede 30,25m e é considerada uma das grandes atrações turísticas do Estado do Ceará; para o povo nordestino, um símbolo de fé incomensurável.
Na construção realizada pela empresa Magna Locações o investimento financeiro foi de 2,2 milhões. A estátua foi construída com 18 toneladas de ferro, 3.500 sacas de cimento de 50 quilos cada; possui uma escada com 125 degraus que leva até um mirante com capacidade para 15 pessoas.
Dois milhões e quinhentos mil romeiros visitam Canindé a cada ano. A cidade, tem uma população de 80 mil habitantes e fica a 126 quilômetros de Fortaleza; 60% desse total dos habitantes trabalham e sobrevivem de rendas provenientes dos comércios formais e informais na romaria de São Francisco que acontece de 24 de setembro a 04 de outubro, continuando na alta temporada de romeiros/turistas que vai, anualmente, de setembro a fevereiro do ano seguinte.
A cidade é detentora do maior santuário franciscano das Américas e realiza a segunda maior romaria em reverencia ao santo no mundo.
A estátua foi inaugurada pelo então Governador Lúcio Alcântara, às 9h da manhã do dia 4 de outubro de 2005, com a presença do Arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Tosi.
A imagem do padroeiro de Canindé ganhou revestimento com pastilhas de cerâmica vitrificadas, tamanho 2x2cm, procedentes da China.
Ao todo 789 metros quadrados de equipamentos, o que representa 2 milhões e 250 mil peças de vidros de revestimento de cor marrom.
Frei Marconi Lins, que chama Canindé de "Assis Brasileira", acredita que essa nova fase irá incrementar ainda mais o turismo religioso, atraindo mais fiéis e visitantes do país e do mundo, contribuindo com o aumento da oferta de emprego e renda do município.
A estátua de São Francisco teve suas obras iniciadas no dia 03 de junho de 2002, com recursos do Ministério dos Esportes e Turismo, através da Empresa Brasileira de Turismo - EMBRATUR e o Programa de Infraestrutura do Turismo PROINTUR, sobre contrato de repasse celebrado de número 0134435.
A estátua surgiu das mãos do artista canindeense Deoclécio Soares Diniz, mais conhecido como "Bibi". "Não gosto de estilos artísticos definidos, gosto de projetos monumentais que levam a uma fé espetacular e massiva", disse o escultor.
Para os franciscanos, a romaria move Canindé e sua economia. "Canindé não pode viver sem São Francisco e nem a fé de seu romeiro", disse frei Marconi Lins.
"São Francisco é, para todos nós, um exemplo de fé e humildade que faz a força de nosso povo. Acima de tudo, com essa humildade, vamos concluir essa obra tão importante para o turismo religioso não só de Canindé, mais do Ceará, do Nordeste e do Brasil. Nesse Governo, estamos administrando com a "Força da Fé", fé de um Canindé melhor para todos”, finalizou o prefeito.
Fonte: Prefeitura de Canindé
Fotos: Tiago Caetano
Fotos: Tiago Caetano
Nenhum comentário:
Postar um comentário