segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

ACLAME REALIZA A SUA 1ª REUNIÃO DO ANO E SURGE MAIS UMA FONTE CULTURAL EM CANINDÉ



Portal Canindé

Sábado último, dia 27, no aconchegante e moderno auditório do Jardineira Park, a Academia Canindeense de Letras, Artes e Memória – ACLAME, realizou a sua 1ª reunião neste ano de 2018, sob a presidência do escritor, poeta e radialista Tonico Marreiro. Uma festa cultural recheada com muito júbilo e que entrará para os anais da história de Canindé.

Feita a imperiosa louvação a Deus pela escritora/acadêmica Helena Mesquita e exaltação a Canindé foi empossada a poetisa canindeense Cléia Barbosa Magalhães na Cadeira nº 34, que tem como Patrono o imortal canindeense, desembargador e professor Dr. Luiz Cordeiro de Magalhães, recebendo o diploma das mãos do acadêmico/escritor, Dr. Erivaldo Façanha Barreto. Registrar se faz necessário, que a iluminada poetisa Cléia Barbosa Magalhães é viúva do grande benfeitor do Canindé, amoroso filho da “Terra de São Francisco”, ex-deputado Wilson Magalhães. O genial poeta Pedro Paulo Paulino, o “Príncipe dos Poetas Canindeenses” fez a saudação de acolhimento destacando as notáveis qualidades da nova acadêmica e o seu ilimitado amor por sua terra natal, Canindé.


Na memorável reunião foi eleita e empossada a diretoria da Secção da União Brasileira de Trovadores de Canindé – Ceará, tendo como presidente o poeta Pedro Paulo Paulino. Para proceder à instalação e presidir a eleição, compareceu o presidente da UBT-Ceará e vice-presidente do Conselho de UBTs do Ceará, Francisco José Moreira Lopes. Trovadores e cordelistas de Maranguape, Maracanaú e Ocara também abrilhantaram o acontecimento, num autêntico intercâmbio cultural.

Ressalte-se a valorosa intermediação do Sr. Erivaldo Costa, na busca de trazer para Canindé uma secção da UBT para a nossa terra.

Assim, Canindé, berço de Cruz Filho, o “Príncipe dos Poetas Cearenses”, foi e sempre será, por tradição, berço de homens e mulheres fulgurantes na cultura do Estado do Ceará.

Tonico Marreiro, 29 de janeiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário