sábado, 30 de setembro de 2017

Após prefeitura pagar salários em atraso, professores suspendem greve


Após 12 dias letivos de greve, a prefeitura de Canindé efetuou o pagamento dos salários do mês de agosto dos professores do Ensino Fundamental no município. O pagamento foi liberado no início da tarde desta sexta-feira (29). A informação é da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé SINDSEC, Aurenice Santiago.

Aurenice Santiago ainda informou que as aulas só retomarão ao normal após os festejos do padroeiro do município uma vez que o calendário letivo da Educação sofre alteração na festa de São Francisco.

Conforme informação do Governo Municipal, o pagamento dos profissionais do magistério só foi concluído agora porque não existiam recursos suficientes para pagar a folha completa da educação e somente com os recursos que entraram no final deste mês foi possível terminar de pagar a folha da Educação.

A diretora financeira da entidade sindical, Ana Célia Viana Coelho, informou que todas as expectativas serão agora voltadas para o pagamento do mês de setembro, haja vista que a justiça homologou o acordo entre o SINDSEC e a Prefeitura Municipal com relação aos recursos dos 60% do precatório do FUNDEF. 

Pelo acordo que foi homologado na 1º Vara da Comarca Local na última quinta-feira (28), foram seguidas as orientações do Ministério Público, quando foram destinados 30% para serem utilizados exclusivamente para ações de manutenção e desenvolvimento para Educação Básica, na forma do art.21 da Lei nº 11.494/2007, priorizando o pagamento dos profissionais do magistério. A justiça confirma também através da sentença os 70% dos recursos para rateio entre os profissionais do magistério.

As expectativas, conforme informou Ana Célia, ocorrem porque o município poderá já a partir do início de outubro utilizar os recursos de 30% que lhe foi garantido em acordo para pagar os salários do mês de setembro e 50% do 13º salário.

Com informações do SINDSEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário