quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Canindé está marcada para a próxima sexta-feira, dia 3


Justamente no ano em que completa 170 anos de fundação, no dia 21 de junho, (foi instalada no dia 21 de junho de 1847), a Câmara Municipal de Canindé inicia seus trabalhos do primeiro período legislativo na próxima sexta-feira, dia 03 de fevereiro, às 9h com a primeira sessão ordinária presidida por Francisco Alan, do Partido Verde. Lembrando que a abertura dos trabalhos legislativos na Câmara de Vereadores de Canindé acontecerá em sessão solene na próxima quinta-feira, dia 2 de fevereiro, também, às 9h.

No primeiro dia de trabalho, os parlamentares irão encontrar um ambiente diferente com uma nova estrutura organizada e humanizada e pronta para atender a população.

De acordo com o Diretor da Câmara, Giovani Lira, foram colocadas novas centrais de ar nas salas dos vereadores, um ramal telefônico para que cada parlamentar possa realizar seus trabalhos sem precisar sair de sua sala.

No Plenário, três centrais de 18 BTUS para uma maior comodidade dos vereadores e do público que participa das sessões, imprensa e convidados.

‘’Foi realizada uma reforma completa do prédio da Câmara Municipal, pintura, recuperação de salas, portas, ar condicionado, computadores novos foram instalados, aparelhos telefônicos e o que mais importante estamos devolvendo a Câmara para à sociedade’’, frisa Giovane Lira, que fez tudo isso em menos de 30 dias, justamente no período do recesso parlamentar.

‘’As emissoras de rádio e os membros da imprensa terão linhas permanentes para as transmissões e seus trabalhos diários. O Presidente Francisco Alan tem a preocupação de montar um plano que possa resgatar a credibilidade da Câmara Municipal e trazer de volta o respeito com o povo’’, disse Giovane.
Segundo ele, existe um projeto para construção de um novo Plenário, ‘’para que assim possamos realizar todos os eventos da casa na própria casa, sem que haja necessidade de utilizar outros espaços’’, ressalta Giovane Lira.

O vice-prefeito Jesus Romeiro irá a Câmara Municipal na primeira sessão do ano de 2017, em virtude da viagem da prefeita Rozário Ximenes, que vai para Brasília prestigiar o Senador Eunício Oliveira, que disputa a Presidência do Senado pelo PMDB, partido da chefe do Executivo canindeense.

Para Giovane Lira, a Câmara Municipal tem as funções legislativas de controle, fiscalização, assessoramento e administrativa. As funções de elaborar leis é a principal, juntamente com a função de fiscalização/controle.

As Câmaras de Vereadores constituíram o primeiro núcleo de poder político na época do Brasil-Colônia, e os vereadores eram chamados de “homens bons”, ou “senadores municipais”, de tamanha importância no meio social e político na estrutura de poder. Não havia prefeitura - e era a Câmara - que até mesmo organizava resistência às invasões de estrangeiros. (Nessa época, era na Câmara que se concentrava a administração municipal, executivo) e até mesmo funções judiciais.


Por Antônio Carlos Alves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário