quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Inovação: Canindé lança projeto aprisco

Com o objetivo de desenvolver ações no sentido de melhorar, organizar e fortalecer a cadeia produtiva de ovinos caprinos no Município de Canindé de forma a trabalhar e estimular a produção desse produto, a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Canindé lançou o projeto Aprisco, que faz parte das potencialidades, tradição e cultura de nossa região, através da assistência técnica promovida SARH de Canindé de forma integrada e sustentável com outras entidades.

De acordo com o Secretário Domingos Sávio, as linhas de ação mais específicas para apoiar a ovino caprinocultura, está sendo priorizadas e se encontram em plena atividade.

1. Ações para o fortalecimento da organização social e profissional do produtor.
2. Ações para o incremento nos níveis de eficiência dos sistemas produtivos e a capacitação tecnológica do produtor.
3. Ações visando o incremento na qualidade e no valor agregado dos produtos e a melhoria nos processos de comercialização, incluindo a capacitação gerencial do produtor, a promoção e a certificação dos produtos e o combate ao abate informal.
4. Fortalecer a Agricultura Familiar agregando renda e assim contribuindo com a qualidade de vida desse publico;
5. Segurança alimentar dos alunos que estudam em escola publica no município através dos programas Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar.
6. Preservar as raças nativas adaptadas ao nosso clima, pastagens, evitando a extinção das mesmas.
7. E também a baixo custo, elevar o nível tecnológico e de organização dos produtores de ovinos e caprinos do município de Canindé.

O Programa Aprisco de Canindé iniciará com 100 produtores de ovinos e caprinos divididos em 10 grupos, com perspectiva de incluir mais agricultores familiares do Município, incluindo mais rebanhos e novos grupos. Serão formados os grupos nos seguintes distritos: Ipueira dos Gomes, Caiçara, Bonito, Capitão Pedro Sampaio, Vazante do Curu, Salitre, Targinos, Monte Alegre, Iguaçu e Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário