segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Autoridades marcam presença no final da Festa de São Francisco 2015

Fotos: Everton Félix (85) 99606-6875


No ano em que a Basílica de São Francisco das Chagas e a Igreja do Cristo Rei, no Bairro do Monte, comemoram 100 anos de construção e o painel de São Francisco completa 125 anos, a Festa de São Francisco das Chagas 2015, em Canindé, contou com a tradicional presença de milhares de romeiros vindos de todo o Brasil, principalmente da região Nordeste, que chegam até Canindé a pé, de bicicleta, de ônibus, carros ou motos para prestarem seus testemunhos de fé e gratidão ao santo milagroso.

No último dia 4 de outubro, dia da procissão de encerramento, autoridades municipais, estaduais e federais, tais como o prefeito Paulo Justa, o ex-prefeito Celso Crisóstomo, o governador Camilo Santana, o ex-governador Cid Gomes, o deputado federal José Guimarães e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Zezinho Albuquerque, marcaram presença nos festejos de 2015.

Em 2016, a Festa de São Francisco acontecerá de 6 a 16 de outubro, por ser ano em que acontecerão as eleições para prefeitos e vereadores.

























Segundo Relata o historiador Augusto César Magalhães:


Em 1775 chegava a Canindé o português Francisco Xavier de Medeiros, sargento-mor, membro da ordem terceira franciscana, que situou uma fazenda de gado nestas terras reguengas. Trazia na bagagem esta veneranda imagem de São Francisco, esculpida em madeira que ao contrário do que dizem os invencionistas não veio de Portugal, mas de Pernambuco, conforme asseverou o Frei Manoel Sales, um dos mais respeitáveis restauradores de imagens sacras deste país, que disse ter restaurado inúmeras imagens com as mesmas características e técnica compatível 100% com a "escola pernambucana" do século XVIII.

Mesmo após a inauguração da nossa primeira capela em 1796, nunca havia sido celebrada novena em louvor ao santo padroeiro. A primeira iniciativa foi do Pe. João Jose Vieira, ligado a paróquia de São Jose de Ribamar em Fortaleza, a quem éramos vinculados eclesiasticamente, pois ainda não éramos uma paróquia. A novena foi rezada em único dia, naquele 4 de outubro de 1806. Foi naquele dia também que pela primeira vez houve uma procissão com a imagem de São Francisquinho percorrendo as pequenas ruas da incipiente Vila.

Essa novena ficou sendo celebrada anualmente no mesmo dia, com a procissão, até que em 1817, quando foi criada a paróquia, passamos a ter a novena dividida para os nove dias e a procissão de encerramento.

As procissões com o painel, nos moldes que conhecemos hoje se deu a partir de 1890, pela iniciativa do vigário local, Pe. Manoel Cordeiro da Cruz (o primeiro e único vigário em toda a história a ter nascido em Canindé). Ele encomendou o Painel na Bahia e implantou as nove procissões, mantendo a de encerramento com a imagem do São Francisquinho, tradição mantida até hoje, são 208 anos ininterruptos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário