quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Sertão Empreendedor: Um Novo Tempo para o Semiárido


Superar as dificuldades impostas pela falta de chuvas e produzir em meio à seca são os maiores desafios para quem vive no semiárido brasileiro. O sertanejo, mesmo sendo um forte, como afirmou Euclides da Cunha no livro os "Sertões",  está cansado de esperar. Precisa de alternativas, de acesso a tecnologias que permitem conviver com o clima e trabalhar em diversas atividades. E isso é possível porque o semiárido brasileiro, apesar de todas as adversidades, é o que registra o maior volume de chuva em relação a outras regiões semelhantes do planeta.

E foi com a determinação de estimular o espírito empreendedor e elevar a qualidade de vida da população do semiárido brasileiro, que o SENAR criou o "Programa Sertão Empreendedor: Um novo Tempo para o Semiárido" que será desenvolvido em uma ação conjunta com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O Programa visa promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido brasileiro através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.

‘’Pautada na qualificação profissional com orientação técnica, a implantação de novos negócios rurais e a consolidação dos já existentes, em especial em municípios que sofrem constantemente com secas e estiagens prolongadas, certamente contribuirá para o crescimento social e econômico, com melhoria na qualidade de vida dos empreendedores rurais, incluindo a de seus familiares e colaboradores.’’, destaca Uiaquerê de Oliveira Paiva do Sindicato dos Produtores Rurais de Canindé. Segundo ele, viabiliza-se, desta maneira, uma melhor convivência nas adversidades existentes e, principalmente, um desenvolvimento produtivo mais sustentável nessa região.‘’Esse sistema engloba e satisfaz o Meio Ambiente, o Social e  o Econômico”, ressalta Uiaquerê.

O Semiárido
1.135 municípios distribuídos por nove estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e norte de Minas Gerais);
11,5% do território nacional e mais da metade da área do Nordeste;
22,5 milhões de pessoas (sendo 14 milhões na zona urbana e 8,5 milhões na zona rural);
Cerca de 1,7 milhão de estabelecimentos rurais.
800 mm de precipitação anual máxima.

Linhas de ação do programa Sertão Empreendedor
‘’O programa reúne um conjunto de ações sistêmicas e continuadas para contribuir com o desenvolvimento rural sustentável a partir da difusão e aplicação de tecnologias de convivência com as adversidades do semiárido, para melhorar a gestão, aumentar a produtividade e a renda dos empreendimentos rurais, com respeito ao meio ambiente’’, explica Eden Rocha, assessor do SEBRAE na região.

Tecnologias sugeridas
O programa Sertão Empreendedor vai incentivar as seguintes tecnologias:
Captação e conservação hídrica (barragem subterrânea, poço amazonas com anéis de cimento, cisterna calçadão e barreiros de salvação)
Produção de forrageiras (palma forrageira em sistema adensado, gramíneas, leguminosas, fontes proteicas e energéticas)
Conservação de forragens (fenação, ensilagem e amoniação)
Além disso, o programa pretende difundir atividades com potencial econômico na região, como a ovinocaprinocultura, a apicultura, a fruticultura, a fabricação de produtos e alimentos a partir da palma forrageira, o turismo rural e a energia solar, entre outras.

Público Alvo
O programa Sertão Empreendedor vai atender empreendedores rurais, incluindo seus familiares e colaboradores. 38 Municípios do Estado do Ceará estão envolvidos no programa. Canindé se encontra no grupo da Região Metropolitana ao lado de General Sampaio, Horizonte e Barreira.

Com informações de Antônio Carlos Alves
V M Produções
Fones: 085 - 999857-1460 - 998423-3414 

Nenhum comentário:

Postar um comentário