Trabalhadores rurais ocuparam na manhã da última sexta-feira (11) a sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de Canindé, visando um esclarecimento sobre os dados da instituição com relação ao relatório sobre perda da safra enviados ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.
O movimento contou com a organização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canindé (STR).
De acordo com os trabalhadores eles , a prefeitura e governo do Ceará pagaram as contrapartidas, sendo que o município também decretou estado de calamidade pública por conta da estiagem, mas o Garantia-Safra não foi liberado.
“Estamos enviando um documento para o MDA e nós não vamos ficar parados. Vamos buscar a inclusão do município na lista. Nós não concordamos com isso, pois sabemos que a perda é bem maior. Existem localidades que a perda foi total”, disse o presidente do STR, Zezito.
Segundo o IBGE, os dados enviados apontam uma perda de 87% do milho e mais de 80% do feijão. Ainda de acordo com o IBGE, o MDA teria mudado a metodologia para inclusão dos municípios no programa. Que seria o cálculo da perda da safra nos último dez anos. Canindé teria que ter perda acima de 50% nos últimos dez anos para ser beneficiado com o garantia-safra.
O IBGE do estado enviou um oficio ao MDA, solicitando a reconsideração do dados e tomando como base a perda no ano de 2016.
Por GCCOM
Import´s.com levando o mundo até você
Baterias para controles elétricos, Brinquedos, Óculos, Joias, Relógios, Camisas, Presentes, e Importados em Geral.
Galeria Frei Lucas Dolle - Loja 07 - Organização Glaubeci Gomes (85)99978-6811
Nenhum comentário:
Postar um comentário