Itinerário destacou a cidade de Canindé como polo turístico religioso
O tecnólogo em Gestão de Turismo Evelton Silva, formado pelo campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará, venceu o I Concurso de Roteiros Turísticos Digitais, promovido pela plataforma turística Wanderpaths. A competição buscava incentivar o aprimoramento da produção de roteiros no Estado e contribuir para ampliar a divulgação dos principais pontos turísticos do Ceará.
Para competir, os itinerários propostos deveriam compreender o período de quatro dias, iniciando o tour às 8h do primeiro e encerrando às 18h do último, tendo a cidade de Fortaleza como início e fim do roteiro. Fugindo de propostas mais tradicionais de incentivo ao turismo cearense, Evelton não sugeriu passeios pelo litoral, mas convidou os visitantes a desbravar o Estado por outro olhar, por outro lugar: Canindé, a cidade da fé.
“Eu dei ênfase ao turismo religioso, mas o roteiro não deixa de explorar outros pontos turísticos de Canindé”, explica Evelton. Dentre os destaques do percurso, estão a estátua de São Francisco, a Basílica de São Francisco das Chagas, a Casa das Velas, a Biblioteca Municipal de Canindé, o Museu de São Francisco e o Mosteiro das Irmãs Clarissas.
“Eu tinha vontade de aproveitar o que eu aprendi durante o curso de Gestão de Turismo. Aproveitar uma cadeira de Roteiros Turísticos, outra de Projetos Turísticos, de Marketing... e eu trouxe para dentro desse roteiro. Nada melhor do que falar da minha cidade”, argumenta o egresso.
O I Concurso de Roteiros Turísticos Digitais da Wanderpaths buscou premiar os itinerários que melhor representassem o Ceará como Estado importante para o turismo nacional e internacional e apresentassem aspectos inovadores no atendimento aos turistas. Para isso, os roteiros deveriam prezar pela viabilidade com relação ao tempo para deslocamento e visitação dos pontos turísticos, pela qualidade dos estabelecimentos comerciais e dos passeios indicados, além de priorizar o aproveitamento do tempo disponível do turista.
A Wanderpaths é uma startup criada em 2016 pelo cearense Igo Brilhante, em seu projeto de doutorado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade de Pisa, na Itália. A empresa é uma plataforma para criação automática de roteiros de viagens alimentada pelos próprios usuários usando fotos disponíveis na internet. O roteiro vencedor de Evelton Silva pode ser conferido aqui.
Assessoria do IFCE
Nenhum comentário:
Postar um comentário