O Governo do Ceará intensificou a fiscalização nas barreiras fitossanitárias, na Região do Cariri, especialmente, para o controle da circulação de cargas de bananas vindas dos estados da Bahia e Espírito Santo, devido a recente ocorrência de Sigatoka Negra, um fungo que danifica afolha da bananeira. De acordo com o presidente da Adagri, responsável pela execução das ações de fiscalização, é muito importante esse controle, pois o Ceará é o único estado do Nordeste exportador de bananas.
De acordo com o diretor de Sanidade Vegetal da Adagri, José Tito Carneiro Silva, responsável pela ação, o Ceará é considerado uma área livre para esta praga, a intensificação da fiscalização se constitui fator fundamental para manutenção desse status, e para a comercialização dos nossos produtos. Concomitante as ações de fiscalização, foram reforçadas, também, as ações de educação sanitária pelos servidores.
A Adagri vem executando programas para manter as Áreas Livres de Sigatoka Negra, Moko da Bananeira e Anastrepha grandis, nas culturas bananas, heliconeas e curcubit aceas, que se destacam pela importância econômica para o Estado.
Com informações do Governo do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário