domingo, 22 de janeiro de 2017

Motoqueiros viajam 600 quilômetros para reverenciar São Francisco


Os motociclistas que partiram de Teresina, no Estado do Piauí, com destino à cidade de Canindé, para fazer preces e agradecer graças alcançadas a São Francisco das Chagas, tiveram uma viagem tranquila. Eles chegaram ao maior santuário franciscano das Américas na tarde desta da última sexta-feira 20, às 16 horas. Essa motorromaria já está se tornando referência e chega à sua 14ª edição de fé e aventura.

O evento sobre duas rodas foi idealizado por Francisco Ferreira Neto que se aposentou da coordenação da viagem, e agora vem apenas para agradecer por cura alcançada com a intercessão do santo. Iniciada de maneira tímida, a romaria, hoje, atrai motociclistas de vários pontos da capital piauiense. Assim como seu Francisco, a maioria dos romeiros comparece ao evento para pagar promessas pela recuperação de acidentes de trânsito.

Com mais de 100 participantes, em estimativa pela organização, os motocilcistas chegaram ao Santuário para renovar a fé e fazer novos pedidos. "Essa foi uma das mais tranquilas romarias já realizadas pelo nosso grupo, estamos muito contentes com isso", disse Francisco Ferreira, coordenador da romaria.

"O povo de Canindé tem gratidão muito forte a nossos motoqueiros. A cada ano estamos conseguindo conscientizar nossa gente da importância de uma romaria sem bebida, objetivando valorizar a vida e fortalece a nossa fé”, comemora Chiquinho.


De acordo com frei Marconi Lins, pároco e reitor do Santuário-Paróquia de Canindé, as romarias são fruto da religiosidade popular e uma das expressões mais fortes da devoção do povo brasileiro. "A história dessas peregrinações ao santuário é antiga, e demonstra que individualmente ou em grupos, o povo cristão sempre depositou suas preces aos pés do santo dos pobres", observa o sacerdote.

A benção dos romeiros foi dada por frei Adalberto, na Igreja de Nossa Senhora das Dores. Eles foram recepcionados por um dos Assessores de Romaria do Santuário-Paróquia, Helton Lopes.

Com informações do Santuário de Canindé


Fotos: Antônio Carlos Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário