A Secretaria Municipal de Saúde de Canindé, em parceria com o Hemoce, realiza no próximo dia 02 de fevereiro no Centro de Saúde Chico Campos das 8 h às 16 h, campanha para doação de sangue. A ação é uma parceria da Prefeitura de Canindé e o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Ceará (Hemoce). Todas as pessoas que podem ser doadores estão convidadas a participar do ato solidário.
De acordo com a Secretária de Saúde, Nilvane Teófilo, o objetivo da campanha é salvar vidas. “Nós sabemos que doar sangue é um ato simples, mas que pode fazer toda a diferença na vida do próximo. A Prefeitura Municipal apoia essa iniciativa, e, é importante que toda a população participe, o procedimento é rápido e indolor”, comentou.
Segundo ela, o tempo de todo processo para fazer a doação demora entre 30 e 40 minutos. ‘’Todos os doadores podem doar entre 380 a 450 ml e que esse ato ajuda até quatro pacientes. Quem doa sangue tem saúde e, a maior ação é você exercer a sua cidadania. Essa consciência pode ajudar a salvar muitas vidas’’, enfatiza a secretária.
Cada pessoa pode fazer até quatro doações por ano. ‘’Toda uma avaliação clínica é dada gratuitamente a quem pratica esse ato’’, finalizou Dra. Nilvane.
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, não estar grávida nem amamentando, não ser usuário de drogas, levar documento oficial de identidade com foto. Não é necessário estar em jejum, evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Os menores de idade de 16 a 17 anos, precisam da autorização dos pais. O menor precisa ter a cédula de identidade. Após a doação de sangue a Prefeitura disponibilizará lanche para os doadores, pois é fundamental que o doador aumente a ingestão de líquidos, evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, não fume por cerca de duas horas, evite bebidas alcoólicas por 12 horas.
Por Antônio Carlos Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário