sábado, 14 de outubro de 2017

Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) recebe homenagem em sessão solene na Assembleia do Ceará


A Assembleia Legislativa realizou sessão solene na última terça-feira (10)  para homenagear o Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). A ação é desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho MPT/CE e visa conscientizar a sociedade ‒ por meio de um conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental e médio ‒ para os temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, como a erradicação do trabalho infantil.

A deputada Rachel Marques (PT), que propôs o evento, presidiu a sessão, destacando as atividades realizadas pelo Peteca nas escolas, incentivando os trabalhos literários, artísticos e culturais acerca do resgate das crianças do trabalho infantil. De acordo com a parlamentar, “o trabalho infantil é danoso para o desenvolvimento da criança e do adolescente, pois eles ficam expostos às mazelas decorrentes de possíveis acidentes de trabalho”.
O procurador-chefe substituto do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT/CE), Antônio de Oliveira Lima, relembrou a trajetória do Peteca nesses nove anos de trabalhos realizados para a erradicação do trabalho infantil no Estado. Segundo ele, “precisamos nos conscientizar sobre o prejuízo que o trabalho infantil proporciona na vida das crianças e dos adolescentes”.
Durante a solenidade, também estiveram presentes o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará, Francisco José Parente; a secretária de Educação do Município de Fortaleza (SME), Dalila Saldanha; a representante do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Rita de Cássia, e a primeira-dama de Horizonte e tesoureira da APDM-CE, Vânia Dutra.
Foram homenageados com placas comemorativas os procuradores do trabalho Alpiniano Lopes, de Goiás; Paulo Coimbra Júnior, do Pará; Carlos Holanda, do Ceará; a secretária municipal de Educação, Dalila de Freitas; as coordenadoras do Peteca, Umbelina Araújo (Granja) e Albertina Holanda (Maracanaú); a presidente do CMDCA de Limoeiro do Norte, Maria José Barros; a assessora jurídica do MPT/CE, Raynara Guerino; a representante da APDMCE, Tathiana Mascarenhas, e o estudante Gustavo de Castro.
Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário